Pãezinhos de Chocolate



Quando fiz os pãezinhos de bacon e espinafre, o meu filho mais velho pediu-me para lhe mandar um para o lanche dele na escolinha. Achei uma boa ideia, e depois lembrei-me que tinha visto uma receita de pão com chocolate, que sugeria exactamente isso, os lanches da escolinha.
Escusado será dizer que ele adorou!...
Fica a sugestão.

Ingredientes:
500g de farinha
50g de açúcar
300ml de água
1 c. chá de levedura seca (ou 15g de fermento fresco padeiro)
1 1/2 c. chá de sal
20g de manteiga
1 gema de ovo para pincelar (não usei porque me esqueci ..)
100g de chocolate para culinária partido em pedaços pequenos (só usei 60g)

Preparação método tradicional:
Numa tigela dissolva o fermento na água e acrescente o açúcar, a farinha e amasse cerca de 10 minutos. Junte a manteiga e o sal e continue a amassar durante 10 minutos. Adicione o chocolate e amasse ainda mais uns minutos. Deixe a massa levedar cerca de 2 horas até duplicar o seu volume. Forme pãezinhos do formato que desejar e coloque-os num tabuleiro polvilhado com farinha. Deixe levedar em temperatura ambiente mais uma hora. Pré-aqueça o forno a 180º, pincele os pãezinhos com gema de ovo e leve-os a cozer cerca de 15/20 minutos.
Dica: Coloque um recipiente com água na parte de baixo do forno para que a crosta fique ainda mais estaladiça.



Preparação na MFP:
Na forma da máquina coloque todos os ingredientes, excepto os pedacinhos de chocolate, pela seguinte ordem: água, fermento, açúcar, manteiga, farinha e sal. Seleccione o programa pão branco, tamanho médio. Acrescente os pedaços de chocolate na 2ª amassadura.
Depois de terminado o programa retire da forma e deixe arrefecer sobre uma rede.

Sugestões: Eu fiz a receita na MFP, contundo usei só o programa de amassar. Depois retirei a massa dividi por formas de queques polvilhadas de farinha e levei ao forno.
Para partir o chocolate em pedaços pequenos, embrulhei-o num paninho fino, em bocados relativamente grandes, e depois bati com um martelo de madeira (daqueles que se usam para partir o marisco).

Fonte: Revista Lusitana n.º 23

Tags:

Share:

2 comments

  1. ADOREI , VOU LEVAR A RECEITA, POIS AINDA NÃO FIZ , ESTOU COM BASTANTE VONTADE DE EXPERMENTAR.
    BJS

    ResponderEliminar
  2. Olá São, olha os miúdos adoraram! E o mais graúdo também! ihihihi
    Eu tenho de ser sincera, e dizer que não fiquei fã, mas porque não gosto muito de chocolate....
    Mas 3 em 4 a gostarem, não está mal!.... ;)
    Beijocas

    ResponderEliminar