Biscoitos de Alfarroba e amêndoa

2 palavras: ABSOLUTAMENTE MARAVILHOSOS

A alfarroba, transporta-me à infância. O  inconfundível cheiro adocicado, a sua  cor.... lembro-me de comer alfarroba seca, encostada a um tanque que uma tia minha tinha, num terreno plenamente cultivado.
Não sei se será só impressão minha, mas a alfarroba é um bocadinho como as bolotas, são como "personas non gratas" do mundo culinário. Durante gerações  foram usadas como rações de animais, e é ainda a medo que vão sendo incluídas na alimentação diária familiar.... pelo menos esta é a ideia que tenho.
Encontrei estes maravilhosos biscoitos, no blogue da Moira - Tertúlia de sabores, e assim que os vi, apeteceu-me imediatamente experimentar. Tive alguma dificuldade em encontrar a farinha, mas valeu a pena a incessante procura, porque esta não será de todo a única vez que estes simples e deliciosos biscoitos serão feitos na minha cozinha.
Por favor experimentem porque vão certamente amar!



Ingredientes (para cerca de 30 biscoitos):
200g de farinha de trigo
50g de farinha de alfarroba
50g de amêndoa moída
100g de açúcar
100g de manteiga
1 ovo pequeno + 1 clara
1 colher de chá de fermento em pó
100g de amêndoa lascada para pôr por cima dos biscoitos


Preparação:
Coloque todos os ingredientes numa taça e misture bem, com a ajuda de uma batedeira, ou uma colher de pau ou à mão (que foi o que fiz), até a massa ficar moldável.
Tenda pequenas bolinhas, achate-as ligeiramente, e passe a parte de cima das mesmas por amêndoa lascada. Disponha-as num tabuleiro forrado de papel vegetal (ou placa de silicone), e leve ao forno a cozer, a 180º, cerca de 10 minutos.

Share:

8 comments

  1. Bom dia amiga!

    Estes biscoitinhos devem ser uma delicia, comia jà um ao pequeno almoço.

    Optima semana amiga!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. ESSAS FOTOS JÁ DIZEM TODO....MARAVILHOSOS DE CERTEZA QUE DE COMER SEM PARAR.
    BJS

    ResponderEliminar
  3. Olá São e Beth,

    estas bolachinhas são mesmo muito boas. Fiquei fã!

    ResponderEliminar
  4. Ficaram iguaizinhos :)
    E agora que a minha última bolacha se foi, tenho que fazer esses outra vez.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. :) obrigado Moira!
    Não me canso de dizer que são maravilhosos, porque o são efectivamente.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Eu tb fiz e disse que não era a única (vê nota 2) http://obolodatiarosa.blogspot.com/2011/07/biscoitos-de-alfarroba-e-amendoa-para.html
    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Mané és um doce!
    E estes biscoitos são sem dúvida maravilhosos!!
    Beijocas enormes

    ResponderEliminar
  8. Vim ter a este blogue através de um outro, que reencaminhava para aqui para ver a receita destas bolachinhas. Estou mesmo muito curiosa! Nunca cozinhei nada com farinha de alfarroba, mas parece que as bolachas são um sucesso em todo o lado!:) Logo que consiga comprar a farinha, experimento.
    Já estou a seguir-te, para não perder as novidades, porque há por aqui muita coisa deliciosa.:)

    Beijinho,
    Olivia

    omundopelaboca.blogspot.com

    ResponderEliminar