Moelas Guisadas

 

Esta receita transporta-me aos meus tempos de miúda. Aos tempos em que a família se juntava mais vezes. Ao tempo em que muitas vezes se fazia “pipis”, uma mistura de moelas, fígados e corações de frango, para um petisco rápido e que todos gostavam. Eu adorava, aliás ainda hoje adoro. No entanto os meus comensais não apreciam, e por isso nunca se tinha feito em minha casa, e olhem que já sou casada há uns aninhos 😊

Mas a Naida lançou um desafio: fotografar petiscos, e eu lembrei-me logo deste prato. Não trago “pipis”, trago só as moelas, mas o modo de preparo seria o mesmo.

Tenho de vos confessar que me lambuzei…molhei muito pão no molho e deliciei-me!

Agora contem lá, há fãs de moelas guisadas por aí?  Também é o tipo de receita que vos desperta memórias?  Contem-me tudo! 😊

 

Quanto à receita, fiz o mais simples que consegui, não sei se tradicionalmente leva mais algum ingrediente, mas só assim já fizeram as minhas delícias 😊

 









Ingredientes (2 a 3 pessoas em regime de petisco):

500g de Moelas de Frango, limpas

1 folha de Louro seco

1 Cebola

2 Dentinhos de Alho

Azeite, q.b.

Um gole de Vinho Branco

+/- ½ lata pequena de Tomate de Pedaços

Sal e Pimenta (ou piripiri) a gosto

Coentros frescos picados, a gosto (opcional)

 

Preparação:

Descasque e pique a cebola e os dentes de alho. Coloque-os num tacho e leve ao lume com o azeite e o louro. Quando a cebola estiver translúcida, junte o tomate e deixe refogar durante alguns minutos. De seguida, refresque o refugado com um gole de vinho e deixe cozinhar mais uns segundos. Adicione depois as moelas. Tempere com sal e pimenta e mexa. Deixe cozinhar, em lume muito brando, até que as moelas estejam bem tenrinhas.

Retifique os temperos, se necessário, retire do lume e sirva quente, polvilhadas com um pouco de coentros frescos picados e pão, muito pão!

Share:

2 comments

  1. Gosto muito de moelas.
    Ficaram com ótimo aspeto.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/

    ResponderEliminar