Maio é mês de... Morangos

 

Maio é um mês muito especial…a primavera está no seu pleno e a natureza está cheia de vida. É o momento perfeito para apreciar a natureza e desfrutar dos ingredientes frescos que ela oferece. E são tantos e tão bons!

E por isso a escolha para este #oingredientedomes não foi nada fácil…

As favas e as ervilhas estão no seu auge; os espargos são uma maravilha; aparecem as cebolas novas… as nêsperas e os morangos fazem as nossas delícias, começam a aparecer os primeiros pêssegos e os damascos…

São infinitas as possibilidades 😊

Também por isso, pedimos a vossa ajuda, e deixámos que a maioria ditasse a escolha:  o Morango.

Este fruto em formato de coração, de textura carnosa e suculenta, com coloração vermelha e sabor agridoce único, será a nossa estrela durante todo o mês de maio!




Assim, lançamos de novo o convite: juntem-se a nós, e até ao último dia do mês de maio, inclusive, tragam uma receita com Morangos, talvez aquela que tantas vezes tem ficado em lista de espera, ou aquela que repetem vezes sem conta nas vossas cozinhas sem que lhe tivessem dado o devido destaque, ou a outra que é de família, a que tem um segredo, aquela que desperta memórias…

Depois fotografem a vossa receita e publiquem-na no vosso blogue, Facebook e/ou Instagram, com o passo a passo, e partilhem-na connosco.

Usem a hashtag #oingredientedomes e identifiquem @intrusanacozinha e @florderosmaninho

Boas receitas!!

 

 


 

De cor vermelha, tamanho pequeno e forma oval, os morangos são muito utilizados na sua forma natural ou na preparação de compotas, batidos e diversas sobremesas.

Os morangos são ricos em água (91%) e possuem um baixo valor energético, quase exclusivamente proveniente dos hidratos de carbono.

Em termos de micronutrientes, os morangos são uma fonte relevante de vitamina C e folatos, potássio e manganês. Em menor quantidade, fornecem ainda ferro, fósforo, magnésio e vitamina E.

Do ponto de vista nutricional, o principal benefício dos morangos para a saúde está relacionado com o seu teor de antioxidantes, que, quando inseridos no contexto de uma alimentação e estilos de vida saudáveis, promovem a neutralização dos radicais livres, podendo desempenhar um papel preventivo em algumas patologias, nomeadamente cancro e doenças degenerativas.

Não só pelo seu baixo valor energético, mas também devido ao teor em fibra, os morangos são um dos alimentos mais interessantes para quem deseja perder peso.

De facto, a fibra desempenha um papel crucial na regulação do trânsito intestinal e do apetite.

Por outro lado, a fibra induz saciedade, reduzindo o volume de alimento consumido nas diferentes refeições, potenciando, por isso, os processos de emagrecimento.

Não só pela presença de fibra na sua composição, mas também devido aos compostos fenólicos, os morangos promovem a manutenção da estabilidade glicémica, prolongando o tempo de absorção da glicose sanguínea.

 

Os morangos são muito perecíveis, pelo que devem ser comprados poucos dias antes de serem consumidos. No ato da compra devemos escolher aqueles que apresentam uma consistência firme, cor vermelha viva e sem mazelas ou partes deterioradas.

Como os morangos não amadurecem depois de colhidos, devemos evitar os que apresentam partes verdes ou incolores. Os morangos de tamanho médio são, normalmente, mais saborosos do que os de tamanho muito grande.

Devemos conservar os morangos no frigorífico logo após a compra e durante um a dois dias.


Fontes:

Vida Ativa

Nestlé

Share:

2 comments

  1. Olá. Voltei e trago uma deliciosa bavaroise de morango. Espero que gostem. Beijinhos
    Alexandra
    http://www.oretirodasuspiro.pt/2023/05/bavaroise-de-morango.html

    ResponderEliminar