Arroz doce com chá branco e crocante de pistácios

Existem algumas receitas que assim que bato com os olhos nelas, tenho que fazê-las, custe o que custar.
Foi o caso desta, que vi num livro da Vaqueiro - Receitas para impressionar... Espero que gostem tanto como nós gostámos!


Ingredientes para o arroz:
1Lt de leite
folhas de alecrim fresco (usei seco)
2 saquetas de chá branco
120g de arroz tipo carolino
150ml de água
sal
2 gemas
90g de açúcar
30g de margarina

Ingredientes para os crocantes (cerca de 12):
40g de miolo de pistácios
40g de açúcar mascavado
70g de farinha de trigo com fermento
60g de margarina
2 claras de ovo (que sobram do arroz doce)

Preparação do arroz:
Deite o leite numa caçarola, junte as folhas de alecrim picadas e as saquetas de chá. Leve a ferver sobre lume brando durante 10 minutos. Coe e mantenha quente. Ao mesmo tempo, deite o arroz noutro tacho, junte-lhe uma pitada de sal e cubra com a água. Leve a ferver suavemente, mexendo de vez em quando, até o arroz absorver toda a água. Depois, vá adicionando o leite bem quente, aos poucos e mexendo sempre. Parta os ovos, separando as gemas das claras (reserve as claras para os biscoitos). Bata as gemas com o açúcar até obter um creme fofo. Quando o leite se esgotar, adicione a gemada em fio ao arroz mexendo rapidamente para que as gemas não talhem. Deixe em lume brando mais 1 a 2 minutos mexendo sempre. Retire do lume e adicione a margarina, e mexa até que esta se derreta.
Preparação dos crocantes:
Deite o miolo de pistácios num robô de cozinha e pique grosseiramente. Retire e reserve. Misture a farinha com o açúcar no robô e junte a margarina, que deve estar bem fria, e cortada aos pedaços. Triture até obter uma massa areada. Bata ligeiramente as claras e deite-as em fio pela chaminé do robô, triturando até a massa formar uma bola. Mude a massa para uma taça, junte os pistácios picados e amasse com as mãos até ligar os ingredientes. Tenda 12 bolachas redondas e finas, e coloque-as num tabuleiro, forrado com papel vegetal, e coza no forno durante cerca de 10 minutos ou até estarem douradas.

Notas: Primeiro quero referir que, na receita original o arroz doce leva ainda  2dl de natas batidas com 30g de açúcar, envolvidas no arroz depois deste arrefecer completamente. Eu dispensei estes ingredientes, e quando voltar a fazer este arroz, excluirei ainda a margarina, porque os sabores que eu gostaria que tivessem sido realçados (o chá branco e o alecrim) acabaram por quase nem se notar, sobressaindo o sabor da margarina.
Em relação à massa dos crocantes, não a fiz no robô de cozinha. Segui todos os passos como descrito, mas envolvi sempre com a ajuda de um garfo. Talvez por isso, acabei por obter uma massa que não dava para moldar bolachas, porque estava muito mole. De qualquer das formas coloquei pequenas quantidades em cima de uma placa de silicone e com a ajuda de uma colher, espalhei a massa de forma a obter uma forma redonda e fina. Ficaram muito bons! :))

Fonte: Vaqueiro: Receitas para impressionar - Chef Pedro Niny Duarte

Share:

2 comments

  1. Não sou grande amante de arroz doce, mas o aspecto que tem està muito bonito sem duvida que deve ser bom (para quem gostar de arroz doce).

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá Beth, eu também não sou grande fã de arroz doce, mas fiquei fã dos crocantes...hummm..esses sim cativaram o meu paladar!
    Para quem é fã de arroz doce, esta sem dúvida deve ser uma boa versão. Eu provei e gostei, não amei, mas gostei.
    Beijinhos

    ResponderEliminar