18 de janeiro de 2011

Batatas gratinadas

Yum
Esta receita surgiu da necessidade de aproveitar umas sobras de peixe... e a folhear um livro passei por umas batatas gratinadas recheadas com carne picada...decidi mudar o recheio ;)
Ficou muito bom!



Ingredientes:
4 batatas
100/150g de sobras de peixe (usei peixe espada e salmão)
1 cebola grande
2 dentes de alho
queijo ralado
azeite q.b.
sal e pimenta preta moída na altura



Preparação:
Leve as batatas a cozer com a pele, em bastante água com sal. Quando cozidas (não deixe cozer muito), retire do lume, escorra, e deixe arrefecer. Depois corte-as ao meio, e com cuidado retire o seu interior para uma taça, com a ajuda de uma colher pequena, deixando uma espessura de cerca de 0.5 centímetro à volta da pele e reserve.
Numa caçarola, leve a cebola e os alhos picados a refogar num generoso fio de azeite. Quando a cebola estiver translúcida, junte o peixe, previamente desfiado e sem espinhas. Depois junte também o interior das batatas e envolva. Rectifique de sal, se for preciso, e tempere com pimenta preta acaba de moer.
Unte um tabuleiro com um pouco de azeite e coloque por cima as metades das batatas. Recheie-as com o preparado de peixe e polvilhe de queijo ralado. Leve ao forno a 180º cerca de 20 minutos ou até estarem douradas e o queijo derretido.

Fonte inspiradora: Batatas gratinadas - Cozinha rápida

5 comentários:

  1. Deve ser deliciosas estas batatas ... E com peixinho melhor.
    Beijinhos carolina e margarida

    ResponderEliminar
  2. adorei esta sugestão, pelo aspecto deve ser bom e assim se aproveitãp as sobras, pois estàmos em tempos dificeil e temos que pensar em tudo.

    Obrigado pela partilha amiga.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. É pena que as imagens não transmitam cheiros nem sabores, porque estas batatas estavam realmente uma delicia, e as fotos não lhes fazem justiça!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. acabo de conocer tu blog y me hago seguidora, tienes muchas recetas que desconocia y seguro que aprendere de ellas, un beso desde ponferrada

    ResponderEliminar
  5. Hola Veronica
    Gracias por tu comentario! y me alegro de que haya disfrutado de mi "cocina".
    También me gustó conocer a su blog, y que será sin duda un visitante frecuente.
    Me encanta la posibilidad que la Internet nos da, en el segundo, de conocer la riqueza de otras cocinas.
    Mil besos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...