Batatas gratinadas

Esta receita surgiu da necessidade de aproveitar umas sobras de peixe... e a folhear um livro passei por umas batatas gratinadas recheadas com carne picada...decidi mudar o recheio ;)
Ficou muito bom!



Ingredientes:
4 batatas
100/150g de sobras de peixe (usei peixe espada e salmão)
1 cebola grande
2 dentes de alho
queijo ralado
azeite q.b.
sal e pimenta preta moída na altura



Preparação:
Leve as batatas a cozer com a pele, em bastante água com sal. Quando cozidas (não deixe cozer muito), retire do lume, escorra, e deixe arrefecer. Depois corte-as ao meio, e com cuidado retire o seu interior para uma taça, com a ajuda de uma colher pequena, deixando uma espessura de cerca de 0.5 centímetro à volta da pele e reserve.
Numa caçarola, leve a cebola e os alhos picados a refogar num generoso fio de azeite. Quando a cebola estiver translúcida, junte o peixe, previamente desfiado e sem espinhas. Depois junte também o interior das batatas e envolva. Rectifique de sal, se for preciso, e tempere com pimenta preta acaba de moer.
Unte um tabuleiro com um pouco de azeite e coloque por cima as metades das batatas. Recheie-as com o preparado de peixe e polvilhe de queijo ralado. Leve ao forno a 180º cerca de 20 minutos ou até estarem douradas e o queijo derretido.

Fonte inspiradora: Batatas gratinadas - Cozinha rápida

Share:

5 comments

  1. Deve ser deliciosas estas batatas ... E com peixinho melhor.
    Beijinhos carolina e margarida

    ResponderEliminar
  2. adorei esta sugestão, pelo aspecto deve ser bom e assim se aproveitãp as sobras, pois estàmos em tempos dificeil e temos que pensar em tudo.

    Obrigado pela partilha amiga.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. É pena que as imagens não transmitam cheiros nem sabores, porque estas batatas estavam realmente uma delicia, e as fotos não lhes fazem justiça!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. acabo de conocer tu blog y me hago seguidora, tienes muchas recetas que desconocia y seguro que aprendere de ellas, un beso desde ponferrada

    ResponderEliminar
  5. Hola Veronica
    Gracias por tu comentario! y me alegro de que haya disfrutado de mi "cocina".
    También me gustó conocer a su blog, y que será sin duda un visitante frecuente.
    Me encanta la posibilidad que la Internet nos da, en el segundo, de conocer la riqueza de otras cocinas.
    Mil besos

    ResponderEliminar