Coelho estufado tenrinho com bolinhos de coentros

Uma das prendas deste Natal: Cozinhar com Jamie Oliver.
E foi nesta prenda que me inspirei, levemente, para fazer um coelho biológico que comprei. Quando digo levemente, é porque, infelizmente, nunca consigo ter as ervas , ou alguns ingredientes, frescos que ele utiliza para a preparação da maioria dos seus pratos. É curioso que, apesar de viver num espaço onde poderia ter facilmente ervas frescas em abundância, ainda não criei esse espaço. Acho que esse vai ser um dos projectos para 2011...Contundo, isso não me travou de fazer este coelhinho, que me parecia delicioso, e que fui adaptando, conforme os ingredientes que tinha e os que me iam faltando... A carne ficou muito suculenta e aromatizada. Acompanhei com uns bolinhos de coentros (originalmente estragão) também sugeridos pelo chef.
Uma refeição diferente, demorada, para aqueles dias em que temos mais tempo para nos  dedicar à cozinha.



Ingredientes para o Coelho:
1 coelho cortado em pedaços
1 cebola grande
200g de bacon cortado em pedaços pequenos
200g de cogumelos laminados
1 c. chá de tomilho seco
1. c. sopa farinha
1 cerveja mini (20cl)
Preparação:
Numa caçarola, deite um generoso fio de azeite, junte o coelho, e deixe-o alourar. Junte o bacon, os cogumelos, a cebola cortada às meias luas, o tomilho, e tempere de sal. Deixe que tudo refogue durante cerca de 15 minutos, com a caçarola tapada. Deite a farinha num recipiente e junte a cerveja pouco a pouco para que não ganhe grumos, e junte ao coelho. Deixe cozinhar em lume brando cerca de 45 minutos.



Ingredientes para os bolinhos (cerca de 30):
200g de farinha com fermento
100g de manteiga
2 c. sopa bem cheias de coentros frescos picados
sal e pimenta preta moída na altura q.b.
noz moscada para polvilhar
80/100ml de leite
Preparação:
Pré aqueça o forno a 180ºC. Misture a farinha, a manteiga, os coentros, com uma boa pitada de sal e pimenta. Depois, com a ajuda de um garfo, vá misturando o leite. Misture bem até a massa ficar bastante rija. Enfarinhe as mãos e amasse mais um pouco a massa. Depois estique a massa em forma de salsicha e corte em pedaços pequenos. Faça bolinhas com as mãos, e coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal, ou numa placa de silicone. Polvilhe as bolinhas com noz-moscada, e leve ao forno durante cerca de 20 minutos, até estarem douradinhas.

Share:

4 comments

  1. A receita parece-me excelente.. vou experimentar sem duvida nenhuma...

    ResponderEliminar
  2. Olá linda!
    O coelho tem um aspecto maravilhoso....... mas estes bolinhos.... hummmmmm que espectáculo.
    Vou experimentar (ao fim de semana!!! lol) e ainda te digo mais, vou experimentar com azeitonas........ que eu adoro!!!!!!!!!!!!!!!!

    Bjinhos fofos!!

    ResponderEliminar
  3. Olá Nina, já fui espreitar o seu blog e vi que experimentou os bolinhos de coentros!!! gostou?? também reparei que fez de modo diferente...aqui em casa como ando sempre a fugir dos fritos, fiz no forno, mas fritos também devem ficar bons!! Fico muito feliz que se tenha inspirado nesta cozinha!!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  4. Olá Anaaaaaaa!!! como estás linda?!
    Ai miúda, os bolinhos são muito bons, acredita!!! e a tua sugestão das azeitonas...olha que me parece muito bem!... eu acho que estes bolitos resultam bem como entrada também, por isso certamente ainda vou experimentar a tua sugestão!! :)))

    beijos enormes!

    ResponderEliminar