Outubro é mês de.....


E cá estamos nós no mês de outubro!
Outono é sinónimo de chuva, cheiro de terra molhada, casaquinho de malha, mantinha no sofá! É sinónimo de aconchego. É quando melhor sabe estar em casa, e desfrutar da calma imposta pelos dias mais curtos e frescos.
É o mês da mudança do regime horário… começam a chegar às ruas as minhas adoradas castanhas, e os frutos secos. É o mês das romãs, dos marmelos, e começam a aparecer as clementinas!  É também o mês das abóboras.
E foi exatamente a abóbora a minha escolha para este mês de outubro.





Deixo de novo o convite: juntem-se a mim, e até ao último dia do mês de outubro, inclusive, tragam uma receita, talvez aquela que tantas vezes tem ficado em lista de espera, ou aquela que repetem vezes sem conta nas vossas cozinhas sem que lhe tivessem dado o devido destaque, ou a outra que é de família, a que tem um segredo, aquela que desperta memórias…A única regra é que tenha abóbora! Podem usar a sua polpa fresca e deliciosa, ou as suas sementes, deixo ao vosso critério e ao sabor da vossa inspiração.
Deixem o link da vossa receita nos comentários desta publicação. Se não tiverem blogue podem enviar-me um mail com a receita e uma foto e eu farei a sua publicação, com os devidos créditos.

No final do mês, temos a promessa de uma mesa recheada de coisas boas, onde nos vamos poder juntar todos, a celebrar uma paixão que nos une: a culinária!

Boas receitas! 




A abóbora é um vegetal muito versátil, e bastante popular na nossa gastronomia. Facilmente a encontramos em entradas, sopas, sobremesas e variadíssimas receitas de pratos principais. Podemos destacar os tradicionais filhós de abóbora, ou o doce de abóbora que fica excelente preparado com canela e nozes.  Quem resiste a um bom requeijão com o nosso tradicional doce de abóbora?
Além da polpa podemos consumir as suas flores. Podemos usá-las para perfumar sopas, ou recheá-las com carne e/ou legumes, salteá-las ou ainda em tempura.
As sementes também podem, e devem ser consumidas. Desperdiçar as suas sementes é estar a deitar fora a parte mais nutritiva da abóbora. Sementes tostadas são um petisco bastante popular! Podem ser usadas ainda inteiras para adicionar a legumes salteados, em pães, saladas frias, ou enriquecer uma sopa ou uns cereais. A sua utilização é infinita, e pode marcar a diferença numa receita, adicionando não só sabor como um fator estaladiço bem agradável.

É também inevitável a ligação que fazemos da abóbora às celebrações do Thanksgiving com a sua tão tradicional tarte de abóbora, assim como às lanternas para enfeitar as janelas no Hallowen.  Moda e tradição que fomos importando, à nossa maneira, e que de momento já faz parte das nossas celebrações. Pessoalmente não acho grande piada ao Hallowen, e continua a não me fazer grande sentido importarmos tradições de outros países quando nós já somos tão ricos em costumes e tradições. Mas o facto é que a celebração se instalou, e o Hallowen já faz parte do nosso calendário e os miúdos acham-lhe muita piada. Por outro lado, já considero o Thanksgiving uma celebração que faria muito mais sentido adotarmos… Razões para juntarmos a família toda à volta de uma mesa farta de comida, conversas e partilhas, nunca são demais e adoção por adoção esta seria muito mais útil.


Existem centenas de variedades de abóboras. Mas podemos destacar as que são mais cultivadas no nosso país e que estão divididas em três espécies distintas:
Moschata – variedades mais conhecidas - gerimum, mogangas (morangas no Brasil)
Pepo - variedades mais conhecidas são as porqueiras (várias) e as aboborinhas (courgettes), talvez a mais difundida e antiga entre nós.
Maxima - variedades mais conhecidas: menina, Gila ou Chila, pau e hokkaido.



A abóbora é uma planta proveniente da América Central e pertence à família das cucurbitáceas, a mesma da do melão, melancia e do pepino.
Possui um baixo valor energético de cerca de 20 Kcal por 100g (dependendo da variedade) e vários tipos de carotenoides na polpa do fruto (que lhe dá a cor laranja e amarela) sendo que o beta- caroteno é pigmento predominante. São substâncias com características antioxidantes e no caso do betacaroteno este é convertida parcialmente em vitamina A no organismo.
Além desta substância protetora das nossas células, a abóbora também contém bioflavonoides, bloqueadores dos recetores de determinadas hormonas relacionadas com o cancro, e esteróis que são convertidos em vitamina D no organismo. Possui quantidades apreciáveis de potássio e outras vitaminas e minerais como o ferro, cálcio, magnésio, vitaminas B e C.
As sementes de abóbora são uma fonte muito rica em fósforo, magnésio e manganês. São ainda uma boa fonte de outros minerais, como o zinco, o ferro e o cobre. Além disso, as sementes de abóbora fornecem proteína e vitamina K.


Uma abóbora inteira conserva-se por cerca de dois meses após a colheita a temperatura ambiente, em local arejado e seco, sempre com o pé.
Para congelar, deve cortar-se a abóbora em cubos ou fatias.
Se se destinar a sopa pode ser congelada crua. Para outras utilizações recomenda-se fazer um branqueamento, mergulhando-a em água a ferver durante cerca de 3 minutos.
Depois de fria, acondiciona-se num saco plástico de congelação e coloca-se no congelador.
A abóbora também pode ser congelada em forma de puré. 
Nota: A abóbora é sensível ao frio, ou seja, quando conservada a temperaturas abaixo dos 10 º C, o risco dos seus valores nutricionais serem alterados é maior.

Fontes:

Share:

69 comments

  1. Ok, nem de propósito!!! Acho que tenho uma mei dúzia de receitas com abóbora no blog, já mais antiguitas, mas olha, com toda a sinceridade, são tão mas tão boas que vou trazê-las á tua mesa, com a promessa - sim, promessa - de fazer uma nova este mês!! Mas as outras que aqui vou deixar, garanto que valem bem a pena!
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/2016/03/how-i-hate-month-of-march-and-dish-of.html

    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/2016/05/where-is-my-mind-vegetable-stew-to-face.html

    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/2016/02/a-weekend-to-remember-and-butternut.html

    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/2015/09/the-art-venting-your-hurts-and-pains-to.html

    espero que gostes!!

    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qual delas a melhor!! Esse risotto então ficou mesmo a piscar-me o olho.
      Beijocas minha querida e obrigado pelas receitas
      Beijocas

      Eliminar
    2. Marta!!!!! Prometi uma tarte e cumpri, ficou feia de dar dó, mas é tãoooooo boa!
      https://bloglairdutemps.blogspot.pt/2016/10/harry-potter-marta-and-pumpkin-pie.html

      Eliminar
  2. Que bom, que bom, que bom! Adorei a escolha! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem! Fico a aguardar uma receita tua bem saudável, e bem deliciosa! :)

      Beijocas ;)

      Eliminar
  3. Adorei a escolha deste mês, tenho andado um pouco sumida por falta de tempo mas este mês prometo trazer algo para a mesa, é que adoro abóbora nos doces :)
    Beijinhos...
    Blog: Guloso qb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem Carla! Fico curiosa então com a tua escolha/receita!
      Beijocas grandes

      Eliminar
  4. Adoro receitas com abóbora. Tenho algumas antigas mas ainda esta semana fiz uma deliciosa com caril.
    Quando publicar venho cá colocar o link e deixo te algumas antigas mas deliciosas que valem a pena de se repetir.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/10/dia-um-na-cozinha-e-risotto-milanesa.html

    ResponderEliminar
  5. Olá Márcia! Adoro abóbora!! Óptima escolha, de certeza que voltaremos a ter uma mesa fantástica e colorida este mês!
    Aqui ficam as minhas contribuições:
    - Compota de abóbora - http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/2014/12/compota-de-abobora.html
    - Creme de abóbora e natas - http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/2015/09/creme-de-abobora-e-natas.html
    Beijinho!
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Joana!
      Gosto tanto de doce de abóbora :)
      Beijocas grandes, e também tenho esperança que este mês seja um mês muito colorido e bem diversificado!

      Eliminar
  6. Boa escolha. Gosto bastante de abóbora. Fico a aguardar ansiosamente pelas excelentes partilhas. Beijinho!!!

    Bimby & Sabores da vida

    ResponderEliminar
  7. http://cozinha100segredosasreceitas.blogspot.pt/2016/10/abobora-manteiga-recheada-com-bacalhau.html?m=1

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Elisabete, gostei imenso a tua receita, como já tive oportunidade de te dizer. É uma combinação que estou em crer nunca experimentei, mas deve ficar muito bem.
      Obrigado pela partilha!
      Beijoca grande

      Eliminar
  8. Adoro, adoro, adoro!
    As cores, o sabor, a versatilidade e a intensidade. A representação do Outono!
    Excelente tema, Martinha!
    E não tarda trago proposta. :)

    Bjinhosss

    ResponderEliminar
  9. Cá está, espero que a primeira iguaria para este teu lindo mês! :)

    Saudável, delicioso e envolvente:
    http://www.bastacheio.com/2016/10/creme-de-arroz-e-cacau-com-crocante-de.html

    Bjinhossss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É realmente tudo quando descreveste Susaninha, Saudável, Delicioso e Envolvente. Que maravilha de creme. E esse crocante, fiquei mesmo de olho nele!
      Beijocas enormes e obrigado pela tua partilha!

      Eliminar
  10. Eu adoro abóbora, então em doces acho que fica maravilhosa! Vou ver se participo neste desafio, é uma vergonha ainda não o ter feito nenhuma vez :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seria um prazer imenso poder contar com a tua companhia nesta rubrica, e com as tuas receitas sempre deliciosas e super saudáveis!
      Beijocas grandes

      Eliminar
  11. Olá Martinha,
    Mais uma excelente escolha no ingrediente deste mês!!
    Adoro abóbora, acho mesmo que é o ingrediente rei desta estação.
    Trago-te duas receitas, uma que fiz mesmo para o teu desafio (apesar de muito comum, mas que adoro)http://sugar-bites.blogspot.pt/2016/10/doce-de-abobora.html
    e este cheesecake, que foi feito para outro desafio mas que tenho a certeza que vais gostar de ter na tua linda mesa de Outubro;
    http://sugar-bites.blogspot.pt/2016/10/cheesecake-de-abobora-e-noz.html
    Tenho outras receitas no blog feitas com abóbora e que também ficaram deliciosas, mas estas são as mais recentes.
    Beijinhos e bom fim de semana, Martinha.

    Paula G.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Paulinha,
      2 receitas maravilhosas. A do cheesecake então é uma perdição!!
      Obrigado pela tua participação, e por marcares presença também na mesa de outubro.
      Beijinhos

      P.S.: Se quiseres podes trazer as receitas que tens mais antigas... deixo ao teu critério. :)

      Eliminar
  12. Marta,
    Espero poder trazer mais uma receita, mas começo com uma bem simples e que faço muitas vezes em casa:
    http://decozinhaemcozinha.blogspot.pt/2016/10/abobora-hokkaido-assada-com-ervas.html
    Beijinhos
    Carla

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carlinha!
      percebo perfeitamente porque a fazes com frequência, porque é maravilhosa. Gosto bastante de abóbora assim, fica deliciosa.
      Obrigado!
      Beijoca enorme

      Eliminar
  13. Olá Marta!
    Parece que tomei o gosto por me sentar a tua mesa e como tal preparei esta receita:
    http://odaines.blogspot.ro/2016/10/pernas-de-frango-assadas-com-abobora-e.html
    Espero que gostes! :)
    Já agora aproveito para te colocar uma dúvida, para participar na tua mesa tem que ser com uma receita nova ou posso participar com uma receita que já tenha publicado no blogue?
    Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito bom saber que te sentes bem por aqui, e que gostas de se sentar a esta mesa :) muito bom mesmo.
      A tua receita Inês é uma daquelas receitas que faço muitas vezes, e que por alguma razão nunca lhe dei o devido destaque. E ainda bem que o fizeste, porque é uma receita que tem tudo a ver com este mês e com o outono. É aconchego, prazer pleno. É comidinha de forno, e isso só por si já me satisfaz :) Obrigado pela receita deliciosa

      Em relação à tua dúvida: quando lancei a rubrica a intenção era efectivamente desafiar, quem quisesse participar, a usar ingredientes da época e despertar a criatividade. Por isso é sempre um prazer quando fazem e publicam uma receita especialmente para a rubrica do mês em questão. Além disso, essa é também uma forma de mais algumas pessoas irem conhecendo a rubrica e poderem participar nela. Mas de forma alguma isso é uma condição ou regra para poderem participar. Não tenho intenção que a rubrica tenha muitas regras. A ideia é podermos chegar ao final do mês com um vasto leque de sugestões de como usar o ingrediente do mês.
      Se tens alguma receita, já publicada anteriormente, e que gostarias de trazer, estás à vontade :)

      Beijocas enormes

      Eliminar
    2. Obrigada Marta! :)
      Sempre que possível irei fazendo receitas propositadamente para a rubrica, mas quando não me for possível e tenha já alguma boa sugestão publicada, participarei com ela! :) Beijinhos
      --
      O diário da Inês | Facebook | Instagram

      Eliminar
  14. Boa Noite Marta,

    Cá estou novamente para me juntar a mais um desafio. Uma estação que adoro, mas depois de um Verão magnifico é dificil aceitar que já é outono.
    A escolha deste mês foi de mestre. Adoro o sabor, a cor e a versatilidade da abóbora assim como as imensas variedades.
    Assim junto me à mesa cm um Quinotto de Abóbora Assada, tomate e Agrião, espero que gostes.

    http://donadeliciaatelierdesabores.blogspot.pt/2016/10/quinotto-de-abobora-assada-tomate-e.html#more

    Beijinho grande
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado amiga pela tua companhia, sempre tão especial.
      Beijos enormes

      Eliminar
  15. Olá! :) Sou muito fã deste ingrediente, por isso aqui estou eu a participar pela primeira vez! :)

    A minha sugestão vai para esta bela sopa, espero que gostes!
    http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/2016/10/creme-de-abobora-e-maca-com-crocante-de.html

    Beijinho Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O teu creme ficou com um aspeto super aveludado, muito cremoso, e acredito que delicioso. Muito obrigado pela tua receita! :)
      Um beijinho enorme,

      Eliminar
  16. Olá!! Deixo uma sugestão para a mesa de outubro :)

    http://loveskitchen-mycooking.blogspot.pt/2016/10/mini-cheesecake-de-abobora-e-canela.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Célia!
      Como já tive oportunidade de te dizer, cheesecakes é uma sobremesa que me delicia.. adoro mesmo muito. Curioso que nunca me tinha lembrado de fazer em versão mini e achei que ficam super amorosos!
      Obrigado pela tua companhia ;)
      Beijinhos
      Marta

      Eliminar
  17. Olá Marta!
    Como prometido cá estou eu com a minha contribuição para o teu desafio. É um prazer poder participar e trago comigo umas bolachinhas deliciosas. :)
    Adoro abóbora, é dos frutos de outono que muito aprecio, tanto em pratos salgados como nos doces. A textura que a abóbora dá aos bolos é de bradar aos céus. Em miúdo a minha mãe fazia imensas vezes sopa de abóbora com feijão que eu devorava e felizmente esse gosto ficou e ainda hoje, apesar de com outras variações, continuo a fazer e a deliciar-me com sopa de abóbora.
    Por isso não poderia deixar de participar e não vou ficar por aqui, ok?! O melhor ainda está para vir. :)
    Um beijinho.

    Link para a receita: http://sweet-gula.blogspot.pt/2016/10/bolachas-de-abobora-e-manteiga-de.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Really?! Ainda tens outra receita?! Tão bom :)))
      Olha o que dizer das tuas bolachinhas, senão que estão deslumbrantes. Ficaram com uma cor...hummm... sabes, que chama por nós...que aguça a nossa gula.
      Obrigado, de coração cheio, por marcares presença na minha rubrica, e por te juntares a nós!
      Beijinhos
      Marta

      Eliminar
  18. Minha querida Marta, estou sempre atrasada mas la vou conseguindo participar. tem sido uma semana complicada aqui, muito trabalho, problemas na família.... enfim, fiz o melhor que pude.
    https://anasbageri.com/2016/10/22/flan-de-abobora-e-mais-um-desafio-cumprido/
    um beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh minha doce, não estás nada atrasada... a tua receita, como já te disse é perfeita, e ficou linda. Adoro pudins, e tenho a certeza que o teu flan de abóbora ficou delicioso. Cremoso é inegável, que a foto não deixa negar!
      Obrigado!! por tudo
      E espero que tudo se resolva pelo melhor, nesses problemas...
      Beijoca ENORME
      Marta

      Eliminar
  19. Olá Marta, e não é que, depois de meses sem actualizar o blog, fiz uma receita exactamente com abóboras?

    https://chadascincoconfeitaria.wordpress.com/2016/10/21/bolo-de-abobora-e-onde-e-que-eu-tenho-andado/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sofia!
      Absolutamente deslumbrante o teu bolo! Obrigado, obrigado por trazeres uma receita tão bonita e perfeita para a mesa de outubro, que está a ficar linda, linda!!
      Beijinhos
      Marta

      Eliminar
  20. Marta, como prometido cá estou novamente com uma deliciosa partilha e assim me junto uma vez mais ao teu desafio. Desta vez trago um delicioso e perfumado bolo de abóbora. É um prazer partilhá-lo contigo.
    Um beijinho.

    Aqui fica o link para a receita: http://sweet-gula.blogspot.pt/2016/10/bolo-de-abobora-com-cobertura-de-cream.html

    ResponderEliminar
  21. http://cozinha100segredosasreceitas.blogspot.pt/2016/10/massa-espiral-com-abobora-e-salva.html?m=1

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha costela italiana ficou em êxtase com este pratinho super aconchegante e pleno de sabor... fabuloso mesmo!
      Beijocas grandes

      Eliminar
  22. http://cozinha100segredosasreceitas.blogspot.pt/2016/10/tarte-de-abobora.html?m=1

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta tua taret ficou absolutamente divinal. Vai ser muito dificil esquecer a sua cor e a sua crosta lisa e sedosa!
      Beijinhos grandes

      Eliminar
  23. Aqui fica a minha primeira ( espero que não seja única) proposta para o mês das abóboras Martinha:

    https://lemonandvanilla.blogspot.co.uk/2016/10/pumpkin-pancetta-and-dolcelatte-cheese.html

    Um beijinho grande,
    Lia

    ResponderEliminar
  24. Olá aqui ficam algumas receitas minhas com abóbora, uma acabadinha de publicar e outras já antigas que adoro.

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/10/macarrao-de-abobora-e-grao.html

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2014/04/bolo-dia-da-mae-bolo-de-abobora-e-noz.html

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/01/dia-um-na-cozinha-e-um-rapinanco-de.html (sonhos de abóbora)

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/06/dia-um-na-cozinha-e-uns-cupcakes-de.html (cupcakes de abóbora)

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/10/10th-world-bread-day-world-food-day-pao.html (pão de abóbora)

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/02/fettucine-de-abobora.html

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/10/caril-de-abobora-courgette-e-tofu.html

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/10/quinze-dias-com-yotam-ottolenghi-e.html (abóbora assada com castanhas em calda)

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2014/08/creme-de-abobora-com-brocolos-e-broa.html

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/02/panquecas-integrais-de-abobora.html

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2013/12/bom-ano-novo-bolo-de-abobora-e-noz.html

    e etc...

    Espero que gostes e podes encontrar ainda muitas mais receitas com este ingrediente no meu blogue.

    Beijinhos,
    Clarinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Clarinha!
      Antes de mais quero agradecer MUITO todas as propostas deliciosas!
      A tua seleção mostra bem a versatilidade da abóbora, desde refeições principais, a sobremesas, passando pelas sopas e por umas maravilhosas panquecas (que me deixaram muito curiosa), sem esquecer os nossos tão tradicionais sonhos! Tão, mas tão bom!
      Muito, muito obrigado por te juntares à mesa de outubro!
      Mil beijinhos
      Marta

      Eliminar
  25. Querida Marta,
    Acabadinha de agendar para ti, aqui fica mais uma sugestão para o nosso mês da abóbora que tanto adoro.
    Espero ainda poder fazer uma outra...

    http://lemonandvanilla.blogspot.com/2016/10/spicy-pumpkin-soup-with-croutons-sopa.html

    Beijinho querida,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Lia,
      concordo em pleno com tudo o que disseste sobre sopas e receitas de sopas... de vez em quando é preciso sair da zona de conforto e experimentar novas combinações e sabores.
      Obrigado por mais esta receita inspiradora para a nossa mesa de outubro (que está um must!)
      Beijocas enormes
      Marta

      Eliminar
  26. Olá Marta
    O tempo é tão curtinho, que pouco me resta para acompanhar outros blogs ou desafios :-)
    Embora não propositado para o teu mês da abóbora, deixo na tua mesa o pão que fiz para o World Bread Day e que coincidentemente é de abóbora. Junta-o assim aos outros "amigos" que por aqui vão desfilar.
    Beijinhos e bom fim de semana.

    http://dbiscoito.blogspot.pt/2016/10/pao-de-abobora-e-amendoas-para-o-world.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá doce Cláudia,
      compreendo perfeitamente quando dizes que o tempo é curtinho... mas fico muito feliz que queiras participar na minha rubrica, e em especial com uma receita tão boa e inspiradora. Sou uma verdadeira apaixonada por pão, e esta tua receita é uma verdadeira explosão de sabores, que o torna certamente único e marcante. Simplesmente perfeito na nossa mesa de outubro, na qual a tua companhia me deixa muito feliz.
      Obrigado Cláudia, de coração!
      Beijinhos
      Marta

      Eliminar
  27. Querida Martinha, como não há duas sem três e a abóbora foi mesmo uma inspiração neste mês de Outubro, aqui venho partilhar contigo uns deliciosos cupcakes de abóbora vestidos com um irresistível merengue de canela. Assim termino a minha contribuição para o teu desafio no qual foi um prazer enorme ter participado. :)
    Um grande beijinho.

    Link para a receita: http://sweet-gula.blogspot.pt/2016/10/cupcakes-merengados-de-abobora-e.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Célio!
      Olha, nem sei o que te dizer para exprimir a minha gratidão pela tua maravilhosa participação na minha rubrica neste mês fabuloso de outubro.. cada receita mais inspiradora que a anterior :)
      Obrigado e mil beijinhos

      Eliminar
  28. Venho quase à última da hora, mas desta vez consegui mesmo participar (weee)! Deixo aqui o link da minha receita: https://cremedeavelas.blogspot.pt/2016/10/tarte-de-abobora-saudavel-sem-glutensem.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Avelã!
      Deixa-me dizer-te que é um prazer e uma honra ter (finalmente!) a tua companhia na mesa de outubro, e por trazeres uma receita saudável e deliciosa, com a tão maravilhosa abóbora!
      Mil beijinhos
      Marta

      Eliminar
  29. Deixo mais uma sugestão para a mesa de Outubro, já estou ansiosa por saber o ingrediente de Novembro :)

    http://loveskitchen-mycooking.blogspot.pt/2016/10/bolachas-rusticas-de-abobora-e-pepitas.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Célia,
      Obrigado por mais esta deliciosa proposta para a nossa mesa de outubro!
      O ingrediente de novembro está quase, quase a ser revelado! :)
      Beijinhos
      Marta

      Eliminar
  30. Olá Martinha,

    Não me queria esquecer de deixar o pãozinho que adoraste! :D
    Cá está ele: http://www.bastacheio.com/2016/10/pao-rapido-de-abobora-pecan-e-chocolate.html

    Bjinhos grandes

    PS: com sorte ainda chega um 3º contributo! Como imaginei quer-me parecer que vais ter o mês mais intenso e lindo de sempre <3 Que bom!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai minha querida o teu pãozinho é realmente uma tentação!!
      Obrigado, obrigado, obrigado :)
      Beijocas

      Eliminar
  31. O prometido é devido. Aqui te trago a minha receita, espero que gostes :)
    http://tertuliadesabores.blogs.sapo.pt/lanchamos-179437

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Manuela,
      guarda alguns e trataremos de lanchar amanhã! ;)
      Obrigado pela tua companhia!
      Beijinhos grandes

      Eliminar
  32. Martinha,

    Este caramelo de tâmaras e abóbora é divinal e faz toda a diferença na proposta.
    Espero que gostes:
    http://www.bastacheio.com/2016/10/bolo-moreno-com-recheio-de-caramelo-de.html

    Bjinhossss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai Susaninha acredito mesmo que faça toda a diferença! Tem um aspeto dos deuses mesmo.... e ainda por cima um bolinho saudável! Opah é a perfeição! Lindo de morrer.
      Obrigado linda
      Beijos

      Eliminar
  33. Adoro receitas com abóbora! :) Aqui estão as minhas participações para este mês, ambos pratos salgados:

    http://bonne-femme-kitchen.blogspot.pt/2016/10/pudim-de-pao-com-abobora-e-queijo-azul.html

    http://bonne-femme-kitchen.blogspot.pt/2016/10/quiche-de-abobora-e-queijo-de-cabra.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Duas propostas deliciosas Cláudia e que vão fazer brilhar ainda mais a mesa de outubro!!
      Muito, muito obrigado
      Beijinhos

      Eliminar
  34. Só li o teu comentário hoje! Aqui está mais esta https://anasbageri.com/2016/10/24/bearnaise-vegan-e-oximoros-na-cozinha/
    Vou ler agora o resto ... beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
  35. Olá Marta,
    Parabéns por esta rubrica que é tão versátil e muito interessante. Acabei à pouco de preparar fotos, de duas Abóbora Menina {cucurbita maxima x c. moschata} eheh... e tenciono preparar a compota e o doce, amanhã. Tendo tudo pronto, partilho. Tenho estado muito parada e a ferrugem instala-se. Mas mesmo rangendo eu quero continuar.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  36. Olá Marta,
    Vim desfazer o que fiz :) Ontem, visitando amigos e outros que sigo no Pinterest, deparei-me com uma linda abóbora. Não era a da Branca de Neve.. mas conduziu-me muito bem... que aqui cheguei, e nem me apercebido da data. Ficará para outra altura.
    Beiji8nho

    ResponderEliminar