Maio é mês de ..... Morangos!

A escolha do ingrediente para o mês de Maio não foi nada fácil….
A variedade e as possibilidades de escolha eram muitas e todas muito boas…. Tínhamos por exemplo os espargos, as ameixas que já começam a aparecer, as favas, as nêsperas, os tomates…..  mas acabei por me decidir pelos morangos. Estamos no mês em que eles estão mais apetecíveis e seria um desperdício não os aproveitar!

Assim, pelo segundo mês convido-vos a juntarem-se a mim, e a trazerem receitas com morangos :)



Se se quiserem juntar a mim, basta que deixem o link da vossa receita nos comentários desta publicação.
Se não tiverem blogue podem enviar-me um mail com a receita e uma foto e eu farei a sua publicação, com os devidos créditos.

Espero que tenham gostado da escolha para este mês e se sintam muito inspirados!!






O morango é uma das frutas mais populares do mundo, sendo o seu aroma e sabor inconfundíveis e irresistíveis. Esta é por excelência a fruta dos apaixonados, associada a momentos românticos…

Apesar de haver mais de 600 variedades de morangos que diferem no que respeita ao sabor, tamanho e textura, podemos normalmente identificar os morangos pelo seu corpo vermelho com sementes amarelas à superfície e a cápsula e caule pequenos, verdes e magnificentes que adornam a sua coroa. Para além dos morangos que são cultivados, há também variedades silvestres. Estas são de tamanho muito mais pequeno, mas têm um sabor mais intenso.
O seu sabor ácido e adocicado e a cor vermelho profundo podem animar tanto o sabor como a aparência de qualquer refeição.

Extremamente refrescantes, aromáticos e saborosos, do ponto de vista nutritivo oferecem um sem fim de benefícios e muito poucas calorias.
É uma fruta ótima para ser incluída como sobremesa ou lanche em dietas de emagrecimento porque cada morango tem aproximadamente 5 calorias.



Além disso, o morango tem propriedades diuréticas, é rico em vitamina C, que ajuda na cicatrização dos ferimentos, fortalece a parede dos vasos sanguíneos melhorando a circulação e aumenta a absorção do ferro combatendo a anemia.

Existem alguns cuidados que deve ter em conta antes de os consumir:

- Podem provocar reações alérgicas, sob a forma de erupções, ou agravar a dermatite alérgica, por isso consuma-os com precaução, especialmente se os estiver a consumir pela primeira vez;
- Escolha os frutos de vermelho vivo, com as folhas verdes, e sem manchas ou partes que já estejam amolecidas;
- Lave-os em água corrente abundante, sem tirar o raminho verde; não os deixe de molho, pois perdem o sabor e ficam murchos;
- O calor e a humidade são os seus maiores inimigos. Por serem muito sensíveis conserve-os num lugar fresco e seco;
- Pode conservá-los no frigorífico, sem serem lavados;
- De preferência consuma-os ao natural e inteiros! É desta forma que conseguirá tirar maior partido de todos os seus nutrientes; ao cortá-los, o contato com o oxigênio fará com que parte das substâncias antioxidantes se percam;
- São ótimos em sumos, batidos, doces, gelatinas, bolos, tartes, pudins, saladas, xaropes, licores, …  um sem número de variações.

Boas receitas!!



Fontes
http://lifestyle.sapo.pt/
http://www.remedio-caseiro.com/

http://www.tuasaude.com/

Share:

36 comments

  1. Não resisto a enviar-te o link daquele que foi talvez o post que mais gostei de fazer ao longo dos meus anos de blogger - não que sejam muitos, pelo menos não como food blogger!! Sei que não é de agora, mas ainda hoje o meu filho fala neste falso cheesecake, e de facto estava muito bom. É engraçado porque este ano ainda não consegui deixar que os morangos me durassem até eu fazer algo com eles que não seja devora-los mal os lavo.
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt/2015/05/this-is-not-cheesecake-not-cheesecake.html
    Posso partcipar com este? Também tenho um outro de morango e coco, também já com um ano, fica muito bom, é género um pão, achas mal se mandar também o link?
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Miranda, acabei de fazer uma viagem aos anos 80 com o teu post!!
      Foram os melhores anos de sempre!! Não volta a haver igual...ok talvez os 60 tenham sido mais intensos...mas como eu só vivi os 80, para mim serão sempre os melhores anos de sempre!!
      Nos 80's era uma rebelde adolescente, e como adolescente que se preze vivi a música intensamente - aliás como se vive tudo quanto se tem 15/16/17 anos.
      Também passei pela minha fase heavy metal e trash, mas foi mais para tentar impressionar um rapazito de quem eu gostava muito - e ele era fã desse género de música. Depois também passei pela fase Beach Boys, Duran Duran, e dos Wham obviamente!!!
      Foi muito bom ler o teu post!
      E o teu falso Cheesecake tem um aspeto maravilhoso!
      É mais do que óbvio que podes participar com esta e com a outra receita. Serão muito bem vindas à nossa mesa de Maio.
      Ficarei muito feliz, obviamente, se entretanto fizeres uma receitinha especialmente para este convite, mas sem obrigação. Só se puderes e quiseres ;))

      Beijo enorme!

      Eliminar
    2. Já fiz a nova receita e brevemente deixo aqui o link, espero que tb gostes desta!! Adorei participar lol, tive foi de me obrigar a n enfardar os morangos todos!!

      Eliminar
    3. https://bloglairdutemps.blogspot.pt/2016/05/strawberry-fields-forever.html

      Prontinho para ir para a tua mesa de Maio!!!

      Eliminar
    4. Querida Miranda
      OBRIGADO!! as razões do meu gigante obrigado já as deixei no teu blog.
      Verdadeiramente sensibilizada...
      Beijoca enorme

      Eliminar
  2. Respostas
    1. ehehehe, e eu super ansiosa e curiosa com as tuas propostas, que são sempre de tirar o fôlego!
      Beijossssssss

      Eliminar
  3. Marta,
    Cá fica esta minha proposta onde o morango, não sendo o único interveniente, assume um papel essencial. ;)
    Espero que gostes:
    http://www.bastacheio.com/2016/05/pudim-de-brioche-e-frutos-vermelhos-com.html

    PS. Ainda conto trazer outra coisa boa à tua mesa de Maio. Esta com o moranginho mesmo a reinar! :)

    Bjinhosss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorei a tua receita Susaninha!
      Pudim de pão é uma daquelas receitas que nunca desilude e que nos deixa espaço para o nosso toque pessoal. O teu, como já te disse, ficou com um aspecto muito, mas mesmo muito tentador e lindíssimo!
      Beijinhos grandes

      Eliminar
  4. Marta querida,
    Aqui te deixo a minha primeira proposta, que já viste e, espero eu, até ao fim do mês, mais virão, pois morangos é mesmo o tema ideal para mim...
    http://lemonandvanilla.blogspot.co.uk/2016/05/buttermilk-and-honey-scones-with.html
    Um grande beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom!
      A tua receita ficou linda, e o toque do açúcar de alfazema deixou-me a suspirar! 😋
      Beijinhos e obrigado

      Eliminar
  5. Olá Marta querida,

    morangos, são bons mas os melhores ainda estão por vir, os de cá de casa e este ano aumentámos os vasinhos vai ser cada barrigada deles!!
    Aqui tens a minha participação, espero que gostes tanto como nós, puxa da colher que ainda tem uma taça só para ti.

    beijinhos

    http://thatcakesweet.blogspot.pt/2016/05/mousse-de-morango-e-mascarpone.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom, cultivados por nós têm claramente outro sabor!
      A tua receita está tão linda querida Sandra!
      Muito obrigado por teres vindo, e aceitares o meu convite
      Beijinho enorme 💜

      Eliminar
  6. taram!!!! https://anasbageri.com/2016/05/16/cheesecake-de-morangos-skyr-e-lakrits/ ainda consegui participar Marta, espero que gostes :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ehehehh
      Está tão lindo o teu cheesecake!! muito mesmo.
      Obrigado minha linda por mais esta tua participação
      Beijo grande

      Eliminar
  7. Marta, cá fica um belo de um petisco bem amorangado e outras coisas mais, para a tua linda mesa. Serve-te à vontade! ;)

    Espero que gostes:
    http://www.bastacheio.com/2016/05/tostas-de-morangos-assados-camembert-e.html

    Bjinhosssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoreiiiiiiiiiii, Ameiiiiiiii !!
      Muito bom mesmo Susana. Muito arrojada e lindíssima.
      Obrigado pela tua proposta!!
      Beijocas

      Eliminar
  8. Querida Martinha, que grande distração a minha!! :(
    Só agora é que vi este teu desafio de Maio, e que por sinal é com uma das minhas frutas preferidas.
    Vamos ver se ainda consigo participar.
    Beijinhos,
    Paula G.
    http://sugar-bites.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Oh era tão bom se conseguisses!!
      Ia adorar poder ter uma proposta tua na nossa mesa de Maio!
      Beijocas grandes

      Eliminar
    2. Martinha, tal como prometi aqui está a minha sugestão com morangos!
      Espero que gostes ;)
      Por aqui foi do agrado de todos, beijinhos.
      http://sugar-bites.blogspot.pt/2016/05/gelado-de-morango.html
      Paula G.

      Eliminar
    3. Paulinha, minha doce,
      que perdição de sugestão! Tem um aspeto verdadeiramente tentador e acredito que de sabor esteja de chorar por mais :)
      Obrigado minha querida por teres decidido aceitar o meu convite e assim te juntares à nossa mesa de Maio, que está a ficar uma perdição!
      Beijocas grandes

      Eliminar
  9. Boa Noite Marta,

    Só agora consegui passar para deixar a minha sugestão com este fruto que adoro.
    Espero que gostes :)

    http://donadeliciaatelierdesabores.blogspot.pt/2016/05/gaspacho-de-morangos-e-as-coisas-boas.html
    Beijinho
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana,

      e que maravilhosa proposta trouxeste!!
      Obrigado de coração por teres decidido aceitar o meu convite. É tão bom poder contar com uma proposta tua na nossa mesa de Maio!
      Beijinhos enormes

      Eliminar
  10. Querida Marta,

    Aqui fica então o Victoria sponge que te dediquei:

    http://lemonandvanilla.blogspot.co.uk/2016/05/victoria-sponge.html

    e o Fraisier que tão amavelmente aceitaste:

    http://lemonandvanilla.blogspot.co.uk/2016/05/fraisier-for-sweet-world-challenge-um.html

    ainda virá mai uma proposta, simples, até ao fim do mês.

    Amo este teu convite do ingrediente do mês e tem sido um prazer poder contribuir.

    Um beijinho grande,
    Lia

    ResponderEliminar
  11. Querida marta,
    Como amanhã bem cedo vou de fim de semana e já não terei tempo de te deixar o link da minha última sugestão para o mês dos morangos, aqui o deixo hoje. O post só sai amanhã de manhã, mas como só volto na 3ª feira, deixo-to já.

    http://lemonandvanilla.blogspot.com/2016/05/strawberry-and-spinach-wrap-wrap-de.html

    Espero que gostes :)).
    Um grande beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amanhã de manhã vou logooooooooo espreitar!

      Beijos e diverte-te!!

      Eliminar
    2. Gostei tanto da sugestão Lia. Adoro a união do sabor dos espinafres com o morango, por isso tenho a certeza que este proposta é deliciosa!
      Beijão!

      Eliminar
  12. Aqui fica uma sugestão muito simples
    http://loveskitchen-mycooking.blogspot.pt/2016/03/tacas-primavera.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Célia,

      simples mas plena de sabor! Tem um aspeto bem delicioso :)
      Muito obrigado por teres aceite o meu convite!
      Um beijinho
      Marta

      Eliminar
  13. Quase que não chegava a tempo... :)
    http://decozinhaemcozinha.blogspot.pt/2016/05/taca-fresca-de-quinoa-e-morango.html
    jinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas chegaste minha querida Carla! E que bom que chefaste com esta proposta maravilhosa!
      Bem vinda à nossa mesa de Maio!
      Beijinho grande

      Eliminar
  14. Embora já esteja mesmo a acabar o mês, não podia deixar de participar neste desafio, até porque morangos é fruto que adoro e nesta altura ainda sabem melhor :)
    http://gulosoqb.blogspot.pt/2016/05/bolo-de-morangos-com-creme-de-limao-e.html
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só acaba à meia-noite ;)
      *Por isso muito bem vinda! E muito obrigado por trazeres esta proposta tão fresca e deliciosa!
      Beijinhos

      Eliminar