18 de junho de 2012

Tarte de nozes com café

Yum
Existem aromas que nos despertam memórias, que nos fazem fechar os olhos em busca daquele preciso momento em que algo aconteceu.... eu sinto isso com o café.... há uma imagem que me enche sempre o pensamento, que depois me deixa com um sorriso nos lábios, e eu sinto o mesmo aroma de há 20 anos atrás! 
Mais do que uma fonte de energia, o café para mim de momento é uma fonte de prazer.. Lá longe já vão os momentos em que era consumidora de café, agora sou, o que prefiro chamar, apreciadora de café.

Fechei os olhos e apreciei....



Ingredientes:
Para a base
3 c. sobremesa de Café Solúvel Delta
250g de bolacha tipo Maria
180g de manteiga
1 ovo
Para a cobertura
1 saqueta (6g) de gelatina em pó
100ml de natas para bater
1 c. sopa de açúcar em pó
80ml de café Delta
Para o recheio
300ml de natas
4 folhas de gelatina
80g de miolo de noz picado
100ml de leite condensado


Preparação:
Esmague as bolachas e coloque-as numa tigela. Junte a manteiga, anteriormente amolecida com o café solúvel Delta, e envolva. Junte também o ovo e misture bem todos os ingredientes.
Unte uma tarteira com manteiga e forre-a com a massa de bolacha. Coloque no frigorifico enquanto prepara o recheio.
Demolhe as folhas de gelatina em água fria. Bata as natas até ficarem firmes, adicione-lhes o leite condensado e envolva bem. Retire uma porção desta misture para um tachinho e junte as folhas de gelatina escorridas. Leve ao lume, brando, até derreter. Torne a misturar no creme de natas, bem como as nozes, e envolva bem. Verta o preparado para a tarteira e leve ao congelador.
Para a cobertura, junte a gelatina em pó com as natas. Envolva bem. Adicione o açúcar e posteriormente o café, Mexa até que esteja tudo bem ligado. Reserve no frigorífico até que possa colocar em cima da tarte, ou seja, quando a tarte estiver sólida. Quando estiver pronta espalhe a cobertura por cima da tarte, e leve novamente ao congelador por mais uns 20 minutos.
Após esse tempo, retire do congelador e decore a gosto.
Sugestão como na foto: com miolo de noz e fio de chocolate ( pincel de pasteleiro da Vahiné).
Mantenha no frigorífico até ao momento de servir.



Com esta receita estou a participar no passatempo lançado pela Delta Cafés no Facebook - Receitas com Café. Se quiseram passar por lá e deixar o vosso voto agradeço ;)
link:
https://www.facebook.com/DeltaCafes?sk=app_264225977018200&app_data=receitas.php%26id%3D35




20 comentários:

  1. Que maravilha de sugestão!

    Eu adoro café, o seu aroma e sabor são totalmente do meu agrado.
    Boa sorte no passatempo!

    ResponderEliminar
  2. Fui ao link que indicas para votar na tua receita e não a encontro.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda não devida estar disponível luísa, mas agora já está!

      Beijinhos e obrigado pelo teu comentário

      Eliminar
  3. Que espectáculo! Além, de bonita inclui os ingredientes que tanto adoro: café e nozes! Vou votar mesmo, esta tarte é mesmo ao meu gosto :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Obrigado Cristina, pelo comentário e pelo voto!

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Eu não tenho sequer palavras para descrever esta fabulosa tarte! Não sei se é para ganhar alguma coisa, mas se for tens de ser tu a vencedora :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)) Obrigado pelas tuas palavras Su! Deixam-me cheia de alegria :)

      Beijinhos grandes

      Eliminar
  5. Que belíssima tarte, tem um ar delicioso :-) não gosto de café, mas gosto muito de tudo que o leva na composição :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Alcina,

      podes fazer a tarte com outros ingredientes já que não gostas de café... podes fazer a cobertura de chocolate por exemplo; e a base não precisa de levar café! :)

      beijinhos e obrigado pelo comentário

      Eliminar
  6. Nunca fui consumidora de café mas gosto do cheiro e do sabor nos doces e esta tarte deixou-me sem palavras.

    ResponderEliminar
  7. Que delicia, gosto muito de café e de receita com ele. Esta tarte parece divinal
    Um beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é realmente divinal Gisela! eu gostei mesmo muito.

      Uma boa semana linda, e obrigado pelo teu comentário

      Eliminar
  8. amo café e sua torta está divina!!!

    http://deliciasdaisa.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  9. Minha linda, não me canso de passar por aqui para admirar a tua tarte ;) Ainda não tinha tido oportunidade de deixar aqui a marca da minha passagem, mas podes ter a certezinha que venho aqui muitas vezes ;)
    Palavras não tenho. Apenas sinto sensações quando olho para essa beleza de obra de arte :) Parabens pelo feito. Adorei.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Esta tarte parece-me deliciosa!!Gostava imenso de experimentar fazer...mas tenho uma duvida...pode me esclarecer?

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...