Almôndegas com molho fricassé

Hoje a sugestão vem de uma ilha linda.... Ilha Terceira - Açores. Foi no blogue da Elvira  (Elvira's Bistrot) que encontrei a receita para estas almôndegas que ficaram deliciosas.
Desde muito miúda que tenho um fascínio grande pelos Açores, mas infelizmente a vida nunca me reservou a felicidade de conheceu qualquer umas das ilhas que compõe o arquipélago...com grande pena... mas como diz o ditado - " A esperança é a última a morrer...", por isso vou alimentando a convicção que ainda vou ter a oportunidade.
Para já delicio-me com uma receita sugerida por uma açoriana....  ;)


Ingredientes:
12 almôndegas (contei 3 para cada pessoa)
Azeite q.b.
1 c. sopa rasa de cominhos moídos
2 gemas
sumo de 1 limão
2 c. sopa de vinagre (usei vinagre de sidra)

Preparação:
Leve a refogar,  as cebolas e os alhos picados, no azeite. Antes de começar a alourar, junte o vinagre. Junte as almôndegas e deixe-as dourar de todos os lados. Tempere com os cominhos e baixe o lume. Deixe cozinhar em lume brando por 5-7 minutos, ou até as almôndegas ficarem cozidas no interior. Bata as gemas com o sumo de limão, e adicione às almôndegas, envolvendo delicadamente. Deixe apurar em lume brando até obter um molho cremoso. Polvilhe com a salsa picada e sirva de imediato.

Tags:

Share:

5 comments

  1. a minha linda avó açoriana sempre fez este prato, e é um dos meus preferidos de sempre!

    ResponderEliminar
  2. Hoje ás 6 da manha ainda não dormia, decidi levantar-me e fazer um bolo para o pequeno almoço, enquanto cozia vim pesquisar receitas e confesso nunca o ter feito ( o tempo é sempre pouco e já cozinho há muitos anos ) contudo encontrei esta página que me agradou muito e a qual aproveito para dar os parabéns e que me fez lembrar a infância pois as almôndegas de fricassé que a minha mãe fazia eram ótimas e eu já não as faço há anos, como é possível? um beijinho e obrigada, perdi a noite mas já ganhei o dia...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá CS,
      há já alguns dias que não vinha ao meu blog, infelizmente tenho andando um pouco afastada, mas o regresso de hoje foi brindado da melhor maneira possível: as suas palavras fizeram-me sentir mesmo muito bem! Gosto de saber que a minha página, e os meus cozinhados, despertam boas memórias e contribuem, de alguma forma, para que quem me visita se sinta bem.
      Muito obrigado CS, você também acabou de me fazer ganhar o dia :)
      Beijinhos

      Eliminar