Pão por Deus - Bolinhos dos Santos

 

Em tempos da minha meninice, hoje teria sido dia da criançada se juntar para ir, de manhã cedo, de porta em porta a pedir o Pão-por-Deus. Todos animados, lá íamos nós de saco de pano na mão para receber frutos secos, castanhas, romãs, pão e bolos, e com alguma sorte alguns rebuçados, ou até alguns tostões! 

Lembro-me dos bolinhos e dos rebuçados serem os mais cobiçados, mas tudo era bem-vindo, e no final da romaria, havia sempre brincadeira e partilha do que nos tinha sido oferecido.

Sei que existiam versos que a criançada ia dizendo, mas confesso que já não me lembro. Recordo sim que sempre fui gulosa pelos bolinhos, e esses eram os que eu mais apreciava receber 😊

Fruto de alguma aculturação, a tradição do pão-por-deus tem-se vindo a perder, e deu lugar aos festejos do Halloween. Julgo que ainda haverá alguns pontos do país onde a antiga tradição se mantem, mas aqui na minha zona raros são os miúdos que batem á porta a pedir o pão por Deus…

Tenho alguma pena, mas a verdade é que as tradições vão mudando, e pelo menos ficam as histórias e as memórias.

Estes bolinhos trazem isso mesmo, muitas memórias, desses tempos e da minha meninice. São umas broas de batata-doce, também conhecidas pelos Bolinhos dos Santos, que eram cozidos nesta altura exatamente para serem oferecidos à criançada. Existem várias versões destes bolinhos, mas esta é a que eu mais aprecio e veio do caderno de receitas da minha sogra.

 

Esta receita rende imensas broinhas, mas creditem que desaparecem num instante!

 

Menino a segurar saco de pano, e a receber o pão por deus,  as broas dos santos, com uma mulher a segurar uma cesta com frutos secos, romãs e broas



Cesta, com Bolinhos dos Santos, Broas de Batata Doce, Romãs e Frutos Secos, cesta do Pão por Deus



Aqui fica a receita para cerca de 80 bolinhos

Ingredientes:

1Kg de Batata-Doce

1Kg de Farinha de Trigo, sem fermento

600g de Açúcar

200g de Manteiga

5 Ovos

50g de Fermento Fresco (ou 16g de Fermento Biológico Seco)

Frutos Secos e Passas a gosto

2 c. chá de Erva Doce em pó

2 c. chá de Canela em pó

Sal q.b.

Raspa de 1 Limão grande

Raspa de 1 Laranja pequena

Gema de Ovo para pincelar (cerca de 3 gemas)

 

Preparação:

Coza a batata-doce em bastante água. Depois de cozida, retire a pele e desfaça-a com um garfo, ainda quente, juntamente com a manteiga. Acrescente os restantes ingredientes e amasse muito bem até obter uma massa bem homogénea. Deixe a massa descansar durante pelo menos 2 horas, tapada e num local morno e sem correntes de ar (dentro do forno ou do micro-ondas, por exemplo).

Depois tenda pequenas bolinhas (do tamanho de um ovo pequeno), pincele com gema de ovo e leve ao forno a cozer, pré-aquecido a 210ºC, cerca de 20 minutos, até que estejam bem douradinhas.

Dica: Para ser mais fácil tender as broas, molhe as mãos, retire o excesso de água e de seguida então forme bolinhas de massa, rolando pequenas quantidades de massa entre as palmas das mãos; desta forma a massa não se agarra tão facilmente às mãos. Repita esta operação quantas as vezes que achar necessário.

Share:

2 comments

  1. Que delícia. Não conhecia essa tradição.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/

    ResponderEliminar