Pão Sem Amassar de Castanha

 

Já há algum tempo que não fazia pão em casa…e que saudades que eu tinha… o cheirinho de pão acabado de cozer que inunda a nossa cozinha traz um conforto indescritível…

Esta receita, adaptada de uma do Célio da Sweet Gula, é tão fácil e resulta num pão de crosta estaladiça e irresistível, e miolo macio e delicado!  Tão perfeito que desapareceu num piscar de olhos…


Darkmood Photography, pão de castanha em cima de tábua de madeira envolto em pano de linho, ao fundo uma jarra de cerâmica com espigas de trigo e ouriços de castanha


Mulher a verter água com um jarro de ceramica grés numa taça com farinhas


mulher a cortar pão, dark mood photography

pao sobre uma tábua envolvo em panos de linho, com algumas fatias ao lado


Pão "Sem Amassar" de Castanha


Ingredientes:

400g de Farinha de Trigo T65

100g de Farinha de Castanha Secas e Boas

400 ml de Água, morna                 

1 c. chá de Sal fino

5g de Fermento de Padeiro Seco (ou 15g de Fermento de Padeiro Fresco)

 

Preparação:

Disponha as farinhas numa taça larga.

Adicione a água morna às farinhas, bem como o fermento e o sal (se usar fermento fresco, dissolva-o primeiro na água morna).

Mexa os ingredientes com uma colher de pau em movimentos circulares, sem amassar, e o tempo suficiente para que a farinha absorva a água.

Cubra a taça com um pano e deixe levedar durante 2 horas.

Coloque a panela de ferro onde vai cozer o pão dentro do forno e pré-aqueça o forno a 250ºC.

Transfira a massa levedada para uma superfície ligeiramente enfarinhada. Com as mãos abra ligeiramente a massa e dobre cada uma das extremidades em direção ao centro. Dobre a massa ao meio e de seguida dobre novamente ao meio e no sentido oposto (se necessário polvilhe com um pouco de farinha, mas o mínimo possível, pois quanto mais farinha adicionar, mais pesado e massudo vai ficar o pão). Tente formar uma bola com a dobra para baixo e coloque sobre uma folha de papel vegetal enfarinhada ou dentro de um cesto de fermentação (este torna o processo de transferir a massa para dentro da panela muito mais fácil).

Quando o forno atingir a temperatura, transfira a massa para dentro da panela, usando o papel vegetal ou invertendo o cesto de fermentação (deverá ter muito cuidado para não se queimar, pois a panela irá estar muito quente). Sobre a massa faça uns cortes usando uma lâmina ou uma faca bem afiada.

Coloque a tampa na panela e leve ao forno durante 25 minutos. Passado esse tempo, retire a tampa e baixe a temperatura do forno para os 220ºC, deixando o pão cozer por mais 15 minutos ou até ficar bem dourado.

Retire a panela do forno e deixe que arrefeça um pouco. Retire o pão da panela e deixe arrefecer antes de cortar.


Tags:

Share:

0 comments