Novembro é mês de ... Castanhas!

 

Castanha em destaque, com ouriço de castanha em fundo, darkmood photo


E de repente Novembro chegou… devagarinho, como um velho amigo, e sem cerimónias entrou e sentou-se á mesa. À sua espera temos a simplicidade de dias normais e uma mesa cheia de conforto.

Diz o ditado “novembro à porta, geada na horta”, e por isso nós vamos recebê-lo no quentinho e conforto dos nossos lares. Vamos observar a chuva, absorver o cheiro da terra molhada, vestir roupas quentes, beber bebidas fumegantes e comer bolos acabadinhos de sair do forno…  contemplar paisagens de tons castanhos e percorrer ruas inundadas do cheiro de castanhas assadas…

Castanhas! Talvez por ser um fruto que tanto simboliza o outono e a chegada do mês do novembro, eu e a Elsinha não tivemos dúvidas nenhumas na sua escolha para brilhar como #oingredientedomes!  Estava escolhido desde que nos decidimos juntar para ver renascer este desafio. Não podia ser outro. Não há casa portuguesa que as dispense, mais que não seja cozidas ou assadas.


Potino com castanhas e ouriços de castanhas, darkmood photo chestnuts



A castanha apesar de ser um fruto sazonal, já se encontra facilmente no mercado todo o ano, descascada e congelada. Podemos ainda desfrutar do seu sabor e tirar partido das características nutricionais usando a castanha pilada ou em farinha. Desta forma, podemos facilmente desfrutar do seu sabor característico, e incluí-la mais frequentemente na nossa alimentação diária.

As castanhas são um ingrediente com antiga tradição na culinária portuguesa e que muitas vezes substituiu a batata e o pão em alturas de escassez, tendo dado origem a uma enorme variedade de pratos na gastronomia tradicional.

É um ingrediente muito versátil, podendo ser utilizado como acompanhamento de pratos principais, na confeção de sopas e guisados, e mesmo na produção de pão, sobremesas, bolos e biscoitos. Uma vez que a castanha não tem glúten torna-se uma excelente opção na dieta dos celíacos.

Tendo a certeza de que este ingrediente vos irá inspirar, lançamos de novo o convite: juntem-se a nós, e até ao último dia do mês de novembro, inclusive, tragam uma receita, talvez aquela que tantas vezes tem ficado em lista de espera, ou aquela que repetem vezes sem conta nas vossas cozinhas sem que lhe tivessem dado o devido destaque, ou a outra que é de família, a que tem um segredo, aquela que desperta memórias… A única regra é que tenha castanha, seja na sua forma fresca, pilada ou em farinha! Deixamos ao vosso critério e ao sabor da vossa inspiração.

No final do mês, temos a promessa de uma mesa recheada de coisas boas, onde nos vamos poder juntar todos, a celebrar uma paixão que nos une: a culinária!

 

Boas receitas!


Share:

0 comments