Bolinhos de espinafres, bacon e queijo

Assim que bati com os olhos nuns bolinhos que encontrei no blog Pitadas e colheradas, tive que os fazer! Os primeiros que fiz ficaram muito maçudos....claramente abusei da quantidade de espinafres, e para piorar a farinha não cresceu, resumo: correu um bocadito mal. Mas estava decidida a voltar a fazê-los. E ainda bem que voltei! :) Que maravilha, que delicia! A pequenada adorou! São ótimos para levar por exemplo para um pic-nic, para os lanches dos pequenotes, para servir como entrada, como saída, como quiserem, porque são ótimos!! Façam-os!


Como a primeira experiência tinha corrido mal, alterei um pouco as quantidades dos ingredientes, estas são as que usei desta vez.

Ingredientes:
250 gr farinha com fermento
2 ovos
20 cl de leite
100 gr de queijo parmesão ralado
1 fio generoso de azeite
100 gr de bacon aos bocadinhos pequenos
100 gr de espinafres
sal e pimenta q.b.


Preparação:
Comece por colocar água a ferver com um pouco de sal. Lave os espinafres e retire os pés dos mesmos deixando apenas as folhas. Depois verta a água já fervida por cima das folhas e deixa-se a cozinhar. Numa frigideira coloque um pouco de azeite e quando estiver quente junte os bocados de bacon. Quando estiverem bem dourados reserve em papel absorvente. Numa taça coloque a farinha, o leite, os ovos e o azeite e mexa tudo muito bem. Tempere com um pouco de sal e pimenta. Agora falta juntar os ingredientes principais: espinafres, bacon e queijo ralado; e mexa muito bem. Antes de juntar o espinafre retire toda a água que o espinafre absorveu; pode utilizar um passador para espremer bem os espinafres contra a rede do passador.
Em formas individuais coloque papel vegetal e deite a massa anterior em cada forma.
Vai ao forno durante 20 minutos a 180º ou até ficarem dourados.


Bom apetite!

Share:

4 comments

  1. Olá Marta,
    Já fiz os bolinhos 3 vezes e ficaram uma delicia.
    Obrigada pela partilha.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom Raquel. Fico muito feliz que tenhas gostado :)
      Muito obrigado pelo teu comentário!
      Beijinhos
      Marta

      Eliminar