Broas de Abrantes
Esta receita foi gentilmente cedida pela minha sogra.
A minha sogra é Beirã, de uma aldeia chamada Milriça, que pertence a Vila de Rei. Bem pertinho do centro geodésico de Portugal, que para quem não sabe, é o nome dado ao centro de Portugal.
É uma aldeia/vila de gente trabalhadora, de negócios de família, das lojas, cafés e mercado que se enchem de pessoas ao Domingo depois da missa. Terra de clima austero de Verão e de Inverno (3 meses de Inverno, 9 meses de Inferno, diz o povo).
É de lá que vêm os almeirões, com que gosto tanto de fazer saladas, de onde vem o azeite com que cozinho, e tantas outras coisas, conforme a época do ano. A minha sogra é uma mulher do campo, que ama a terra e o que ela dá. E uma mulher com uma "mão para a cozinha" como poucas pessoas que conheço.
E são dela estas broas maravilhosas!
Ingredientes (rendeu cerca 120 broas):
1 Lt de água
750g de açúcar amarelo
1 Kg de farinha sem fermento
1 frasco pequeno de doce de gila
1/2 Lt de azeite
100g de erva doce
2 c.chá canela
1 pitada de sal
100g de miolo de nozes (partidas miudinhas)
Preparação:
Junte todos os ingredientes, com a excepção da farinha, e leve ao lume até levantar fervura. Retire do lume e junte a farinha, mexendo muito bem com uma colher de pau. Leve de novo ao lume para enxugar, sensivelmente 2/3 minutos, e vá mexendo a massa com cuidado até que se descole das paredes do tacho; depois retire e coloque em cima de uma base. Deixe arrefecer um pouco, mas ainda enquanto quente molde as broas, pequeninas, com as palmas das mãos. (sugestão de apresentação: dê uns golpes em xadrez com as costas de uma faca, ou espalme um pouco com os dentes de um garfo). Coloque-as num tabuleiro polvilhado com farinha e leve ao forno forte para alourarem um pouco (eu pus o meu forno no máximo - 250º) cerca de 15 minutos. Retire-as e salpique-as com açúcar.
7 comments
Que lindas amiga,vou guardar a tua receita,maravilha bjokinhas e Bom Natal ;-D
ResponderEliminarTêm um excelente aspecto! Gostei!
ResponderEliminarAproveito e deixo votos de um Feliz Natal junto de quem mais gostas!
Obrigado lindas! Um feliz natal! muitos aromas bons nos vossos sapatinhos!
ResponderEliminarOlá!
ResponderEliminarEstas broas são óptimas ;)
Costumo fazer todos os anos mas este ano ainda não as fiz... talvez hoje...
Ainda tenho lá algumas que a minha mãe me levou ;)
Bjs e Feliz Natal!
São muitooooooo boas! Este foi o primeiro ano que as fiz, até porque normalmente a minha sogra faz sempre a contar connosco. Mas gostei muito de as fazer e comer! ihhihi Ainda por cima têm a vantagem de serem realmente fáceis de fazer.
ResponderEliminarBeijinho e obrigado pelo comentário.
E Feliz Natal
São maravilhosas as broas de Abrantes....A minha mãe é de lá e conheço bem esta delicia.
ResponderEliminarSão verdadeiras delícias! :D
Eliminar