Bolo de Fécula

Há coisas de que se gosta muito, e há outras que se gostam ainda mais!
Eu já aqui disse que não sou grande apreciadora de bolos, sou mais de biscoitos e bolachas.
Mas este bolo quase que me faz mudar de ideias...
Aqui há uns dias, precisava fazer um bolo para o meu pimpolho mais velho levar para a escola... não queria que ele levasse daqueles que se compram nas padarias que sabem sempre ao mesmo, e que na minha opinião são caríssimos... mas no entanto queria que ele levasse qualquer de diferença e bom.
Pesquisei, intrusei aqui e ali, e encontrei um que me ficou na retina... e fiz....
Ele voltou com a palavra de que todos tinham adorado o bolo, e que tinham mandado os parabéns...
Fiquei logo com imensa vontade de o voltar a fazer! Queria muito prová-lo.
E a oportunidade surgiu, quando a minha mãe me pediu para fazer um bolo para um encontro de amigos em casa dela. Perfeito!
Felizmente sobrou um bocadinho para eu provar e vos poder mostrar esta maravilha!
O bolo é da autoria da Leonor do Flagrante Delícia, e a ela agradeço a partilha desta pequena doce maravilha.
A apresentação dela é maravilhosa, recomendo vivamente, a quem ainda não viu, que veja.

Tenham um doce fim de semana!






Ingredientes:
8 ovos
250g de açúcar
160g fécula de batata
Para o creme:
400ml de natas
600ml de leite
6 gemas
200g de açúcar
80g de amido milho (farinha maizena)
casca de limão
Para cobrir:
amêndoa lascada

Preparação:
Pré aqueça o forno a 180º.
Unte com manteiga e forre com papel vegetal duas formas com cerca de 22 cm de diâmetro.
Bata as gemas com o açúcar durante cerca de 15 minutos, ou até que tripliquem de volume e estejam esbranquiçadas.
Bata as claras em castelo. Misture 1/3 das claras nas gemas, batendo até que esteja homogéneo. Misture as claras restantes, com cuidado, usando uma espátula.
Peneire a fécula sobre a massa, aos poucos, misturando suavemente.
Divida a massa pelas duas formas e leve a cozer durante cerca de 15/20 minutos ou até que inserindo um palito no centro do bolo este saia seco. Retire do forno e deixe arrefecer completamente antes de desenformar.

Preparação do creme pasteleiro:
Misture o açúcar com o amido de milho, um pouco de leite e as gemas. Misture o restante leite com as natas e a casca de limão num tacho e leve ao lume até ferver. Verta sobre a 1ª mistura, mexendo bem, e leve de novo ao lume, mexendo regularmente, até ferver e engrossar. Retire do lume, coloque numa taça e tape com película aderente, colocando a película mesmo sobre o creme, para evitar que se forme uma crosta na superfície. Refrigere até arrefecer.

Montagem:
Coloque uma parte do bolo num prato, espalhe por cima uma porção do creme e coloque a outra metade do bolo em cima. Cubra completamente o bolo com creme e depois com a amêndoa.

Nota: Fiz só meia receita do creme.

Tags:

Share:

13 comments

  1. Agora fiqeui como tu bastante curiosa e confeso que também nao sou mt de bolos mas esta receitinha vai comigo.

    parabens amioga ficou 5*, obrigado pela partilha.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Tambem sou como tu, gosto mais de bolachas de que bolos, mas esse ficou muito tentador. Achei a decoração linda!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Pois eu gosto de uma bela fatia de bolo, e este deve ser delicioso. Bem fofo e essa amêndoa crocante por cima.... que maravilha
    Um beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  4. EU CÁ SOU MAIS DE SEMIFRIOS E COMPANHIA.
    MAS ESSE TU BOLO FICOU COM UM ASPECTO BEM GOSTOSO, GOSTEI DA AMENDÓA POR CIM , FICOU LINDO.
    BOM FIM DE SEMANA.
    BJS

    ResponderEliminar
  5. Ficou lindo este bolo e deve ser tao bom... :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. q aspecto fofinhO! :D ja tinha visto a receita, até comprei fecula de batat, mas ainda nao me aventurei.. pode ser q seja da proxima :) bjs*

    ResponderEliminar
  7. Olá a todas,
    o bolo é realmente muito bom, vale claramente a pena o tempo que se investe nele. A recompensa vem no fim!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Ando curiosa com a fécula nos bolos :).. Parece-me mto bem
    beijoca

    ResponderEliminar
  9. Xana fica muito bom. Experimenta que vais gostar certamente.
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Estes bolos de fécula de batata, levam-ma a recuar muitos anos... a empregada da minha avó fazia um fantastico! Eu tb já experimentei fazer e continuo a adorar

    ResponderEliminar
  11. pode-me dizer se o bolo leva fermento?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,
      o bolo não leva fermento. Neste caso o que vai fazer com que o bolo cresça é o facto de bater muito bem as gemas com o açúcar e depois o incorporar das claras em castelo. Deve-se incorporar com muito cuidado para que as claras e a gemada não percam o ar que foi intruzido quando se bateu, para que o bolo cresça e fique muito fofinho.
      Este bolo é delicioso. Espero que o decida fazer e goste.
      Obrigado pela visita
      Beijinhos
      Marta

      Eliminar