Compota de Pêra, Maçã e Pêssego com baunilha

Tenho saudades de comer fruta acabada de colher das árvores. Quem teve a felicidade de o fazer sabe do que falo...quem ainda o faz sabe o prazer que é......
Este ano recebi muita fruta. Foram pêras, maças gala, maças reinetas, pêssegos, figos....tanta e tão boa.
Algumas acabaram deliciosamente envoltas em açúcar a borbulhar dentro de uma panela! Compotas... Arte de saber esperar... Depois de ler e reler receitas, e de fazer algumas, acabo com a ideia que metade do sabor das compotas está no empenho e paciência que lhe dedicamos...
Esta compota foi feita com os "saldos" deste verão.



Ingredientes:
1Kg de fruta variada (usei maça gala, maçã reineta, pêssego e pêra)
1Kg de açúcar
1 vagem de baunilha

Preparação:
Leve ao lume a fruta com o açúcar (eu pus menos que o Kg, embora corra o risco do doce não se conservar durante muito tempo) e a vagem de baunilha aberta ao meio. Deixe cozinhar em lume muito brando durante cerca de 1 hora. Findo este tempo, retire a vagem de baunilha e passe a fruta com a varinha mágica. Deixe cozinhar até atingir o ponto de estrada*.
Retire do lume e coloque a compota ainda quente em frascos esterilizados** e feche muito bem. Vire os frascos com a tampa para baixo de modo a criarem um vácuo natural que ajuda a conservar o doce. Deixe repousar por 24 horas antes de virar os frascos e de os arrumar.


*-Ponto estrada - coloque um pouco de doce num prato e passe-lhe com o dedo ou a ponta de uma faca. Se abrir uma "estrada" que não se feche de imediato está pronto.
** - frascos esterilizados - Lave muito bem os frascos e as tampas com água e sabão. Mergulhe os frascos abertos em água a ferver por 10 minutos. Escorra e leve a secar em cima de uma pano de cozinha, sem limpar para as fibras do tecido não aderirem ao vidro.

Mas antes desta também houve lugar à pêra como estrela principal:

e maçã reineta e pêssego:


Todas maravilhosas!...

A base é sempre igual: 1kg de fruta para 1kg de açúcar, juntar alguma especiaria a gosto, e demorar ao lume.

Share:

1 comments

  1. Electrode pads of two varying frequencies are employed.
    The ab exercise equipment that has been rated variety
    1 is the Ab Coaster Professional.

    Here is my web-site; flex Mini

    ResponderEliminar