4 de outubro de 2010

Pão Fofo

Yum
Simplesmente adoro pão. Integral, caseiro, com sementes, doce, de todas as cores, feitios e sabores. Por isso a máquina de fazer pão foi a última aquisição da minha cozinha, e devo dizer que não tem parado! Fica aqui uma sugestão.

Ingredientes:
400ml de água
250g de farinha integral
400g de farinha branca
1 c.c. de sal
50g de fermento de cerveja (usei fermento vahiné-5g)
2 c.s. de azeite
(eu acrescentei ainda sementes de linhaça)

Preparação (máquina fazer pão):
Introduza primeiro na cuba os líquidos (eu amornei a água) e depois as farinhas e o fermento. Seleccione o programa normal.

Preparação (à mão):
Leve a ferver a água. Coloque numa grande tigela a farinha integral e o sal, e junte a água a ferver. Cubra com um pano e deixe repousar durante 1 hora. Derreta o fermento num pouco de água morna, deite-o numa tigela e de seguida junte o preparado da farinha integral e também a farinha branca e o azeite. Amasse muito bem até a massa se despegar das paredes da tigela. São necessários pelo menos 5 minutos. Cubra este preparado com um pano e deixe levadar em temperatura ambiente durante cerca de 2 horas. Findo este tempo trabalhe novamente a massa. Deixe novamente levedar durante 1 hora. Leve ao forno a 230ºC durante 45 minutos (se tiver tendência para queimar, diminua um pouco a temperatura). 
Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...