Compota de Ameixa Preta

 

A semana passada, o meu cabaz da PROVE Alenquer, vinham umas ameixas.

Não posso dizer que sou apreciadora de ameixas, pelo menos ao natural. Prefiro conjugar o seu sabor com outros ou então aproveitar o seu sabor fresco e levemente ácido para sobremesas.

Aqui há umas semanas, fiz um Gelado de Ameixas Brancas mas desta vez preferi fazer uma simples compota; simples, muito pouco doce, com um travo forte a lima, que pessoalmente gostei muito.  Regra geral não aprecio compotas, porque as acho demasiado doces, por isso esta quase não tem açúcar. Para os mais gulosos não será certamente o seu doce de eleição, mas ainda assim acho que o vão apreciar como acompanhamento de requeijão, numas panquecas ou numas papas de aveia.

 

A receita que trago rende cerca de 250g de doce, e eu aconselho a ser consumida no máximo até 1 semana após a sua preparação, refrigerada. O açúcar é o agente conservante das compotas, e esta por não ter quase nenhum, não se vai conservar por muito tempo.

 

Espero que gostem!

 

Compota simples, muito pouco doce, com um travo forte a lima



Compota simples, muito pouco doce, com um travo forte a lima


Ingredientes:

500g de Ameixas Pretas

2. c. sopa de Açúcar

Raspa de 1 Lima

Sumo de ½ Lima

 

Preparação:

Corte as ameixas em pedaços pequenos. Coloque os pedaços de ameixa, o açúcar, a raspa e sumo de lima num tachinho e leve a lume brando. Quando a mistura começar a fervilhar, diminua a intensidade do lume e deixe cozinhar até obter uma mistura espessa.

Coloque a compota num frasco esterilizado e tape.  Mantenha a compota refrigerada quando não estiver a ser usada.

 

Notas:

  • Pode colocar as ameixas com os caroços, retirando-os depois da compota pronta. Os caroços têm pectina e vão ajudar a compota a gelificar melhor.
  • Se não quiser consumir esta compota de imediato, coloque a compota quente no frasco, tape, e vire o frasco com a tampa para baixo. Desta forma irá criar vácuo no frasco e a compota vai-se conservar durante mais tempo. Ainda assim, como é uma compota com pouco açúcar, consuma num prazo curto de tempo.

Share:

0 comments