Caril de Camarão com Quiabos

 

Esta semana, no cabaz da Prove Alenquer, recebi uns quiabos.

Nunca tinha cozinhado quiabos, por isso pedi algumas sugestões, e fiz algumas pesquisas.

Muito apreciado na gastronomia brasileira e africana, este fruto é famoso por seu sabor, bem como pelas suas propriedades e benefícios. É um fruto supernutritivo, de baixo índice glicêmico e alta concentração de fibras.

São várias as sugestões que encontramos numa pesquisa rápida, além das receitas mais tradicionais como o Frango com Quiabos ou a afamada Muamba…  mas vi um Caril de Camarão com Quiabos que captou a minha atenção e acabei por adaptar.

O sabor delicado do quiabo confere ao caril um sabor apimentado subtil que me agradou particularmente, tornando-se diferente para melhor.


Espero que gostem!

 







Ingredientes:

3 c. de sopa Azeite

300g de Quiabos

1 Cebola, picada finamente

2 dentes de Alho, picados finamente

1 c. de chá de Gengibre em Pó

1 c. de chá de Cominhos

1 c. de chá de Coentros em Pó

½ c. de chá de Açafrão-da-índia

½ c. de chá de Canela em Pó

100g de Tomate, em pedaços

200ml de Leite de Coco

Pimenta & Sal, a gosto

500g de Miolo de Camarão

1 molhinho de Coentros Frescos, picados

Arroz Basmati, cozido, para acompanhar

 

Preparação:

Aqueça o azeite numa frigideira e adicione os camarões. Salpique com umas pedrinhas de sal e cozinhe até estarem rosados. Retire e reserve.

Coloque agora na frigideira os quiabos cortados em pedaços. Deixe cozinhar durante cerca de 4 minutos. Retire-os e reserve.

Ainda na mesma frigideira, coloque a cebola e os alhos picados, e deixe cozinhar em lume brando até a cebola amolecer. De seguida acrescente o tomate e as especiarias e envolva. Deixe cozinhar uns minutos, em lume brando, e tempere com um pouco de pimenta e sal.

Acrescente o leite de coco e envolva. Deixe apurar durante um minuto ou dois, e por fim adicione o camarão e os quiabos. Prove e retifique temperos se necessário.

Sirva acompanhado com arroz Basmati e salpique com os coentros frescos.


Nota: Os quiabos têm uma consistência gelatinosa, se não apreciar, basta colocar o fruto de molho em água com limão, durante 30 minutos, antes de cozinhar.





Share:

0 comments