29 de outubro de 2010

Enroladinhos de canela

Yum
Receita que eu encontre com canela é quase certo que acabo por fazê-la. Não resisto! Adorooooooo canela: o cheiro, o sabor, a cor!
Aqui há uns tempos encontrei no blog da Colher de Pau, uma receita de enrolados de canela, simplesmente maravilhosa! Não descansei enquanto não a fiz. A primeira vez  foi para um lanche delicioso com uns amigos. Desta vez alterei a apresentação, mas o sabor, esse continuou igualzinho!


Ingredientes:

Para a massa:
125 ml de leite morno
1 saqueta de fermento granulado (usei Vahiné)
2 colheres de sopa de açúcar
1 ovo batido
2 chávenas ( chávena usada com 230ml de capacidade) de farinha sem fermento
60g de manteiga
Leite ou gema para pincelar

Recheio:
60g de manteiga derretida
60g de açúcar
2 colheres de chá de canela

Cobertura: (não usei)
50ml de leite
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de canela

Preparação:
A massa fiz na MFP: coloquei os ingredientes todos e programei para amassar. No caso de usar robot de cozinha use a pá de plástico, ou se for na batedeira use o gancho. Misture a farinha com o fermento, depois adicione  a manteiga, o leite morno, o açúcar e o ovo. Bata tudo na máquina durante alguns minutos até a massa formar uma bola macia e elástica. Poderá ser necessário juntar um pouco mais de farinha ou de líquido.
Transfira para uma tigela e tape com papel aderente. Coloque num local quente e deixe levedar durante cerca de 40 minutos. No caso de fazer na MFP é deixar a máquina completar o programa.
 
Ponha a massa na bancada da cozinha previamente polvilhada com farinha e estenda a massa de modo a formar um rectângulo grande. Faça o recheio misturando a manteiga derretida com o açúcar e a canela. Espalhe a mistura sobre metade da superfície da massa e sobreponha sobre esta a outra metade da massa. Depois corte ao meio, e em seguida corte às tiras. Enrole estas tiras e dê um nó. Pincele os enrolados com leite ou gema e deixe levedar mais 30 minutos longe das correntes de ar.

Aqueça o forno a 180ºC. Forre um tabuleiro de ir ao forno com papel vegetal ou utilize uma placa de silicone. Leve ao forno por 30 minutos ou até estarem dourados.
Entretanto prepare a cobertura levando o leite a aquecer com o açúcar e a canela até começar a ferver. Deixe arrefecer e assim que retirar os enrolados do forno pincele-os com a cobertura.



São ótimos ainda quentinhos!
 
 

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...