Lulinhas Recheadas com Espinafres e Arroz

Esta foi a primeira vez que recheei lulas.
Costumo comprar as lulas previamente recheadas.
Desta vez, e como queria recheá-las com espinafres e arroz, a única solução era fazer a receita de raiz.



Gostei bastante do resultado, ficaram bastante saborosas, mas é uma receita relativamente trabalhosa. Ainda mais se torna, se comprarem lulas de um calibre pequeno, como eu fiz…. trabalhoso e demorado.
Por isso, desde já deixo o conselho, se decidirem fazer lulas recheadas comprem um calibre grandinho!

Mas valeu claramente o esforço :)





Ingredientes (4 pessoas):
700g de Lulinhas limpas
150g de Folhas de Espinafres Frescas
1 chávena de Arroz Carolino Pato Real©, cozido
2 Tomates, pelados e partidos em pedaços
2 Cebolas, picadas
4 dentes de Alho, picados
1 folha de Louro seco
200ml de Vinho Branco
1 c. sopa de Amido de Milho (Farinha Maizena©)
Sal & Pimenta recém-moída
Azeite q.b.
Coentros, picados
Raspa de Limão (opcional)

Preparação:
Comece por arranjar as lulinhas, separando os tentáculos da bolsa. Lave tudo muito bem, e seque para retirar o excesso de água. Corte os tentáculos em pedaços pequenos. Reserve.
Num tacho coloque um pouco de azeite, e deixe aquecer. Junte uma das cebolas picadas, dois dentes de alho e a folha de louro. Deixe refogar até que a cebola fique translúcida. Junte um dos tomates, e deixe cozinhar mais um pouco. Junte os tentáculos, refresque com um pouquinho de vinho branco, e deixe cozer em lume brando. Quando estiverem cozidos retire a folha de louro, junte-lhes as folhas de espinafres, e envolva. Deixe cozer mais um pouco, até que os espinafres estejam tenros. Retire do lume e junte o arroz. Envolva tudo muito bem.
Recheie as bolsas das lulinhas com o preparado e feche-as com a ajuda de um palito.
Num tachicho leve a refogar a outra cebola e os restantes dentes de alho, num pouco de azeite. Quando a cebola estiver translúcida junte o outro tomate pelado, e deixe cozinhar um minuto ou dois. Refresque com um pouco do vinho branco e deixe fervilhar por um minuto. Coloque as lulinhas recheadas no refogado, regue com o restante vinho e deixe cozinhar, em lume brando, durante cerca de 20 a 30 minutos.
Quando estiverem prontas retire as lulinhas do molho, e com a varinha mágica triture-o. Coloque o amido de milho numa tacinha, e junte 2 colheres de sopa do molho das lulas. Mexa muito bem e energicamente, para que não ganhe grumos. Junte este preparado de volta ao molho e deixe cozinhar até que o molho engrosse ligeiramente.
Coloque as lulinhas num prato de servir, regue com o molho, e salpique com um pouco de raspa de limão e coentros picados.

Sirva de imediato.

Share:

12 comments

  1. Adoro, adoro adooooro lulas recheadas, já há muito tempo que não faço, porque só tenho lulas pequenitas em casa, mas tenho mm vontade de comer umas!!
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) a próxima vez que fizer também vou escolher umas maiorzinhas!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Dá trabalho é verdade mas nem se podem comparar à de compra!! 10 a 0!! As tuas ficaram SUPER apetitosas!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem lugar a dúvidas! ficam MUITO melhores.
      Beijinhos e obrigado

      Eliminar
  3. Adorei a receita, eu sou uma fã de lulas recheadas que embora dê trabalho, ficam sempre muito saborosas :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
  4. A apresentação está muito bem! E a receita também deve ser muito boa! Eu é que tive há uns anos uma péssima experiência com lulas num restaurante! Estavam tão más, mas tão más que fiquei de tal maneira enjoada que durante muito tempo não pude ver lulas à minha frente, nem sequer pensar nelas! Já consigo comer assada no forno, nada mal! Pode ser que um dia recupere do trauma! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essas experiências assim são muito chatas realmente. Eu felizmente não me recordo de nenhuma situação desse género e ainda bem...
      Se tivesses comido estas não terias esse trauma de certeza ;)
      Beijocas grandes

      Eliminar
  5. Minha querida,
    Já tinha lido este post ontem e já fotografei para reproduzir.
    Se há coisa que cá em casa todos amamos, são lulas e destas, assim pequenas, por isso, para mim, receitas boas, mesmo que sejam trabalhosas, não importa, pois há que evoluir e ser paciente e não optar sempre pela easy road :)).
    Aprovadissima sugestão Marta!
    Beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom!
      Eu também gosto mais assim pequeninas, mas para rechear dá mesmo um bocadito de trabalho. E sendo a primeira viagem deste marinheiro nestas lides de rechear lulinhas, o trabalho foi suado!
      Obrigado minha querida, fico feliz que tenhas gostado da sugestão
      Beijocas

      Eliminar
  6. Como já disse no facebook, nunca experimentei rechear lulas - nem sequer alguma vez as provei recheadas. Mas é um prato muito agradável que faz render um pouco mais as lulas, que bem precisam, sendo tão caras! Essa mistura de arroz e espinafres para o recheio parece-me bem :)

    ResponderEliminar