Coroas de Tomate Seco e Pesto

Já aqui confessei, e por várias vezes, que sou apaixonada por pão.
E não é só de o comer. Adoro por as mãos na massa e fazer o meu próprio pão. Adoro!
O prazer de amassar, de esperar que a massa leveda, dar forma e depois cozer, é indiscritível. O cheirinho que fica na cozinha quando o pão está cozido é mágico.
Durante muito tempo fiz o pão que comíamos. Deixava a máquina de fazer pão programada e de manhã quando chegava à cozinha tinha um pãozinho fresco e delicioso à nossa espera! O prazer de comer pão acabado de fazer onde a manteiga se derrete gulosamente, é bom demais.
Hoje em dia já não o faço…com alguma pena. Mas a máquina começou a falhar de vez em quando, e confesso que me irritava muito ver o pão que ficava sempre agarrado ás pás da cuba, e que acabava por fazer com que não se conseguisse aproveitar muito bem a totalidade do pão.
Agora faço pão no forno de vez em quando, tornando assim a ocasião mais especial.
Estes coroas vieram fazer isso mesmo, tornar uma tarde que teria tudo para ser banal numa tarde super especial. São absolutamente divinais!
O toque do sal de Pele de Tomate torna-as únicas e irresistíveis. Uma verdadeira tentação!
Espero que gostem da sugestão.







Ingredientes (4 coroas pequenas):
250g de Farinha de Trigo T65 (farinha p/ pão)
3g de Fermento Biológico Seco
1 c. chá de Azeite
1 c. café (mal cheia) de Sal Fino
1 c. café (mal cheia) de Açúcar
125ml de Água, morna
4 pedaços (±35g) de Tomate Seco ao Sol em Azeite
4 c. sopa de Pesto
1 pitada de Sal de Pele de Tomate (veja receita aqui)




Preparação:
Dissolva o fermento e o açúcar na água morna. Na bancada de trabalho, coloque a farinha, previamente misturada com o sal, faça uma cova no centro e coloque a água e o azeite.
Amasse a massa durante pelo menos uns 10 minutos. Poderá ter de adicionar mais água, isso dependerá da qualidade da farinha. A massa deverá ficar elástica e macia.
Amasse em forma de bola e coloque num recipiente polvilhado com farinha. Polvilhe a bola de massa com farinha também, tape com um pano, e reserve num local quente, durante cerca de 2 horas, até que dobre de volume.
Num processador de alimentos, pique os pedaços de tomate seco, previamente escorridos.
Depois da massa levedar, retire-a da taça, e coloque-a sobre a bancada de trabalho levemente enfarinhada. Abra uma cova no centro da massa e junte o tomate seco picado. Amasse bem até que o tomate esteja bem distribuído e incorporado na massa.
De seguida divida a massa em quatro partes iguais e, sobre a bancada de trabalho levemente enfarinhada de novo, estique os pedaços de massa, formando retângulos.
Espalhe uniformemente uma colher de pesto pela superfície de cada retângulo de massa e depois enrole como se fosse uma torta. Com uma faca afiada corte os rolos ao meio no sentido do comprimento, e depois entrelace as duas metades entre si, mantendo a face do corte para cima, e comprima as extremidades. Enrole as tranças formando pequenas coroas, e coloque-as num tabuleiro, forrado com papel vegetal ou folha de silicone. Tape com um pano, e deixe levedar outra vez, cerca de 30 minutos.
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Findo o tempo de levedar a massa, retire o pano, pincele com um pouco do azeite onde estão conservados os tomates (cerca de 1 colher de sopa) e leve-as ao forno por cerca de 20 a 30 minutos, até que estejam cozidas e douradinhas.
Retire do forno, e transfira as coroas para uma grade. Ainda quentes pincele com mais um pouco do azeite dos tomates e salpique com uma pitada de Sal de Pele de Tomate.

Pode servir quentinhas, a crepitar, ou pode deixar arrefecer por completo, se resistir.

Share:

8 comments

  1. Essas coroas ficaram lindíssimas.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/08/pao-saloio-caseiro-recheado-com-alheira.html

    ResponderEliminar
  2. Já fiz pão com tomate seco e adorei, quanto ao pesto provei uma vez e não apreciei muito, mas estou a pensar em lhe dar mais uma hipótese.
    Essas coroas ficaram lindas.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não costumo uso com regularidade pesto, mas nestas coroas ficou particularmente agradável, até pela união com o tomate seco. Eu gostei mesmo muito, e esta é uma receita que vai ser repetida de certeza..
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Estão mesmo lindas! Pelos ingredientes que utilizaste deve ser maravilhoso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São mesmo Sandra. Os miúdos adoraram e já pediram para repetir a receita :)
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Não faço nenhuma massa lêveda há séculos, vai ter de ser para breve! Essas coroas já me deixaram com água na boca, tão apetitosas :)

    ResponderEliminar