Salada de Espinafres e Couscous

Finalmente chegaram os dias quentes.
Os dias estão longos, quentes, cheios de vida. Com eles vem a promessa das férias. O desejo de praia e piscina dos miúdos. A vontade de ter uns mais calmos e relaxados.

Eles já contam os dias, as horas, os minutos para o fim anunciado das aulas. Finalmente vão poder libertar-se de algumas rotinas diárias e desfrutar o Verão.



E também eu vou poder relaxar mais um pouco. Esta última semana foi particularmente dura. E não foi fisicamente… preciso de retomar energias.



E é na cozinha, entre tachos, e panelas, colheres de pau, e frigideiras, que encontro algum do meu equilíbrio… que me renovo. De momento preciso tanto de cozinhar como de comer para viver, para me sentir bem. Preciso deste espaço. Preciso de tirar fotografias. Preciso de continuar. Seguir em frente e sentir que existe um lugar onde posso voltar uma e outra vez, e onde me vou sentir bem…

E porque cozinhar é muito mais do que proporcionar bem-estar ao corpo, hoje trago uma refeição que me proporcionou uma saciedade total. Ao corpo e à alma. Simples e completo.



Ingredientes (2 pessoas):
¼ chávena de Couscous de sêmola de trigo duro
¼ chávena de Água
170g de Espinafres Baby
2 c. sopa de Amêndoa palitada
1 c. sopa de Caju ao natural
4 c. sopa de Azeite
1 c. sopa (mal cheia) de Vinagre de Vinho Tinto
Sal e Pimenta acabada de moer

Preparação:

  1. Num tachinho pequeno, coloque uma colher de sopa de azeite, a água, e uma pitada de sal. Leve ao lume e deixe levantar fervura. Retire do lume e junte o couscous. Tape o tachinho e deixe repousar por alguns minutos. Depois mexa com um garfo de forma a separar os grãos e obter uma mistura homogénea. Deixe arrefecer por completo.
  2. Numa frigideira coloque a amêndoa e os cajus, e torre-os ligeiramente.
  3. Numa tacinha junte o restante azeite e o vinagre. Misture bem.
  4. No prato de servir coloque os espinafres e polvilhe com o couscous. Regue com a misture de azeite e vinagre e termine com a amêndoa e caju.


Bom Apetite!

Share:

14 comments

  1. Ficou com um aspecto fantástico, perfeita para estes dias de calor.
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. EU então ando cá com um medooooo do fim das aulas!! O meu puto está ansioso por isso, por se ver de férias em casa e descansadinho, sem ter de acordar cedo e fazer TPC e andar de um lado para o outro. Mas eu conheço-o bem e após a primeira semana de bliss, o rapaz vai andar a queixar-se de estar aborrecido. E eu com tanto para fazer, e um romance para escrever, e o blog, e o marketing do livro já publicado e, e, e... acho que vou dar por mim muitas vezes a atirar-me á fotografia de lindos pratos como este só para manter a sanidade mental e ter uns momentos de paz e sossego eheheheh. Que delicia de salada, esta!
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. oh querida e achas que és só tu que estás com medo?...me too...
      São todos iguais. Passa a primeira semana é um drama. A única coisa que muda é que não ando tão afogueada com horários apertados e tarefas à medida, e deixo de me preocupar tanto com o já estudaste? já fizeste os trabalhos de casa, e as refeições estão todas marcadas?... etc etc... consigo respirar um pouquinho mais devagar...
      Como se chama o teu livro?!

      Beijocas grandes!

      Eliminar
  3. Dias quentes aqui nem vê-los! Continua inverno! Mas saladas sabem sempre bem e fazem bem! Os meus espinafres estão quase no ponto para fazer salada! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui, entretanto, o tempo também já não está tão bom... está solinho, mas o vento decidiu fazer-se anunciar..mas comparado com o que tenho visto do tempo dos Açores, sim está melhor... espero que melhore entretanto, para puderes desfrutar dos teus espinafres e fazeres uma saladinhas bem deliciosas, como esta :)
      Beijocas grandes

      Eliminar
  4. Que aspecto maravilhoso com que ficou esta salada :)
    Adoro os ingredientes!
    Simples e tão saborosa.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  5. Querida marta,
    Por cá, surpreendentemente, também tem estado um tempo fenomenal e eu ando nas nuvens, a aproveitar todos os minutos para fotografar no jardim..
    Que bom seria se sempre assim fosse...
    Adoro saladas e também já lhes abri a caça esta semana e esta tua combinação agrada-me muito mesmo!!
    Um beijinho grande,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabe tão bemmmmmm estes dias mais quentes! parece que tudo corre melhor!
      Beijocas enormes

      Eliminar
  6. Que aspecto bom. Leve e saudável :)
    Beijinhos

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei mesmo muito desta saladinha Tânia. É leve e mesmo deliciosa. Uma receita a repetir sem dúvida.
      beijinhos

      Eliminar
  7. Não há melhor receita para acompanhar o texto! Essa salada é tão leve e adequada para estes dias :D

    ResponderEliminar