Julie & Julia & Eu



Ontem FINALMENTE consegui ter tempo para ver um filme que andava há muito para ver: Julie & Julia. AMEI.
Tinha ouvido falar vagamente do filme e que o enredo era sobre duas cozinheiras, mas não tinha a menor ideia da história nem tão pouco que era baseado em duas histórias verídicas. Tenho que dizer que me revi um pouco na Julie. Eu e certamente a maioria das pessoas que hoje têm blogues...
E hoje acordei com um necessidade extrema de falar sobre mim e o meu blog.
Desde que o criei dou comigo muitas vezes a pensar que se calhar não tem lógica eu ter um blog, ainda para mais sobre culinária; não sou, nem sei se alguma vez serei, uma Cozinheira. Mas sou um pouco como a Julie, alguém que gosta de cozinhar e a quem fazia falta um projecto; a quem dá um prazer desmedido ter amigos à mesa a comer, e ver o prazer dos meus filhos a comer algo que preparei... agora daí a ser uma Cozinheira, como é óbvio vai uma distância gigantesca; como eu, existe milhares de mulheres que se debatem por colocar comida em cima da mesa, a cada refeição a que a família e/ou amigos se juntam; mas nem por isso todas nós temos um blog... Por isso penso, o que raio me distingue da maioria dessas mulheres?... resposta: NADA.
Aqui há uns tempos, li num blog (peço desculpa mas já não me lembro onde) um comentário que mexeu comigo, dizia qualquer coisa deste género: -"A quem pensasse criar um blog de culinária, por favor que criasse algo de original e criativo, e que não se limitasse a ser um blog de postagens de receitas recriadas de outros tantos blogs ou livros ou revistas já existentes. Se não houvesse originalidade seria só mais um grão no pó já existente." Bolas...., isso é o que o meu blog é....afinal sou pó....
Mas depois pensei na razão pela qual criei o meu blog: durante anos fui seguidora anónima de blogues e sites de culinária em busca de receitas novas - porque sempre que me é possível não repito uma receita - e durante esse tempo foi nesses blogs de receitas comuns, tradicionais e pouco originais (na opinião de alguns), que encontrei receitas que levei à minha mesa. Então, há cerca de três meses, pensei, e porque é que eu não contribuo também?...Pode ser que alguém se inspire nalguma das minhas receitas tradicionais e pouco originais (ou não) que vou fazendo cá em casa. E assim foi, com a ajuda informática do meu marido e o seu apoio incondicional, decidi criar a minha cozinha virtual.
O balanço destes meses é francamente positivo, pelo menos para mim, porque finalmente tenho um projecto onde me sinto muito realizada. Tenho dias melhores outros piores, uns em que não me apetece nada cozinhar, outros onde vou de manhã para a cozinha e saio de lá há noite. Uns dias com receitas muito boas, outras que nem tanto... mas tenho de dizer que se já gostava de fazer coisas diferentes, desde que criei o blog então! Posso dizer que nunca tinha escalado peixe por exemplo, ou que por outro lado nunca tinha ouvido falar em cardamomo, e tantas outras coisas.... tantas... tenho enriquecido tanto!
É por isso que vou continuando aqui, com as minhas receitas, umas mais outras menos criativas ou inovadoras, mas estou por aqui, porque temos de começar por algum lado.
Não tenho a pretensão de chegar ao nível de muitos bons blogues dos quais sou seguidora, mas enquanto tiver coragem vou continuar aqui... Como é óbvio gosto de saber que o meu blog é visitado, lembro-me bem que nos primeiros dias andava sempre a ver se tinha comentários!... quando tive o meu 1º seguidor (EDU..meu querido amigo!) senti um enorme orgulho!...foi como se me tivessem atribuído um prémio!  :))) Quando uma amiga me disse que tinha feito uma das receitas que eu tinha no blog...bem ia explodindo de alegria - beijinho Ana!
Estou muito feliz de estar aqui! E gosto do meu blog! Espero que quem por aqui passa também goste!

"És a manteiga do meu pão, o sopro da minha vida!"


P.S.: O blog/projecto da Julie :  http://blogs.salon.com/0001399/

Share:

8 comments

  1. Eu também tenho um blogue " que é pó", que não actualizo tantas vezes quantas gostaria não tenho o talento para a cozinha que vejo em muitos outros sítios, mas também me dá um gozo imenso cozinhar! Também eu tenho aprendido coisas novas, e os pequenos grãos de pó que se juntam pela blogosfera fazem uma comunidade bem catita e com ideias bem saborosas! Somos um pó especial :)

    Beijos,

    Catarina (Vai uma fatia?)

    ResponderEliminar
  2. Olá,
    Já sigo o teu blog há uns meses e tenho a dizer que adoro!
    Eu também adoro experimentar receitas novas.
    Continua a mostrar-nos as tuas aventuras na cozinha. Tens aqui uma espectadora assídua!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Ola Marta,
    Eu gosto muito de visitar o teu blogue! :)
    E como disse a Moira no seu ultimo post, quando pomos um bocadinho de nos em cada post, fazemos um blogue unico, tal como cada pessoa e unica. E sim, cada um de nos nao e mais que um grao de areia no universo. Mas um grao de areia significante! :)
    Beijinhos
    Sofia

    ResponderEliminar
  4. Olá a todas! Obrigada pelas vossas palavras e carinho.
    Um beijinho enorme carregadinho de aromas bons!

    ResponderEliminar
  5. Olá linda! Continuo a seguir incessantemente o teu blog, e claro a tirar ideias para também eu surpreender o meu marido e o meu filhote (que diguemos de passagem não é um grande comilão....)!! Obrigada por te lembrares de mim (penso que sou eu!) e mais uma vez parabéns por este trabalho fantástico!!!!!!
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  6. Olá Ana! É claro que era a ti que me referia! Obrigado eu por seguires o meu blog, pelo teu apoio, e a tua amizade! Beijo ENORME!!!!!

    ResponderEliminar
  7. Parabens pelo blog e pelas receitas.
    Ainda não fiz nenhuma mas estou prestes a experimentar as broas de Abrantes e os fohados de bacalhau; embora eu tenha uma grande dificuldade em seguir receitas na integra há-de sair qualquer coisa parecida.
    Vim aqui parar atráves do anuncio que o João colocou no forum do Clube Deauville e ainda bem que o fez.
    Os meus cumprimentos
    Paulo Gomes
    e um abraço ao JotaP

    ResponderEliminar
  8. Olá Paulo, muito obrigado pelo comentário!! e fico muito feliz que tenha gostado do meu cantinho virtual. Escolheu duas receitas que gosto particularmente!
    Os seus cumprimentos ao Jota serão obviamente entregues! :)
    Feliz 2011, de boas curvas, e um beijinho carregado de bons aromas! ;)

    ResponderEliminar