Carbonara de salsichas

Aqui há uns tempos o meu maridão apareceu em casa com um livro debaixo do braço: Jamie Oliver - Cozinha na Itália. Foi quase como me sair a lotaria, juntar Jamie e cozinha italiana num só livro! Escusado será dizer que adorei o livro, e devorei cada receita com os olhos. Foi durante 2 noites o meu livro de cabeceira. 
Acho que ainda não tinha  dito aqui que gosto muito de Jamie Oliver. Adoro a maneira descontraída e simples com que cozinha.
A receita que trago é uma adaptação muito trapalhona de uma das suas receitas, mas mesmo não tendo sido fiel aos ingredientes usados por Jamie, acabei por adapta-la  por duas razões:
1º- o meu filhote mais novo adora massas
2º - o meu filho mais velho adora salsichas frescas.
Fica a sugestão/adaptação que devo adiantar, é sublime!


Ingredientes:
8 salsichas frescas de porco
400g de esparguete
azeite
sal e pimenta q.b.
4 gemas de ovos
100ml de natas 
100g de queijo parmesão
raspa de 1 limão
salsa picada a gosto


Preparação:
Comece por arranjar as salsichas: retire a pele às salsichas; depois, com as mãos molhadas, faça bolinhas de carne, do tamanho de berlindes. Aqueça uma frigideira e deite um bom fio de azeite. Cuidadosamente, frite as "almôndegas" de salsicha até estarem douradas. Enquanto isso ponha uma panela com água e sal ao lume e, quando estiver a ferver, junte o esparguete, e deixe cozinhar conforme as instruções do pacote.
Numa taça bata as gemas dos ovos, as natas, metade do parmesão, a raspa do limão e a salsa. Quando a massa estiver cozida, escorra, mas reserve um pouco da água da cozedura. Junte a mistura de ovos e as "almôndegas" com a massa e envolva bem. Se a massa começar a pegar acrescente então um pouco da água da cozedura. Polvilhe com o resto do parmesão e sirva de imediato!

E delicie-se!!!

Fonte: Jamie Oliver - Cozinha na Itália.

Tags:

Share:

3 comments