Alheira de Castanha com Ovos Mexidos {Chestnut Alheira with Scrambled Eggs}



Hoje não é uma receita que vos trago. Mas sim uma sugestão. Bem deliciosa!
Na minha ida a Trancoso, aquando da Feira da Castanha e Paladares de Outono de Trancoso, tive o prazer de voltar a estar com os meus amigos e antigos parceiros da Sweet Castanea. Embora o seu projeto infelizmente esteja em suspenso, a amizade que tenho por eles mantem-se e são pessoas com que me sinto privilegiada de poder privar e desfrutar da sua companhia. Fomos convidados a jantar com eles, eu e o meu marido, no seu Restaurante, O Retiro, e como entrada, de um jantar absolutamente divinal, comemos a melhor alheira de sempre! Uma alheira de Castanha! Isso mesmo, uma alheira de castanha, fabulosa, deliciosa, uma verdadeira tentação. Estas alheiras, bem como outros enchidos maravilhosos, são confecionadas pela Cbeal, uma empresa de cariz familiar, onde todos os produtos são elaborados utilizando processos de fabrico artesanais.
Posso afirmar que os enchidos são de elevada qualidade, pois como devem calcular não me vim embora sem vir fornecida com alguns – além de alheiras, trouxe chouriças e uma alheira de borrego que a dona teve a amabilidade de me oferecer. São enchidos que se diferenciam claramente pelos temperos, a cura e a excelência de carne com que são confecionados.
Deixo-vos assim com a sugestão, se tiverem oportunidade de provar não hesitem, tenho a certeza que vão ficar deliciados, como eu fiquei.

Sugestão de degustação – Alheira de Castanhas com Ovos Mexidos





Ingredientes:
1 Alheira de Castanha Cbeal
2 Ovos
Folhas de Salsa Fresca
Sal & Pimenta q.b.
Azeite q.b.

Preparação:
Leve ao lume muito brando uma frigideira com um fio de azeite. Coloque a alheira e deixe cozinhar lentamente, virando de vez em quando.
Quando estiver frita e estaladiça, retire do lume e reserve uns minutos antes de cortar em pedaços.
Na mesma frigideira e na mesma gordura frite rapidamente umas folhas de salsa. Reserve.
Numa taça, bata levemente os ovos. Tempere de sal e pimenta.
Leve ao lume uma frigideira pequena e unte-a levemente com azeite. Quando quente verta os ovos e deixe cozinhar. Vá mexendo suavemente e lentamente com uma espátula (salazar) até que os ovos estejam cozidos e cremosos.

Emprate os ovos e os pedaços de alheira e decore com a salsa frita.



Share:

5 comments

  1. Olá!

    Que bom aspecto... gosto muito! Vou levar esta receitinha comigo :)

    Beijinhos
    Blogue | Facebook | Instagram | Youtube | Zomato | Pinterest

    ResponderEliminar
  2. Adoro alheiras, mas de castanha... pois. No entanto fiquei curiosa com esse projecto.

    ResponderEliminar
  3. Ben diferente e original! Nunca tinha ouvido falar em tal coisa mas aposto que é de comer e chorar por mais! Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Alheira de castanha? Não conhecia esse produto. Tenho de experimentar.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/11/sweet-potato-chips.html

    ResponderEliminar
  5. Mesmo ao meu gosto, adoro! :) Gostava de provar essa alheira, se alguma vez a ver à venda compro. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar