Madalenas de Castanha {Chestnut Madeleines} - Sem/Free Gluten

Estas madalenas são uma das receitas que levei ao show cooking.
A receita é muito rápida e fácil de fazer, e são deliciosas para acompanhar uma aromática e fumegante chávena de chá!



A quantidade de ingredientes que apresento são o resultado de várias experiências, e que para mim resulta na melhor harmonia de sabores e textura. A primeira versão que fiz usei somente farinha de castanha, resultando numas madalenas bem escuras e com um sabor bastante acentuado a castanha. São muito boas também, mas confesso que prefiro com um sabor mais suave. A quantidade de açúcar também foi uma das variantes. Na primeira versão que levei ao show cooking usei apenas 50g de açúcar, e que para mim, para o meu palato, estava uma quantidade aceitável, mas algumas pessoas acabaram por partilhar comigo que um pouquinho mais de açúcar não ficaria mal, por isso aumentei a quantidade para a que menciono.
Uma das coisas boas desta receita é que facilmente poderão variar a dosagem/quantidade de ingredientes sem afetarem o resultado final, por isso sintam-se à vontade para experimentar e chegar à versão que mais vos agradar, mas por favor não deixem é de experimentar!





Ingredientes (24 unid.):
75g Açúcar
3 Ovos
Raspa de ½ Limão
100g de Manteiga, derretida e arrefecida (ou Creme Vegetal para uma versão sem lactose)
80g de Farinha de Castanha Amálgama
100g de Farinha sem Glúten (usei Nacional©)
1 c. chá de Fermento Químico*
25g de Mel
2 ou 3 c. sopa de Leite (ou Bebida de Soja para uma versão sem lactose)

* Alguns fermentos químicos poderão conter traços de glúten na sua composição, por isso convém verificar a embalagem. Se quiser fazer o seu próprio fermento químico basta juntar ½ colher de chá de cremor tártaro (que encontra à venda nas farmácias), ¼ colher de chá de bicarbonato de sódio, ¼ colher de chá de fécula de batata (ou polvilho doce, amido de milho, fécula de arroz ou mandioca – esta quantidade rende uma colher de chá de fermento.



Preparação:
Comece por derreter a manteiga. Reserve e deixe arrefecer.
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Numa taça junte a farinha de castanha com a farinha sem glúten e o fermento. Misture e reserve.
Noutra taça, bata os ovos, o açúcar e a raspa de limão até a mistura atingir uma consistência leve e fofa. Adicione a manteiga e misture.
Peneire a mistura de farinhas para a taça onde em tem a gemada, por 3 vezes, e envolva muito suavemente até que a farinha esteja bem misturada.
Adicione o mel e o leite e envolva mais uma vez delicadamente – a quantidade de leite depende da consistência da massa, que não deverá ficar nem muito espessa nem muito rala.

Distribua a massa pelas formas de madalenas e leve ao forno por cerca de 10 a 15 minutos. O tempo de cozedura depende do forno, e por isso convém vigiar. Quando as madalenas estiverem douradinhas e cozinhas, retire do forno, desenforme-as, e deixe arrefecer por completo numa rede.

Share:

9 comments

  1. Hummm... Marta.... Tem um aspecto maravilhoso. E o sabor não deve ficar nada a trás. Maravilhosas, mesmo. Boa!!! :)
    Beijinho

    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  2. Nas férias comprei uma forma de madalenas e ainda não experimentei! Acho que esta será uma bela forma de a estrear! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. estão muito bonitas, gostei da cor delas, e acho que o meu filhote era capaz de apreciar bastante estas madalenas!!!
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha doce, o meu filho mais velho ainda gosta mais de castanhas que eu, e adorou estas madalenas. Tem mesmo de experimentar fazer para o teu, de certeza que vai adorar!
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Parecem uma maravilha! Adoro farinha de castanha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu! E cada vez mais me dá gosto criar receitas com esta farinha. Obrigado
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Chegaste à fórmula perfeita, então! Ficaram umas madalenas muito gulosas :)

    ResponderEliminar