13 de novembro de 2016

Bolo de Castanha {Chestnut Cake}

Yum
Adoro receitas que trazem histórias, pormenores, detalhes. Como esta.
Este bolo faz parte de uma compilação de receitas de castanhas que os alunos dos 4º anos da EB1 de Trancoso e Palhais recolheram e juntaram num livrinho que venderam na Feira da Castanha de Trancoso. O objetivo da venda, não só destes livrinhos como de uma variadíssima gama de produtos que foram partilhados pelos alunos e as suas famílias, era angariar dinheiro suficiente para uma viagem a Vila Viçosa, tarefa que levaram a cabo com particular dinamismo e contagiante entusiasmo. Quando me apercebi que tinham os livrinhos para vender, depois de já ter contribuído com a compra de uns biscoitos e de umas romãs, já foi tarde demais e já não havia…fiquei com imensa pena, mas depressa uma professora se prontificou a enviar o livrinho por e-mail. E assim aconteceu! No dia seguinte já tinha o dito livrinho, cheio de receitas deliciosas, no meu e-mail. A D. Graziela partilhou ainda comigo que os meninos não só tinham conseguido angariar dinheiro suficiente para realizar a visita desejada, como ainda poderiam contribuir com uma ajuda a meninos do Congo, cumprindo assim tudo a que se tinham proposto, num projeto que se pretendia também ser de partilha e solidariedade.
A escolha da primeira receita a reproduzir não foi difícil… a minha mãe fez anos, entretanto, e a escolha facilmente recaiu sobre o bolinho de castanha.
É uma receita bastante simples de elaborar, e muito rica de sabor. O bolo fica ligeiramente húmido e com uma textura ligeiramente densa, o que me agrada particularmente. Fiz umas ligeiras adaptações à receita original, nomeadamente na quantidade de açúcar e omiti o conhaque. As minhas alterações estão devidamente identificadas para que possam assim ficar com a receita original.



Meninos de Trancoso e Palhais, espero que gostem de ver uma das receitas do vosso livrinho tomar forma. Parabéns a todos pelo vosso trabalho e pelo vosso entusiasmo! Beijinhos



Ingredientes:
500g de Castanhas
5dl de Leite
5 Gemas
325  225+75g de Açúcar
5 Claras
Vaqueiro
1dl de Água
2,5 2dl de Natas
40g de Açúcar em Pó
1 colher de sopa de conhaque (não usei)



Preparação:
Golpeie 500g de castanhas e ferva-as durante 15 minutos em água.
Pele-as imediatamente, reserve as 8 castanhas mais bonitas, e as restantes leve-as a cozer com 5 dl de leite durante cerca de 45 minutos. Reduza a puré.
Bata 5 gemas com o açúcar e junte o puré de castanhas.
Bata 5 claras em castelo bem firme e incorpóreas suavemente no preparado anterior.
Deite a massa numa forma de mola com 24 cm de diâmetro untada com vaqueiro e com o fundo forrado com papel vegetal, também untado. Leve a cozer em forno médio (175 o C) durante cerca de 60 minutos.
Dissolva 75 g de açúcar em 1 dl de água e leve a ferver sobre lume muito brando. Introduza as castanhas que reservou e deixe ferver durante 15 minutos. Retire do lume e deixe as castanhas dentro da calda cerca de 1 hora. Desenforme o bolo, depois de frio, e cobra com 2 dl de natas batidas com 40 g de açúcar em pó e 1 colher de sopa de conhaque, até ficarem espessas. Retire as castanhas da calda e disponha-as sobre as natas.  


Podem consultar esta e outras receitas do livrinho carregando na imagem:


8 comentários:

  1. Marta, nao me esqueci de ti nem do teu ingrediente deste mës, mas não encontro castanhas! Tenho doce que trouxe de Franca no verão e vou amanha tentar usá-lo numa receita ;)
    Gostava tanto de ter uns ouricinhos e castanhas frescas, mas por aqui...nem puré, nem enlatdas... ao menos tenho uma garrafa de jeropiga :)
    beijinhos e boa semana ah e parabéns à tua mae :)

    ResponderEliminar
  2. Tenho a certeza que quer os meninos quer a professora que te cedeu o livro, ficarão muito felizes por ver uma receita deles feita por alguém tão especial quanto tu. Ficou lindo, e dava tudo por uma fatia pois adoro castanhas! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Ficou lindo o bolinho Marta! E deve ser delicioso ou não fosse ele feito com castanhas, um dos meus frutos preferidos da estação. Fico feliz quando são realizados projectos com causas solidárias como a que relatas e os objectivos são alcançados. É mesmo paea ficar de coração cheio. O bolinho é perfeito para celebrar S. Martinho, por aqui não houve bolinho mas as castanhas marcam sempre presença. :)
    Um beijinho e que venham mais deliciosas sugestões com esse fruto maravilhoso.

    ResponderEliminar
  4. Opaaaaaah a história deste bolo já me deixou com o pinguinho - sou uma chorona de dar nojoooo! - no olho!!! Fiquei mm comovida, caramba! Mas nem assim me tentam as castanhas ahahahahahah! Minto, ontem comi umas castanhas que o meu marido assou para o nosso bichinho, que adora castanhas, e algumas estavam demasiado assadas, por isso estavam rijinhas e estaladiças, e olha, dessas gostei!!!
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Que história linda! O bolo só podia sair assim... perfeito!
    Beijinho
    https://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. E ficou um bolo maravilhoso, tal e qual a história.
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Oh Martinha, que história linda e comovente!
    Fico feliz por ainda se realizarem projetos dessa natureza, e com um final feliz.
    O bolo ficou lindo e perfeito, parabéns!
    Beijinhos,

    Paula G.

    ResponderEliminar
  8. Que história tão bonita! Ainda bem que acabaste por ter acesso ao livrinho, este bolo parece divinal :)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...