Bolo de Castanha {Chestnut Cake}

Adoro receitas que trazem histórias, pormenores, detalhes. Como esta.
Este bolo faz parte de uma compilação de receitas de castanhas que os alunos dos 4º anos da EB1 de Trancoso e Palhais recolheram e juntaram num livrinho que venderam na Feira da Castanha de Trancoso. O objetivo da venda, não só destes livrinhos como de uma variadíssima gama de produtos que foram partilhados pelos alunos e as suas famílias, era angariar dinheiro suficiente para uma viagem a Vila Viçosa, tarefa que levaram a cabo com particular dinamismo e contagiante entusiasmo. Quando me apercebi que tinham os livrinhos para vender, depois de já ter contribuído com a compra de uns biscoitos e de umas romãs, já foi tarde demais e já não havia…fiquei com imensa pena, mas depressa uma professora se prontificou a enviar o livrinho por e-mail. E assim aconteceu! No dia seguinte já tinha o dito livrinho, cheio de receitas deliciosas, no meu e-mail. A D. Graziela partilhou ainda comigo que os meninos não só tinham conseguido angariar dinheiro suficiente para realizar a visita desejada, como ainda poderiam contribuir com uma ajuda a meninos do Congo, cumprindo assim tudo a que se tinham proposto, num projeto que se pretendia também ser de partilha e solidariedade.
A escolha da primeira receita a reproduzir não foi difícil… a minha mãe fez anos, entretanto, e a escolha facilmente recaiu sobre o bolinho de castanha.
É uma receita bastante simples de elaborar, e muito rica de sabor. O bolo fica ligeiramente húmido e com uma textura ligeiramente densa, o que me agrada particularmente. Fiz umas ligeiras adaptações à receita original, nomeadamente na quantidade de açúcar e omiti o conhaque. As minhas alterações estão devidamente identificadas para que possam assim ficar com a receita original.



Meninos de Trancoso e Palhais, espero que gostem de ver uma das receitas do vosso livrinho tomar forma. Parabéns a todos pelo vosso trabalho e pelo vosso entusiasmo! Beijinhos



Ingredientes:
500g de Castanhas
5dl de Leite
5 Gemas
325  225+75g de Açúcar
5 Claras
Vaqueiro
1dl de Água
2,5 2dl de Natas
40g de Açúcar em Pó
1 colher de sopa de conhaque (não usei)



Preparação:
Golpeie 500g de castanhas e ferva-as durante 15 minutos em água.
Pele-as imediatamente, reserve as 8 castanhas mais bonitas, e as restantes leve-as a cozer com 5 dl de leite durante cerca de 45 minutos. Reduza a puré.
Bata 5 gemas com o açúcar e junte o puré de castanhas.
Bata 5 claras em castelo bem firme e incorpóreas suavemente no preparado anterior.
Deite a massa numa forma de mola com 24 cm de diâmetro untada com vaqueiro e com o fundo forrado com papel vegetal, também untado. Leve a cozer em forno médio (175 o C) durante cerca de 60 minutos.
Dissolva 75 g de açúcar em 1 dl de água e leve a ferver sobre lume muito brando. Introduza as castanhas que reservou e deixe ferver durante 15 minutos. Retire do lume e deixe as castanhas dentro da calda cerca de 1 hora. Desenforme o bolo, depois de frio, e cobra com 2 dl de natas batidas com 40 g de açúcar em pó e 1 colher de sopa de conhaque, até ficarem espessas. Retire as castanhas da calda e disponha-as sobre as natas.  


Podem consultar esta e outras receitas do livrinho carregando na imagem:


Tags:

Share:

8 comments

  1. Marta, nao me esqueci de ti nem do teu ingrediente deste mës, mas não encontro castanhas! Tenho doce que trouxe de Franca no verão e vou amanha tentar usá-lo numa receita ;)
    Gostava tanto de ter uns ouricinhos e castanhas frescas, mas por aqui...nem puré, nem enlatdas... ao menos tenho uma garrafa de jeropiga :)
    beijinhos e boa semana ah e parabéns à tua mae :)

    ResponderEliminar
  2. Tenho a certeza que quer os meninos quer a professora que te cedeu o livro, ficarão muito felizes por ver uma receita deles feita por alguém tão especial quanto tu. Ficou lindo, e dava tudo por uma fatia pois adoro castanhas! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Ficou lindo o bolinho Marta! E deve ser delicioso ou não fosse ele feito com castanhas, um dos meus frutos preferidos da estação. Fico feliz quando são realizados projectos com causas solidárias como a que relatas e os objectivos são alcançados. É mesmo paea ficar de coração cheio. O bolinho é perfeito para celebrar S. Martinho, por aqui não houve bolinho mas as castanhas marcam sempre presença. :)
    Um beijinho e que venham mais deliciosas sugestões com esse fruto maravilhoso.

    ResponderEliminar
  4. Opaaaaaah a história deste bolo já me deixou com o pinguinho - sou uma chorona de dar nojoooo! - no olho!!! Fiquei mm comovida, caramba! Mas nem assim me tentam as castanhas ahahahahahah! Minto, ontem comi umas castanhas que o meu marido assou para o nosso bichinho, que adora castanhas, e algumas estavam demasiado assadas, por isso estavam rijinhas e estaladiças, e olha, dessas gostei!!!
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Que história linda! O bolo só podia sair assim... perfeito!
    Beijinho
    https://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. E ficou um bolo maravilhoso, tal e qual a história.
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Oh Martinha, que história linda e comovente!
    Fico feliz por ainda se realizarem projetos dessa natureza, e com um final feliz.
    O bolo ficou lindo e perfeito, parabéns!
    Beijinhos,

    Paula G.

    ResponderEliminar
  8. Que história tão bonita! Ainda bem que acabaste por ter acesso ao livrinho, este bolo parece divinal :)

    ResponderEliminar