Chestnut-Walnut Naked Cake - Gluten Free {Bolo de Castanha & Noz - Sem Glúten}


E assim termina o novembro. O lindo novembro. Trouxe chuva e frio, os primeiros flocos de neve, as lareiras, o aconchego…  e as minhas adoradas castanhas. Foi um mês cheio de emoções e aventuras. Comecei o mês da melhor forma que podia desejar, num ambiente acolhedor e fantástico como foi a Feira da Castanha e Paladares de Outono de Trancoso; tive ainda o privilégio de participar noutro evento um pouco mais pessoal e reservado, mas que me fortaleceu; e tive o prazer de partilhar a minha paixão por castanhas com tantos de vós! Foi um mês muito feliz. Muito mesmo.

Porque a celebração se impõe, e porque sou uma pessoa de tradições e gosto de as manter e preservar, volto a encerrar o mês com um bolinho. Um bolo com uma decoração muito outonal, com uma junção de sabores que para mim se revelou uma união vencedora: Noz e Castanha.
Acho que não poderia ter terminado de melhor forma!

E espero que se sintam inspirados...




  

Ingredientes:
200g de Manteiga
180g de Açúcar Amarelo
6 Ovos
160g de Farinha Isenta de Glúten (usei Nacional©)
80g de Farinha de Castanha Amálgama
60g de Miolo de Noz, finamente picado
1 pitada de Sal Fino
1 c. chá de Fermento Químico *
60cl de Doce de Castanha & Nozes refrigerado (receita aqui)

* Alguns fermentos químicos poderão conter traços de glúten na sua composição, por isso convém verificar a embalagem. Se quiser fazer o seu próprio fermento químico basta juntar ½ colher de chá de cremor tártaro (que encontra à venda nas farmácias), ¼ colher de chá de bicarbonato de sódio, ¼ colher de chá de fécula de batata (ou polvilho doce, amido de milho, fécula de arroz ou mandioca – esta quantidade rende uma colher de chá de fermento.



Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Unte com spray antiaderente uma forma de 18cm e outra de 14cm.
Numa taça junte a farinha isente de glúten, a farinha de castanha, o miolo de noz picado finamente e o fermento químico, e envolva muito bem.
Noutra taça, bata a manteiga com o açúcar até formar um creme. Adicione 1 dos ovos, e bata muito bem, junte ¼ da mistura de farinhas e envolva com uma colher de pau. Adicione outro ovo e bata novamente muito bem. Junte mais ¼ da farinha e envolva novamente muito bem com a colher de pau.
Separe as gemas das claras dos restantes 2 ovos, e bata as claras em castelo com uma pitada de sal. Junte as duas gemas ao preparado de massa e envolva. Adicione a restante farinha, e mexa até a que a massa esteja homogénea. Junte as claras em castelo, por 3 fases, envolvendo sempre delicadamente as claras na massa, e até que esteja homogéneo.
Distribua a massa pelas formas, e leve ao forno por cerca de 35-40 minutos, ou até que estejam cozidos, ou até que um palito inserido no centro do bolo saia sem massa agarrada.
Retire os bolos do forno e deixe amornar nas formas. Depois desenforme e deixe arrefecer por completo em cima de redes.




Montagem:
Coloque o doce de castanha e nozes num saco pasteleiro, e corte a ponta do saco.
Com o auxílio de um nivelador de bolos, corte o topo de cada bolo deixando a superfície uniforme. Divida cada bolo em duas partes iguais, de modo a que fique com 4 discos todos da mesma altura.
Coloque um dos discos do bolo maior no prato de servir ou numa base, e com o doce de castanha cubra o topo do bolo, fazendo anéis começando na parte mais exterior do topo do bolo. Sobreponha o segundo disco do bolo e comprima muito ligeiramente. Rode o bolo e acerte as laterais, fazendo pressões ligeiras, de forma a que fique direito. Coloque um pouco de doce de castanha no topo deste segundo disco e com uma espátula alise e distribua o creme, suavemente para não fazer muita pressão no bolo e o recheio sair fora, uniformemente e numa camada fina.
Em cima coloque um dos discos do bolo mais pequeno e repita a operação de rechear o bolo com o creme de castanha e de barrar o topo do bolo com doce numa camada fina e lisa.
Com uma espátula, alise os bolos em toda a volta, até que o creme fique uniforme.
Leve ao frigorífico durante cerca de 30 a 45 minutos para que o creme fique um pouco mais firme e depois, se necessário, volte a acertar as laterais do bolo para ficar mais uniforme e liso.
Volte a refrigerar antes de servir. Deverá retirar pelo menos 30 minutos antes de servir. Se for de Inverno convém aumentar este tempo.


Antes de servir decore o bolo a gosto. Eu usei folhas de castanheiro e bolota, ouriço de castanha, bagos de romã, castanhas piladas e metades de noz.

Tags:

Share:

5 comments

  1. Um bolo lindo de morrer com um ar mesmo outonal! Aguardo ansiosamente pela fotos da mesa! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado minha linda!
      Amanhã pela manhã já teremos a mesa posta!
      Beijocas grandes

      Eliminar
  2. Bm, oh Marta, nem tenho palavras, o bolo está lindo lindo lindo, e as fotos cinco estrelas!!! Mesmo inspirador!!
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ohhh que bom que gostas. Estava com um pouco de receio, porque é talvez o bolo mais ousado, em termos de decoração, que já fiz... e não estava muito confiante :)
      Mas acho que só custa o primeiro ;)
      Beijinhos
      Marta

      Eliminar
  3. Esse bolo ficou lindíssimo, mesmo majestoso! O sabor devia ser perfeito :)

    ResponderEliminar