Dezembro é mês de ... Nozes!

Foi um fósforo este ano…inacreditável como já estamos em Dezembro… 

Existe inegavelmente uma corrente de alegria e positividade em redor deste mês. Não posso negar que as luzes, os aromas e os sons desta época natalina me deixam nostálgica, mas feliz. 

Sem ligações religiosas, vejo no Natal a possibilidade de celebrar a família, e de reforçar os laços que nos unem. E é nesse abraço mágico que gosto de me refugiar e mergulhar. Hoje, cá por casa, é dia de cumprir a tradição de montar a árvore de Natal, e de “vestir” a casa de pós perlimpimpim e de espírito natalício. Começa-se a pensar nas receitas para a ceia e os doces que vão colorir a nossa mesa. A magia vai acontecendo.  

Com o início do mês, renova-se também a nossa rubrica #oingredientedomes tendo a Noz como estrela principal!


Nozes (Walnuts) num cesto de verguinha rosa, em cima de um pano rosa, darkmood photography, food Styling


Espero que gostem da escolha, e que possamos todos juntos celebrar este mês de uma forma bem generosa, com uma mesa recheada de iguarias.

Por isso, lançamos de novo o convite: juntem-se a nós, e até ao último dia do mês de dezembro, inclusive, tragam uma receita, talvez aquela que tantas vezes tem ficado em lista de espera, ou aquela que repetem vezes sem conta nas vossas cozinhas sem que lhe tivessem dado o devido destaque, ou a outra que é de família, a que tem um segredo, aquela que desperta memórias… A única regra é que tenha noz! 


Dezembro é mês de Nozes



A noz é o fruto seco mais rico em gorduras ómega-3: uma dose de 30 g contém 2,6 g de

ácido gordo ómega-3, fornecendo 200% da dose diária recomendada. 

A ingestão de ómega-3 ajuda a reduzir os valores dos triglicéridos e do colesterol mau, o LDL, favorecendo o aumento do colesterol bom, o HDL, reduzindo o risco de doença coronária.

Na sua composição química estão presentes vitaminas do complexo B, especialmente tiamina, B6, ácido fólico e minerais como o fósforo, o magnésio e o cobre. Este fruto de casca rija contém elagitaninos, um tipo de polifenol com propriedades antioxidantes e anti carcinogénicas. 

São uma boa fonte de gama-tocoferol, um tipo de vitamina E, conhecida por ajudar no combate contra o cancro da mama, da próstata e do cólon. 

A melatonina, um antioxidante presente nas nozes, faz deste fruto um alimento excelente para os nervos e para uma boa noite de sono. 

Cruas ou torradas, as nozes são um snack saciante e nutritivo. Picadas dão um toque crocante e saboroso a tartes, saladas, iogurtes e sobremesas. Podem ser misturadas com sucesso na massa de pães e bolos. A combinação com chocolate é simplesmente infalível. 

Também pode ser usada em pratos salgados, como pratos de arroz ou massa. “Da noz o figo é bom amigo”, diz o ditado popular e podemos comprová-lo provando doce de figo com nozes ou os figos secos recheados com nozes, tão típicos do Natal. Outra combinação perfeita é com queijo Brie ou Camembert!


Fontes:

Boa Saúde

Pingo Doce







Share:

0 comments