O melhor e mais cremoso Arroz Doce

 

Há muito, muito tempo que queria fazer o arroz doce assim, como se de um risotto se tratasse, e quando vi esta receita no blog Outras Comidas, decidi que este ano seria assim que o faria. Este blogue é um dos melhores que já encontrei no que a "cozinha tradicional" diz respeito, e todas as receitas que já reproduzi foram um sucesso. Esta não foi exceção.

É o melhor e o mais cremoso arroz-doce que já fiz, e se quiserem podem perfeitamente não colocar as gemas, e ficam com um arroz branquinho, mas igualmente cremoso, só têm de deixar o ponto ao vosso gosto quando estão a acrescentar o leite. 

Como não há festa se não houver arroz-doce, e embora não tenha conseguido trazer-vos esta receita antes do Natal, ainda vem a tempo para a fazerem agora para o Ano Novo.

Acreditem que depois de fazerem assim, não vão querer fazer de outra forma.

Deixo-vos a receita tal e qual como está no blogue Outras Comidas, virgula por virgula, ponto por ponto.

Marcamos encontro para dia 31 com a última receita de 2022 com a nossa estrela do #oingredientedomes, as nozes. Até lá.


Fotografia Dark Mood, com 3 copos de arroz doce com uma mulher a tirar uma colherada de arrozdoce de um dos copos. Ao fundo uma jarra com uma decoração macramé e umas flores rosa





Fotografia Dark Mood, com 3 copos de arroz doce, num dos copos está uma colher com um pouco de arroz doce bem cremoso. Ao fundo uma jarra com uma decoração macramé e umas flores rosa

 

Ingredientes (quantidades mínimas para 3 doses):

1 medida** de Arroz Carolino (50g)

3 medidas** de Água (180g)

5 medidas** de Leite (300g)

1 medida** de Açúcar (50g)

1 pitada de Sal

Casca de ½ Limão por cada 50g de arroz

1 Gema por cada 50g de arroz

Canela em pó

 

Preparação:

Coza o arroz na água, com uma pitada de sal e em lume baixíssimo, como em toda a preparação.

Quando a água estiver praticamente esgotada, junte então a 1ª das 5 medidas de leite e, tal como num risotto, vá sempre mexendo até ser necessário juntar mais uma medida de leite.

Esta técnica é a que permite que o arroz vá libertando o seu amido (goma), ao chocarem os bagos entre si, com pouco espaço, enquanto mexe. Se pusesse o leite todo duma vez os bagos de arroz ficariam com muito espaço e não se "roçariam" uns nos outros, com prejuízo para a cremosidade final.

Quando juntar a 5ª e última medida de leite, introduza também a casca de limão e, quando vir o conjunto bem cremoso, o açúcar (se é muito guloso, pode carregar um pouco na quantidade), que parará de imediato a cozedura do arroz e provocará uma certa liquefação do creme, que é normal.

Deixe levantar fervura de novo, retire do lume e misture então a(s) gema(s), previamente misturadas entre si, mas não batidas, mexendo rapidamente para que não haja cozimento em farripas.

Volte ao lume mexendo sempre, para cozer as gemas, durante um ou dois minutos, retire a casca de limão e vaze para o(s) recipiente(s) de servir.

Polvilhe com canela moída, a gosto, só depois de morno ou mesmo frio. e deleite-se com esta incrível cremosidade, sem truques nem "pós" à mistura!

Share:

0 comments