Abril é mês de....


Abril é um mês tão, mas tão especial!
Sabiam que a rubrica “O Ingrediente do mês” faz 1 ano?
Pois é… já lá vão 12 (incríveis!) meses desde que decidi lançar a rubrica; e com o carinho de todos vocês foram 12 meses absolutamente maravilhosos!!
Quando em abril do ano passado decidi lançar o tema, muito tímida, muito insegura, estava bem longe de imaginar que estaria aqui hoje cheia de orgulho a dizer: a minha rubrica faz 1 ano!!
Sim, estou muito feliz! E a minha felicidade é o reflexo do carinho e da generosidade de todos vocês que têm feito desta rubrica um espaço, quero crer maravilhoso, de muitas partilhas e encontros.
E porque o acontecimento merece ser comemorado de uma forma muito especial, é com uma honra imensa que anuncio que a marca portuguesa Arroz Pato Real se junta à celebração, e em conjunto vamos tornar o Abril o mês dos Arrozes Mil!!   Também para a marca o abril é um mês especial, já que celebra o seu 97º aniversário, precisamente no dia 6.



Por estas duas boas razões, contamos com todos vocês para nos ajudarem a festejar as datas com toda a pompa que elas merecem 😊
Espero que gostem do ingrediente escolhido e que se sintam muito inspirados a criar receitas deliciosas, onde o arroz brilhe e ganhe o destaque merecido.
Acredito que todos juntos vamos tornar este mês o mais especial de todos!!

Assim, pelo 12º mês consecutivo, deixo o convite: juntem-se a nós, e até ao último dia do mês de abril, inclusive, tragam uma receita, talvez aquela que tantas vezes tem ficado em lista de espera, ou aquela que repetem vezes sem conta nas vossas cozinhas sem que lhe tivessem dado o devido destaque, ou a outra que é de família, a que tem um segredo, aquela que desperta memórias… A única regra é que tenha arroz!
Deixem o link da vossa receita nos comentários desta publicação. Se não tiverem blogue podem enviar-me um mail com a receita e uma foto e eu farei a sua publicação, com os devidos créditos.
Poderão também identificar a vossa receita com a hashtag #martaingredientofthemonth!

Para tornar a festa ainda mais especial, além da habitual mesa final recheada de receitas deliciosas, propomos um passatempo, no qual podem receber um Super Cabaz Arroz Pato Real e 4 mini cocottes Le Creuset!




Para concorrerem basta que, durante o mês, elaborem uma(s) receita(s) com arroz, numa qualquer variedade comercializada pela marca Arroz Pato Real e a proponham à escolha. Fácil e delicioso, não é?
(Encontram todos as regras para participarem no passatempo na minha página de Facebook, basta clicarem aqui.)


E agora mãos às colheres de pau, e boas receitas!





O arroz é uma planta da família das gramíneas que alimenta mais da metade da população humana do mundo. É a terceira maior cultura cerealífera do mundo, apenas ultrapassada pelas de milho e trigo.
É rico em hidratos de carbono que tem como benefício para a saúde o fornecimento de energia que pode ser gasta rapidamente, mas também tem proteínas, vitaminas e minerais essenciais ao organismo.


A proteína do arroz quando combinada com leguminosas como feijão, grão, favas, lentilhas ou ervilhas fornece proteínas completas para o organismo que são importantes para construção dos tecidos do organismo, e ajuda ainda a reforçar a imunidade e na manutenção das células.
Para poder ser cultivado com sucesso, o arroz necessita de água em abundância, para manter a temperatura ambiente dentro de intervalos adequados, e, nos sistemas tradicionais, de mão-de-obra intensiva. Desenvolve-se bem mesmo em terrenos muito inclinados e é costume, nos países do sudeste asiático, encontrarem-se socalcos onde é cultivado. Em qualquer dos casos, a água mantém-se em constante movimento, embora circule a velocidade muito reduzida.


Em Portugal, o cultivo do arroz remonta aos séculos VII e VIII, com o domínio árabe da Península Ibérica. As primeiras referências escritas surgem apenas no reinado de D. Dinis. Segundo dados da FAO (Food and Agriculture Organization), Portugal era terceiro produtor europeu no final do sec. XX, mas o maior consumidor, ultrapassando os 14 kg de arroz por pessoa por ano.
Com este pequeno grão fazem-se excelentes sopas, acompanhamentos, pratos principais e sobremesas, devendo utilizar-se o tipo de arroz mais apropriado para cada ocasião. Cozido em ebulição ou a vapor, o arroz tem a capacidade de absorver a água. Também pode ser frito em óleo ou azeite antes de ser cozido, o que faz com que fique menos gumoso; e resulta bem em caldos ou sopas quando cozinhado em maior quantidade de água.
O arroz pode dividir-se em três categorias: grão curto, grão médio e grão longo; e segundo o tratamento a que é submetido: integral pré-cozido e refinado. Quanto menos tratado, mais nutrientes possui.


Arroz carolino (tipo Japonica): este grão longo é o mais comum em Portugal, produzido nos estuários do Sado, Tejo e Mondego. Ao ser cozido, absorve por completo a água usada, bem como os temperos do prato. Os grãos ficam pastosos e colantes. É o tipo ideal para o arroz malandrinho e pratos com molhos.
Arroz agulha (tipo Indica): ao ser cozido, apresenta os grãos soltos, secos e inteiros. É apropriado para pratos de arroz no forno, pilaf e acompanhamentos simples. Nas últimas décadas, tem ganho alguma preferência por parte dos agricultores, por ser mais rentável que o carolino. Em termos de consumo, demora menos tempo a cozer. No entanto, é menos nutritivo.
Arroz basmati: variedade de arroz de grão médio, mais aromático e de extrema qualidade. É perfeito para sobremesas, por ser adocicado e apresentar mais goma, ficando com o grão mais colado. É o tipo mais utilizado na culinária indiana.
Arroz arborio: de grão curto e redondo, utilizado em risottos e doces, é o preferido dos italianos. Absorve bem a água e o sabor dos alimentos com que é cozinhado, formando uma massa cremosa depois de cozido.
Arroz selvagem: (espécie Zizania, grupo das Gramideas): na verdade não é um arroz, mas uma erva aquática selvagem que se presta a ser usado em recheios de aves e caça, apresentando um sabor mais intenso. Os grãos são longos, esguios e escuros, ricos em vitaminas do complexo B. É muito saboroso misturado com outros tipos de arroz, por exemplo basmati, em saladas e outros pratos.
Arroz vaporizado: arroz cozido em estufa, com o grão ainda castanho submetido a vapor ou a uma fervura rápida. Este processo faz com que mantenha mais vitaminas e minerais do que o arroz branco.
Arroz integral: Conserva mais fibra, vitaminas e minerais que o arroz industrializado. Por outro lado, demora o dobro do tempo a ser cozinhado.



Fontes : Wikiédia, Sapo Lyfestyle

Share:

30 comments

  1. Sabes, ainda hoje de manhã estava a pensar em duas receitas de arroz que quero fazer! Pois bem, acho que agora tenho motivos mais que suficientes para pôr mãos à obra! Não são receitas novas nem especiais, mas espero conseguir fazê-las a tempo de trazer para a tua mesa! Quanto ao passatempo não poderei participar pois não tenho facebook e também deixou de haver aqui essa marca de arroz, mas tenho a certeza que não faltarão receitas fantásticas e o vencedor vai ficar muito bem servido! Muitos parabéns por este ano de rubrica! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Elisabete,
      fico a aguardar a tua presença, e as tuas receitas :)
      Beijinhos enormes!

      Eliminar
  2. Belíssimo ingrediente. :-)

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/04/dia-um-na-cozinha-e-uns-ovos-no-pao.html

    ResponderEliminar
  3. Opah, arroz comigo significa sempre risotto, tenho já muitas receitas no meu blog, e reparei que receitas de arroz sem ser risottos tenho só uma, que ridiculo, não? Mas a verdade é que fora realmente os risottos eu não consumo arroz, o meu marido e o nosso puto sim, mas qdo faço arroz para eles faço feijão verde ou ervilhas para mim, pq n sou gde fã de arroz ahahaahh. NO entanto, gosto de arroz vermelho e estou aqui a esgalhar uma ideia... hmmmmm.
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto de todas as variedades de arroz! sou grande fã de arroz mesmo.
      Curiosamente vermelho e preto acho que são as unicas variedades que nunca provei. Fiquei por isso muito curiosa com essa tua ideia com arroz vermelho. Fico à espera ;)
      Beijocas grandes

      Eliminar
    2. Olha, com arroz vermelho até fiz este prato delicioso, lol:
      https://bloglairdutemps.blogspot.pt/2017/02/new-orleans-vampire-types-and-fish.html

      Mas afinal parece q tenho uns quantos pratos de arroz q nem me lembrava:
      https://bloglairdutemps.blogspot.pt/2016/04/fishing-quotas-and-monkfish-rice-spring.html

      https://bloglairdutemps.blogspot.pt/2016/10/a-squid-rice-with-side-of-greens-how-to.html

      https://bloglairdutemps.blogspot.pt/2016/07/crocodiles-sharks-animal-life-blue.html

      https://bloglairdutemps.blogspot.pt/2017/02/veggie-dishes-and-veggie-likings-rabe.html

      https://bloglairdutemps.blogspot.pt/2016/01/to-chase-away-melanchoy-over-year-that.html

      https://bloglairdutemps.blogspot.pt/2017/01/when-two-cultures-meet-liver-risotto.html

      https://bloglairdutemps.blogspot.pt/2015/02/squid-risotto-or-how-to-be-snob.html

      https://bloglairdutemps.blogspot.pt/2015/09/the-art-venting-your-hurts-and-pains-to.html

      https://bloglairdutemps.blogspot.pt/2017/03/another-technological-disaster-and.html

      Eliminar
    3. Tanta receita boa! 😋
      Beijocas e obrigado 💗

      Eliminar
  4. Olá Marta!
    Eu que devo ser parente dos chineses já que como imenso arroz, gostei deste teu ingrediente do mês. :) Para já vou deixar três sugestões, dois risottos e um arroz doce, depois vamos ver o que se arranja ao longo do mês e se consigo participar no passatempo. :)
    Parabéns por este ano de rubrica, que venham muitos mais. :)
    Beijinhos

    http://odaines.blogspot.pt/2016/11/risotto-de-tamboril-e-camarao.html
    http://odaines.blogspot.pt/2016/10/risotto-de-cogumelos.html
    http://odaines.blogspot.pt/2016/12/na-mesa-de-natal-nao-pode-faltar-arroz.html
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado doce Inês! 🙏
      Espero que consigas participar no passatempo também!
      Beijinho enorme

      Eliminar
    2. Olá Marta,
      Cá estou eu para te deixar uma sugestão com arroz. Bem sei que é apenas um acompanhamento e assim não sei se é merecedor de destaque na tua mesa, mas como adoro arroz de tomate, sendo que sou capaz de comer uma refeição só dele, aqui deixo o meu post de hoje onde o acompanhamento é arroz de tomate:

      http://odaines.blogspot.pt/2017/04/filetes-de-peixe-com-corn-flakes.html

      Quanto ao passatempo gostava mesmo de participar, mas este mês lá no trabalho está a ser uma loucura e não sei se vou ter tempo, mas irei tentar. :) Beijinhos
      --
      O diário da Inês | Facebook | Instagram

      Eliminar
    3. Olá doce Inês,
      é mais do que óbvio que estará na mesa! Há lá coisa melhor que um delicioso arroz de tomate? eu sou fã! Adoro. E sou como tu: faço dele prato principal na maior das facilidades! :)
      Beijocas enormes e obrigado por participares na rubrica, e espero que consigas participar no passatempo!

      Eliminar
  5. Marta,
    Que ingrediente bom!!
    Adoro arroz e claro que cá me terás no 1º aniversário desta rúbrica que tanto amo.
    Aliás, a primeira receita já está escrita,só falta ser confeccionada e fotografada... eu começo ao contrário, lol!!
    Tenho pena de não poder concorrer ao prémio Pato Real mas,como imaginas,arroz Pato Real aqui, é impossível...
    Um beijinho grande,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tenho muita pena que não possas participar no passatempo minha querida...
      Mas fico muito feliz por poder contar com a tua presença e companhia na rubrica 😃
      Beijinho enorme!

      Eliminar
  6. Olá Marta,
    O Maçã Assada junta-se pela 1ª vez ao Ingrediente do Mês! Como grande arrozeira que sou, deixo duas sugestões (uma mais recente e outra do baú):

    Carolino de alho francês e salmão fumado:
    http://macaassada.blogspot.pt/2017/04/carolinoto-de-alho-frances-e-salmao.html

    E para a sobremesa - Arroz doce baunilhado com frosting de canela:
    http://macaassada.blogspot.pt/2013/05/arroz-doce-baunilhado-com-frosting-de.html

    Beijinho e boa Páscoa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E que bom é recebe-la aqui Cristiana!
      Gostei muito da sua receita de carolinoto, e sei o quanto bem funciona o sabor do salmão fumado com o arroz!
      Em relação ao Arroz doce foi a primeira vez que vi com frosting, e achei bem original!
      Muito obrigado por estas deliciosas receitas
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Olá Marta, então aqui vai a minha sugestão:
    http://tertuliadesabores.blogs.sapo.pt/arrozes-ha-muitos-181173
    e uma receita mais antiga de arroz de favas que eu gosto muito:
    http://tertuliadesabores.blogs.sapo.pt/fava-a-leguminosa-mal-amada-163079

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manuela que bom voltar a ter a tua companhia. Trazes uma receita, que eu adoro, e que não podia estar mais em sintonia com esta rubrica. Cheia de amor, partilha, saber e tradição.É perfeita. Perfeita como só as receitas das mães conseguem ser ;)
      Beijinhos doce Manuela, e obrigado

      Eliminar
  8. Querida Marta,
    Cá fica a minha primeira sugestão para o mês do aroz.

    https://lemonandvanilla.blogspot.co.uk/2017/04/wild-mushroom-claypot-rice-arroz-de.html

    Outra está já agendada e ainda vou ver se consigo fazer uma terceira e... talvez uma quarta, lol.
    Beijinhos linda,
    Lia

    ResponderEliminar
  9. Olá Martinha,
    Muitos parabéns pelo aniversário desta tua fantástica rubrica que eu tanto gosto!
    Que venham muitos mais e sempre cheios de sucesso, pois bem mereces minha querida amiga.
    O ingrediente deste mês não podia ser melhor, adoro arroz de todas as formas e maneiras!
    E assim trago a minha primeira receita para a mesa deste mês, que tenho a certeza vai ser outro enorme sucesso.
    http://sugar-bites.blogspot.pt/2017/04/arroz-de-lingueirao.html
    Espero que gostes, beijinhos.

    Paula G.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Doce Paulinha,
      Neste preciso momento gostaria imenso de poder provar este arroz que deve estar absolutamente delicioso. O seu aspeto não engana!
      Obrigado minha querida pela tua participação e companhia.

      Eliminar
    2. Boa noite, Martinha!
      Aqui está mais uma receita para a mesa de abril, esta veio de bem longe.
      Espero que gostes!
      http://sugar-bites.blogspot.pt/2017/04/coulibiac-de-salmao.html

      Beijinhos,
      Paula G.

      Eliminar
  10. Olá Marta, este é daqueles ingredientes de que sou fã, diria mesmo que sou uma arrozeira assumida e por isso deixo-te aqui algumas das minhas receitas preferidas :)
    https://gulosoqb.blogspot.pt/2017/04/risotto-de-chourico-e-cogumelos.html
    https://gulosoqb.blogspot.pt/2016/06/risotto-de-espinafres-com-morcela.html
    https://gulosoqb.blogspot.pt/2016/03/arroz-valenciana-ou-um-arroz-terra-e-mar.html
    https://gulosoqb.blogspot.pt/2017/03/leite-creme-de-arroz-na-yammi-ou-no.html
    https://gulosoqb.blogspot.pt/2016/12/arroz-doce-de-caramelo-bem-cremoso.html

    Beijinhos e bom fim-de-semana :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla,
      antes de mais obrigado por tantas receitinhas para o nosso mês!
      O teu risotto de espinafres com morcela, salta-me logo ao olhar porque lembro-me bem dele, e o quanto acho que deve ser delicioso. Já te tinha dito quando o trouxeste ao nosso maravilhoso mês dos espinafres :)
      E depois, não desfazendo nas outras receitas, esse arroz doce de caramelo também deve ser de bradar aos céus! Tem um aspeto maravilhoso!
      Obrigado Carlinha e beijinhos

      Eliminar
  11. Martinha,

    Cá fica a minha primeira participação no tema deste mês:
    http://www.bastacheio.com/2017/04/creme-arroz-amendoa-frutos-vermelhos/

    Espero que gostes!

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  12. Marta,
    Aqui está a minha participação para este mês:
    http://decozinhaemcozinha.blogspot.pt/2017/04/bolinhos-de-arroz-e-coco.html

    Bjinhos
    Carla

    ResponderEliminar
  13. Aqui deixo a minha participação para este mês e muitos parabéns pelo aniversário. Tens feito um trabalho excelente.
    http://soniaeacozinha.blogspot.pt/2017/04/arroz-de-cabidela.html?m=1

    ResponderEliminar
  14. Sei que já está muito em cima da hora mas espero ainda vir a tempo! Cá estão as minhas singelas participações:

    http://cozinha100segredosasreceitas.blogspot.pt/2017/04/bolo-upside-down-de-banana.html?m=1

    http://cozinha100segredosasreceitas.blogspot.pt/2017/04/creme-doce-de-arroz.html?m=1

    Soube-me a pouco, devo dizer! Gostava mesmo de ter feito umas receitas mais elaboradas! Mas não deu! Ainda assim estava a ver que não ia passar do bolo, mas lá consegui trazer a outra!

    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  15. Querida Marta,
    Mesmo no limite, aqui ficam os links das 3 receitas que ainda não tinham aqui sido validadas :)).

    https://lemonandvanilla.blogspot.co.uk/2017/04/turnip-beef-and-rice-cake-bolo-de-nabo.html

    https://lemonandvanilla.blogspot.co.uk/2017/04/congee-with-chicken-ginger-and-poached.html

    https://lemonandvanilla.blogspot.co.uk/2017/04/risi-bisi-rice-and-peas-risi-bisi-arroz.html

    Beijinhos querida linda e mal posso esperar pelo próximo ingrediente.
    Beijinho grande,
    Lia

    ResponderEliminar