Janeiro é mês de ... Pera!

E já estamos em Janeiro de novo, mas do ano 2023.

Começamos um novo ciclo, novos projetos, novos sonhos, novos desafios. 

E como não podia deixar de ser, cá estamos também com um novo desafio no #oingredientedomes. A nossa primeira escolha é a pera. Perfeita para ajudar a recuperar os excesso das festas que deixamos para trás!

Peras, sobre um fundo de azulejos verdes quadriculados pequenos, algumas peras num prato e outras sobre os azuleijos

Tendo a certeza de que este ingrediente vos irá inspirar, lançamos de novo o convite: juntem-se a nós, e até ao último dia do mês de Janeiro inclusive, tragam uma receita, talvez aquela que tantas vezes tem ficado em lista de espera, ou aquela que repetem vezes sem conta nas vossas cozinhas sem que lhe tivessem dado o devido destaque, ou a outra que é de família, a que tem um segredo, aquela que desperta memórias… A única regra é que tenha pera! 

Deixamos ao vosso critério e ao sabor da vossa inspiração.
No final do mês, temos a promessa de uma mesa recheada de coisas boas, onde nos vamos poder juntar todos, a celebrar uma paixão que nos une: a culinária!
Boas receitas!

Desafio culinario #oingredientedomes, Janeiro é mês de Peras


A pera é uma das frutas que mais entrega nutrientes importantes para o organismo. Por isso, quem deseja seguir uma alimentação saudável, não pode deixar de adicioná-la no cardápio - seja no café da manhã, no lanche da tarde ou no espaço entre uma refeição e outra.

Além de contar com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias a pera também se destaca por ser rica em fibras, vitaminas e sais minerais - como magnésio, cálcio, ferro e potássio, por exemplo. Assim, a melhora na saúde do coração, o fortalecimento dos ossos e até o combate à diabetes estão entre as suas maiores vantagens. 

Faz bem para a saúde do coração e combate a diabetes
A pera faz parte da lista de alimentos indicados para quem lida com a diabetes, porque é rica em fibras - substância que contribui para um baixo índice glicêmico por ajudar a liberar o açúcar de maneira gradual no sangue.

Além disso, por também controlar a taxa de colesterol, outra vantagem da fruta é a diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares. Mas, para que todos os seus nutrientes sejam realmente aproveitados, a dica é consumir com casca e tudo.

É boa para uma alimentação equilibrada por aumentar a sensação de saciedade
As fibras que fazem parte da composição da pera também podem ser aliadas de quem deseja manter uma alimentação equilibrada. O motivo? É que esse nutriente é um dos principais responsáveis pelo aumento da sensação de saciedade no organismo - propriedade que ajuda a evitar exageros na quantidade de comida e impedir as beliscadas entre uma refeição e outra. Outra vantagem que vem junto com esse nutriente da fruta é a melhora na digestão e o efeito diurético que ajuda a diminuir o inchaço do corpo.

Contribui para o fortalecimento dos ossos
A presença da vitamina K e dos minerais - fósforo, cálcio, manganês e cobre - fazem com que a pera também contribua para o fortalecimento dos ossos. Sendo assim, quem deseja se prevenir contra doenças ósseas, como artrite, artrose e osteoporose, deve incluir a fruta no cardápio para que o corpo não sofra com as consequências da deficiência desses nutrientes.

É rica em antioxidantes e tem ação anti-inflamatória
A casca da pera se destaca por ser rica em compostos que têm ação antioxidante e anti-inflamatória - como é o caso da vitamina C, dos flavonoides e da glutationa. Com isso, funciona como um remédio por combater inflamações de maneira natural e ainda é recomendada como alimento de prevenção contra o câncer por impedir a ação dos radicais livres.




Share:

0 comments