Risotto de Amêijoas à Bulhão Pato

 

Por melhor gestão que façamos da comida e das quantidades nesta quadra do Natal e do Ano Novo, acaba sempre por haver sobras… Umas congelamos, outras damos-lhes outras roupas e evita-se ao máximo o desperdício… este risotto nasce dessa necessidade e gestão 😊   Sobraram umas amêijoas à Bulhão Pato, poucas, mas suficientes para fazer uma dose de risotto para meu deleite!

 

Espero que gostem da sugestão.

 

Mulher a polvilhar com queijo ralado um prato com Risotto de Amêijoas, Darkmood Photography, Styling


Prato Negro com risotto de amêijoas polvilhado com coentros e queijo ralado, Darkmood Photography, Styling


Prato Negro com Risotto de Améijoas polvilhado de coentros e queijo ralado



Ingredientes (1 dose):

Amêijoas e o Caldo das Amêijoas à Bulhão Pato

1 Cebola pequena, finamente picada

2 dentes de Alho, finamente picados

1 fio de Azeite

1 c. sopa de Creme Vegetal (opcional)

1/3 chávena (50g) de Arroz Carnaroli Pato Real

Cerca de 350ml de Caldo de Vegetais ou de Galinha, quente

Queijo Parmesão, ralado, a gosto

Coentros frescos, picados

 

Preparação:

Num tacho, aqueça um fiozinho de azeite e o creme vegetal, e depois adicione a cebola e os alhos picados. Deixe cozinhar até que a cebola fique mole e translúcida, mexendo frequentemente. Junte o arroz, e deixe fritar uns minutos, mexendo sempre, para que não pegue ao fundo do tacho.

Junte uma porção de caldo quente, suficiente para tapar o arroz.  Ajuste a intensidade do lume de modo que o arroz ferva lentamente, mas sem que fique em ponto de ebulição, e deixe que absorva o caldo. Vá acrescentando caldo aos poucos; quando já não houver líquido à superfície acrescente mais caldo, e volte a repetir sempre que o arroz já tenha absorvido o que acrescentou anteriormente. Deixe o arroz cozinhar, o que deverá levar cerca de 30 minutos. Deve mexer constantemente o arroz, só assim este libertará o seu amido, para que no final fique bem cremoso. Retifique os temperos se necessário. Numa das introduções de caldo acrescente o caldo que sobrou das amêijoas à Bulhão Pato. No final adicione as amêijoas e envolva delicadamente.

Retire do lume e sirva-o de imediato, colocando o risotto num prato de servir, polvilhando com um pouco de coentros picados e queijo parmesão.


Nota: por gosto pessoal reguei com mais um pouquinho de creme vegetal derretido na hora de servir.

Share:

0 comments