Tarte Frangipane de Pera e Chocolate

 

Esta tarte é tão boa…mesmo para quem não é um amante de chocolate, como eu 😊

A massa é o remate perfeito para o recheio de chocolate mais suave e a pera. Tem o equilíbrio certo entre o doce e a frescura da fruta.

Aconselho vivamente a comê-la quente ou morna, faz toda a diferença, acreditem. E se a acompanharem com uma bola de gelado de nata, é a perdição total!

 

Tarte de chocolate e pera retangular, partida em 4 fatias, com bola de gelado emcima de duas fatias, num dark mood



Fatias de Tarte de chocolate e pera, com bolas de gelado de nata a derreterem, num dark mood



Ingredientes:

Fonte: Taste.com.au

120g de Chocolate em barra, meio amargo, picado

40g de Manteiga sem sal, cortada em pedaços pequenos

120ml de Natas

2 Ovos

60g de Farinha de Amêndoa

90g de Açúcar Mascavo

20g de Farinha de Trigo

Gelado de Nata para servir (opcional)

Para a Massa quebrada de chocolate:

150g de Farinha de Trigo

100g de Cacau em Pó

125g de Manteiga sem sal, picada, à temperatura ambiente

90g de Açúcar em Pó

30g de Farinha de Amêndoa

1 Ovo

Para as Peras escalfadas:

1L de Água

75g de Açúcar Mascavo

1 Pau de Canela

3 Vagens de Cardomomo

1 Estrela de Anis

2 Peras maduras, descascadas

 

Preparação:

Para a massa, peneire a farinha e o cacau para uma tigela e mexa para misturar. Noutra tigela coloque a manteiga, o açúcar em pó, a farinha de amêndoa e o ovo, e bata com uma batedeira até ficar homogêneo. Aos poucos, adicione à mistura a farinha, batendo até que a mistura forme apenas uma massa. Forme um retângulo e cubra com película. Leve a refrigerar por 1 hora para descansar.

Para as peras escalfadas, coloque a água numa panela que caiba bem nas peras. Adicione o açúcar, a vagem e as sementes de baunilha. Deixe levantar fervura em fogo médio-alto. Coloque as peras na panela. Cubra com papel manteiga e deixe levantar fervura de novo. Reduza o fogo para médio-baixo e cozinhe por 12-15 minutos ou até que as peras estejam macias. Transfira-as para uma tigela refratária. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos ou até esfriar.

Pré-aqueça o forno a 170C/150C ventilador forçado. Unte levemente uma forma de torta de 11,5 x 35cm (medida do fundo) com fundo removível. Abra a massa em uma superfície levemente enfarinhada até formar um retângulo de 20 x 45 cm. Forre a forma preparada com a massa. Apare o excesso. Forre a massa com uma folha de papel manteiga e recheie com pesos de massa. Leve ao forno por 10 minutos. Retire o papel e os pesos e leve ao forno por mais 5 minutos. Deixe esfriar.

Coloque o chocolate picado e a manteiga em pedaços pequenos numa tigela pequena resistente ao calor. Aqueça as natas numa panela pequena em fogo médio até levantar fervura. Despeje-as quente sobre a mistura de chocolate e deixe repousar por 1-2 minutos para derreter. Depois mexa até ficar homogêneo. Junte os ovos e a farinha de amêndoa, e envolva. Adicione o açúcar e a farinha e volve a envolver até estar bem misturado.

Espalhe a mistura de chocolate na tarte. Corte as peras ao meio, retire os caroços e corte transversalmente em fatias de 6 mm de espessura. Disponha as fatias sobre a tarte, espalhando as fatias.

Volte a levar ao forno por 30 minutos ou até que o recheio esteja firme ao toque.  

Retire do forno. Retire o aro exterior da forma, corte a tarte ainda quente ou morna em 6-8 fatias e sirva com uma bola de gelado de nata!

 

Nota: Sobrou quase metade do recheio com as quantidades mencionadas, pelo que aconselho a reduzirem para metade a quantidade dos ingredientes. Ou então podem levar o restante recheio ao forno numa taça, porque fica delicioso mesmo sem a massa.

Share:

0 comments