Rojões com Castanhas

 

Este ano, ao contrário dos anteriores, as castanhas não têm vindo muitas vezes à mesa… sem motivo nenhum em especial, até porque eu e o meu mais velho continuamos a ser uns fãs absolutos desse fruto do outono. Mas para contrariar a tendência, este fim de semana fiz estes rojões com castanhas. Além de ser uma receita de execução fácil, o sabor das castanhas “casa” muito bem com a carne de porco e agrada a todos os cá de casa.








 

Ingredientes (4 pessoas):

500g de Rojões

300g de Castanhas congeladas

3 dentes de Alho

1 Cebola

1 folha de Louro

1 c. de sopa de Massa de Pimentão

alguns grãos de Pimenta

1 Limão

Cerca de 250ml de Vinho Branco

1 ramo de Alecrim

1 ramo de Tomilho

Sal e Pimenta, a gosto

Azeite q.b.

 

Preparação:

Coloque os rojões num recipiente e tempere com os alhos picados, a cebola partida em pedaços, o louro, a calda de pimentão, a raspa e o sumo do limão, os grãos de pimenta e o alecrim e por fim o vinho branco. Tape e deixe marinar de um dia para o outro.

No dia, coloque um fio generoso de azeite num tacho e leve ao lume. Quando estiver quente junte os rojões escorridos da marinada e deixe fritar bem a carne. Quando estiverem dourados junte a marinada, passada por um coador.  Tempere de sal e pimenta a gosto e deixe cozinhar em lume brando até a cerne estar macia. Depois junte as castanhas e deixe cozinhar por mais uns 10 minutos.

Sugestão: sirva os rojões acompanhados por laranjas e puré de batata doce.


Tags:

Share:

0 comments