Filhoses de Forma

 

Ando há anos para fazer filhoses de forma…este ano ganhei coragem e lancei-me ao desafio. A tarefa era sempre adiada porque eram vários os relatos que ouvia e lia de que é um doce que envolve alguns truques e os resultados nem sempre são satisfatórios. Decidi procurar uma receita que me desse alguma segurança, vi alguns vídeos, li alguns blogues, e acabei por escolher uma receita da chef Maria Urmal, cujo vídeo podem ver aqui

E valeu cada minuto investido a pesquisar.  São deliciosos, estaladiços e lindos!

Agora que o feitiço foi quebrado, esta será com certeza a primeira de muitas doses destes fritos que me renderam por completo.

Não vou dizer que ficaram todos perfeitos, nada disso. Os primeiros saíram desajeitados e só saíram da forma com a ajuda de um garfo…alguns saíram pela metade… mas quando a forma, o óleo ficaram a temperatura ideal e lhes apanhei o jeito, a tarefa revelou-se bastante simples e descomplicada.

Espero que gostem tanto como eu, e para quem ainda não experimentar fazer, acreditem que vale a pena 😊

 









Ingredientes:

250g de Farinha T55

4 Ovos M

50g de Açúcar

250ml de Leite

2 Laranjas (sumo)

1 pitada Sal

Azeite ou Óleo Fritar

Açúcar e Canela para polvilhar os fritos

 

Preparação:

Deite a farinha numa taça larga, abra uma cavidade no centro da farinha e dentro junte os ovos, o açúcar, o sal, o sumo das laranjas e o leite. Mexa até obter uma mistura homogénea. Passe depois por um coador e deixe a massa descansar um pouco.

Aqueça o óleo (180ºC) com as formas lá dentro.

Antes de fritar, tire o ferro, sacuda bem o óleo em excesso. Mergulhe na massa, com o cuidado de não passar a altura do ferro (esta parte é bastante importante, senão a massa não se solta da forma) e frite até se soltar, naturalmente. (eu fui abanando a forma, gentilmente, mas de maneira a que a massa se fosse soltando mais facilmente)

Vire e deixe alourar.

Escorra a filhoses em papel absorvente.

Na altura de servir passe as filhoses por açúcar e canela.

Share:

0 comments