Casinhas de Bolacha (Cookie Village)

 

Fazer esta vila de casinhas de bolachas, foi como voltar à infância, aos tempos de brincadeiras. As casinhas não ficaram perfeitas, mas foi um prazer fazê-las, fazer o cenário, as árvores, as ruas, as luzes, e as fotos!

Não usei as tradicionais bolachas de gengibre, mas se quiserem fazer mesmo à séria, é só usarem uma receita de bolachinhas de gengibre. As árvores são feitas com uma base de madeira, umas “bolachinhas” de madeira, que o meu pai cortou de um ramo, para fazer a base e depois colei um raminho dos meus cedros e de um pinheiro, usando ainda um bocadinho de rolha para fazer a união da base com o raminho, tudo unido por cola quente. Um DIY muito giro de fazer também. As ruas são feitas com musgo artificial e uns feijões para fazer lembrar as pedras de calçada. E voilá.. a minha vila de casinha de bolachas.

Foi muito, mas mesmo muito giro de fazer esta vila 😊

Divirtam-se aí em casa também. Juntem a família toda e divirtam-se muito.

Feliz Natal amigos.








 

Nota prévia: encontram facilmente na net desenhos de moldes de casinhas. Basta imprimirem e depois recortarem para terem os vossos moldes.

 

Ingredientes para as casinhas de bolacha:

150g de Manteiga, à temperatura ambiente

225g de Açúcar Amarelo

2 Ovos médios, batidos

450g de Farinha, sem fermento

50g de Farinha Maizena

6 c. sopa de Leite

1 c. sobremesa de Canela em Pó

1 pitada de Sal

 

Preparação:

Bata bem a manteiga com o açúcar até obter um creme. Junte os ovos, o leite e volte a bater. Numa taça junte misture as farinhas, a canela e a pitada de sal, e junte-as aos poucos ao preparado anterior. Mexa até obter uma bola de massa. Enrole a massa em película aderente e leve a refrigerar, por pelo menos 2 horas. (Se for para fazer bolachinhas normais 2 a 3 horas é suficiente para refrigerar a massa, mas para fazer as casinhas e como a massa convém ser estendida mais fininha é conveniente mais tempo para estar bem consistente, idealmente até de um dia para o outro)

 

Na altura de fazer as bolachinhas, pré-aqueça o forno a 170ºC.

Estenda a massa numa superfície enfarinhada, com ajuda de um rolo, também ele enfarinhado.

Para fazer as casinhas, corte as várias peças que compõem a casinha, coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno cerca de 8 a 1 minutos.

Retire do forno e deixe arrefecer por completo em cima de uma rede.

 

Enquanto as bolachinhas arrefecem prepare o glacê que será a cola, para construir as casinhas:

 

Ingredientes para o Glacê Real:

250g de Açúcar em Pó

1 Clara

1 c. sopa de Sumo de Limão

 

Preparação:

Bata a clara em castelo, e depois adicione, pouco a pouco o açúcar. Por fim junte o sumo de limão. Nesta fase pode adicionar corante alimentar se quiser o glacê colorido. Continue a bater até ficar bem firme e branquinho.

Coloque o glacê num saco de pasteleiro.

 

Para montar as casinhas use o glacê como se de uma cola se tratasse. Coloque um pouco de glacê e vá unindo as peças, deixando o glacê secar bem antes de colar a próxima.

No fim eu usei o restante glacê para fazer de neve no cimo das casas.


Espero que gostem do resultado final.

Share:

2 comments