Outubro é mês de ... Cogumelos

 

Cogumelos Marron em frigideira de ferro preta e pano cinzento, em fundo escuro, dark mood foodstyling photo



 

Chegou o meu tão adorado outubro, mês em que o Outono se instala de vez…mês em que casei!

O fim do Verão e o começo do Outono marca uma viragem nas nossas paisagens. Aguarda-se o tempo mais ameno e as primeiras chuvas, as manhãs mais longas e amenas, com os finais de tarde frescos que nos leva a procurar o conforto de roupa confortável e quente.

Nesta estação, as árvores começam a dizer adeus às suas folhas, os animais já se preparam para se proteger do frio e nós sentimos um profundo desejo de nos recolhermos. O outono convida-nos à introspeção, ao descanso, ao calor do nosso lar.

É tempo de colheita da vinha, do arroz ou da castanha. E de grandes movimentações para o mundo natural nos campos agrícolas.

Esta estação é considerada a grande estação da colheita. Desde a fruta aos legumes, é altura de tirar partido dos alimentos que a natureza nos oferece.  Temos as maçãs, as peras, as maravilhosas abóboras, a batata doce, os nabos, a romã, começam a aparecer as laranjas, e as castanhas, os kiwis…

Este ano, no meio desta variedade imensa, a nossa escolha para #oingredientedomes, recaiu sobre um ingrediente que tendemos a ver como vegetal, mas que na verdade é um fungo 😊

Este mês a nossa estrela na cozinha será o Cogumelo!


E assim, deixamos o convite: juntem-se a este desafio e, até ao último dia do mês de Outubro, inclusive, elaborem uma receita, talvez aquela que tantas vezes tem ficado em lista de espera, ou aquela que repetem vezes sem conta nas vossas cozinhas sem que lhe tivessem dado o devido destaque, ou a outra que é de família, a que tem um segredo, aquela que desperta memórias… A única regra é que tenha Cogumelos e os valorize enquanto ingrediente!




Os cogumelos são um excelente alimento.

Do ponto de vista nutricional, é de salientar o baixo valor calórico (cerca de 20-30 kcal/100g) e a baixa quantidade de gordura (0,1-0,5 g/100g). Pelo contrário, contêm um interessante valor proteico para uma fonte não animal, destacando-se os cogumelos brancos (3g proteína/100g). Esta característica e o facto de possuírem diversos aminoácidos essenciais, faz dos cogumelos um excelente alimento para vegetarianos.

Os principais tipos comercializados no nosso país são o cogumelo branco (também conhecido por champignon de Paris), o shiitake (cogumelo preto do Japão), o cogumelo castanho e o cogumelo silvestre.

Há muito que é apreciado o sabor dos diferentes tipos de cogumelos e conhecido o seu potencial terapêutico e qualidades nutricionais. Atrevemo-nos a dizer que se tiver a sorte de conhecer uma coletora de cogumelos experiente, pode acreditar que encontrou um verdadeiro tesouro vindo da terra.

Aproveitando um recurso que nasce e cresce espontaneamente nas nossas florestas, a colheita de cogumelos silvestres sempre foi uma atividade praticada pelas populações. Os cogumelos desempenham um papel vital na interligação e influência na vida das plantas e dos animais.

Sabiam que existem mais de 3000 espécies de cogumelos selvagens em Portugal?

E que é agora a partir do Outono que a grande maioria desponta. É um mundo incrível o destes fungos. 

A sua diversidade é enorme, seja na sua forma, cor e tamanho.

Um mundo fascinante, mas também muito perigoso. Se não conhece, não arrisque, nem em pensamento. Existem espécies que são mortais, e outras que nos podem deixar bastante mal. Por isso o melhor é jogar sempre pelo seguro. Deixo aqui uma página onde podem ficar a conhecer um pouquinho deste mundo mágico que é o dos cogumelos. O que procurar no Outono: Cogumelos no bosque

  

Fontes: https://www.icnf.pt/oquefazemos/materiaisinformativoseeducativos/cogumelos




Share:

2 comments

  1. Gosto tanto de cogumelos.
    Vamos lá ver se este mês participo.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2022/10/panquecas-de-maca.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom Clarinha! seria um gosto poder contar com a tua presença :) Beijinhos

      Eliminar