Crepes Suzette

 

Esta era uma daquelas receitas emblemáticas que estavam na minha longa e extensa lista de “Receitas a Fazer”. Finalmente chegou o momento perfeito para a executar.

Eu sou uma apaixonada por crepes, panquecas e afins, apesar de não os fazer com regularidade… e sempre que faço uma receita, acabo a perguntar-me porque não faço mais vezes!

Bom, esta é mais uma versão que não desilude. Mas tenho de confessar que gostei muito mais do sabor dos crepes antes da introdução do licor, talvez resultado de não ter conseguido flamejar os crepes. Não sei se por nabice, ou se por não ter conseguido usar a técnica do fósforo (porque não tenho fogão a gás) ou se porque o licor usado talvez não tenha o teor alcoólico necessário, o certo é que este passo importantíssimo da receita não aconteceu. Acabei por deixar cozinhar os crepes no lume mais um pouco para evaporar o álcool, mas na verdade o resultado final não será o mesmo, tenho a certeza.

De qualquer das formas, o resultado sem o flamejar é delicioso e a calda de laranja é maravilhosa e fica divinal.

Experimentem!

 







Receita do blogue Faz e Come

Ingredientes
para a massa:

3 Ovos

200ml de Leite

90g de Farinha de Trigo

1 ½ c. sopa (22,5g) de Manteiga, derretida

1 pitada de Sal

Ingredientes para o recheio:

250ml de Sumo Natural de Laranja

Casca de 1 Laranja

50g de Açúcar

100g de Manteiga

1 cálice de Licor de Laranja, tipo Cointreau (usei um Licor de Laranja caseiro, feito pelo meu pai)

 

Preparação:

Comece por preparar a massa, misturando numa taça os ovos com a farinha.

Tempere com uma pitada de sal, e adicione o leite aos poucos, evitando bater demasiado. Adicione a manteiga derretida, misture e deixe repousar durante cerca de meia hora.

Aqueça uma frigideira (preferentemente antiaderente) em fogo médio, unte com um pouco de óleo e disponha uma porção de massa que cubra a base da frigideira, e espalhe, movendo as mesmas com o pulso. Deixe cozinhar até começar a soltar dos bordos. Dê a volta e deixe cozinhar até ficar dourado pelos dois lados, mas sem secar. Retire o crepe da frigideira e reserve.

Repita o processo para toda a massa, rende cerca de 8 crepes.

Para o molho:

Coloque a manteiga numa frigideira. Deixe derreter e adicione o açúcar. Misture de vez em quando, até caramelizar e ficar de tons dourados.

Adicione 2/3 do sumo de laranja, a casca previamente cortada em tiras muito fininhas e 1 gole de licor. Deixe reduzir para 2/3 do seu volume.

Coloque um crepe na frigideira, dentro do molho. Dobre ao meio e, novamente, ao meio, formando um triângulo. Reserve este crepe e proceda de igual modo para os restantes.

No final, coloque todos os crepes novamente na frigideira. Adicione o sumo restante e deixe cozinhar por alguns minutos.

Adicione o licor e, cuidadosamente, prenda fogo com um fósforo ou isqueiro. Deixe que o fogo se apague por si só.

Devem ser servidos de imediato.

 

Share:

1 comments

  1. Que delicia de crepes.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2022/03/wrap-de-salmao-e-pasta-de-abacate.html

    ResponderEliminar