Julho é mês de....



E cá estamos nós em Julho. O sétimo mês do calendário. Um mês cheio de cor e alegria.
Julho marca o início das férias; é o mês dos amigos, das esplanadas, dos petiscos; da areia, da praia, dos mergulhos, dos passeios, dos piqueniques, da família.
Um mês em que reina a descontração, e a alegria impera. As pessoas andam de sorriso no rosto, mais descontraídas, sem a rigidez natural que os meses de inverno, com as suas rotinas e regras, nos impõe.
É um mês de abundância, de fruta, de legumes, de peixe. … é maravilhoso ir ao mercado nesta época do ano!
Aqui em casa imperam os grelhados, e os almoços de fim-de-semana demorados em família. Os petiscos no fim de tarde, regados com conversas e partilhas.
Julho é um mês feliz!
A escolha do ingrediente voltou a não ser tarefa fácil…. As possibilidades eram muitas, e muitas delas do meu agrado. Temos os figos, a melancia e os melões, as cerejas, as ameixas, os alperces, os mirtilhos, os tomates, os pimentos…
                   Mas acabei por me decidir pelos pêssegos e nectarinas.


Espero que se sintam inspirados pela escolha, e que seja do vosso agrado uma vez mais.
E deixo de novo o convite! Juntem-se a mim e tragam uma receita, talvez aquela que tantas vezes tem ficado em lista de espera, ou aquela que repetem vezes sem conta nas vossas cozinhas sem que lhe tivessem dado o devido destaque, ou a outra que é de família, a que tem um segredo, aquela que desperta memórias…. A única regra é que tenha pêssegos e/ou nectarinas!

Deixem o link da vossa receita nos comentários desta publicação. Se não tiverem blogue podem enviar-me um mail com a receita e uma foto e eu farei a sua publicação, com os devidos créditos.


O pêssego é um dos mais antigos frutos do mundo. Inicialmente, cultivados na China, eram a fruta favorita dos imperadores.
Além de ser uma delícia, o pêssego é uma fruta com inúmeras qualidades, que proporciona muitos benefícios à nossa saúde. 


Um pêssego pesa em média 75g, e de maneira geral contém 30 Cal, 7g de carboidratos (6g de açúcares e 1g de fibras), 1g de proteínas, 140mg de potássio, e 8% das necessidades diárias de vitamina C. As nectarinas fornecem o dobro de vitamina A, e ligeiramente mais vitamina C, que os pêssegos, além de serem uma fonte mais rica de potássio.
Focando nos benefícios do pêssego, devemos salientar a pele, que é a parte que contém mais minerais e vitaminas, como a grande maioria das frutas. 


O potássio é um elemento que encontramos no pêssego, o que o torna um alimento ideal para todos os tipos de dietas para perder peso e, especialmente, para aqueles que têm pressão arterial elevada ou problemas cardíacos. Da mesma forma, é bom para remover fluidos devido às suas propriedades diuréticas.
A fibra é ótima para melhorar o trânsito intestinal e pode agir como um laxante.
O pêssego contém ainda minerais como fósforo, magnésio, cobre, iodo e ferro, carbo-hidratos, proteínas, vitaminas A, C e do complexo B., nomeadamente a vitamina B5 que evita problemas de pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso.
O pêssego é ainda um bom alimento com propriedades antioxidantes e desintoxicantes.
É bom para combater problemas de acne ou para preservar a visão e aumentar o bom estado da pele ou unhas.


Os caroços do pêssego são empregues pela medicina natural como remédio curativo nas estases pulmonares, especialmente na denominada «tosse cardíaca». O fundamento científico do emprego terapêutico está no conteúdo dos caroços do pêssego em ácido cianídrico. A medicina homeopática conhece o grande valor do ácido cianídrico, como tratamento nas falhas do coração e nos colapsos graves, assim como nas falhas dos capilares sanguíneos ou dos nervos vasomotores. Em tais casos é bom processo dar amêndoas de pêssego duas vezes por dia.
A infusão das folhas e sementes é calmante e as flores são usualmente utilizadas como laxante suave.


O pêssego pode ser classificado em dois grupos: o de polpa amarela e o de polpa branca, cada um tendo as variedades de "caroço solto" e "caroço aderente". Assim sendo, o pêssego, dependendo da variedade, pode ter forma redonda ou oval, casca com pilosidade, de cor que varia entre amarelo e o vermelho. A polpa é suculenta, agridoce, aromática e de cor amarela, branca ou avermelhada.
Podemos consumir o pêssego na forma de sumo, compotas, geleias, em doces e bolos, gelados, sendo que a melhor forma será sempre ao natural.
Na hora da compra, é conveniente ter em atenção que a fruta deve estar com a casca firme mas não deve ser dura, deverá ceder ligeiramente ao toque, o que significa que está madura, e sem marcas de insetos. Por ser uma fruta extremamente delicada e sensível, para uma melhor conservação, deverá guardar refrigerado, até 1 ou 2 semanas.
Só deverá lavar imediatamente antes de o comer/servir.
A nectarina é um fruto redondo, com a polpa sumarenta e com caroço, parecida com o pêssego, sendo que a sua pele é completamente lisa.


É um fruto muito parecido com o pêssego; na realidade é uma variedade de pêssego. A nectarina é um pêssego careca obtido por mutação genética do cruzamento do gene do indumento com o gene da pele suave. Além disso tem uma cor mais viva (entre vermelho brilhante e amarelo) e é geralmente mais pequena. Contrariamente ao que as pessoas pensam, a nectarina não é um cruzamento entre pêssego e ameixa. É uma variedade espontânea de pêssego e deste modo os pêssegos e as nectarinas são geneticamente equivalentes.
A palavra nectarina provém de ‘néctar’ devido ao seu bom aroma e gosto. 

As nectarinas, à semelhança do pêssego, podem consumir-se frescas ou cozidas e usar na elaboração de doces e geleias, sobremesas, tortas, pasteis, crepes e gelados.



Fontes:

Share:

35 comments

  1. Mais uma boa escolha! Com as opções que tinhas era realmente difícil escolher! beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Hummm belissimo tema. Conta comigo.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/07/cogumelos-salteados-com-chourico.html

    ResponderEliminar
  3. Escolheste muito bem!! Adoro pêssegos!! :)
    Deixo aqui a minha proposta de TARTE DE PÊSSEGO - http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/2016/04/tarte-de-pessego.html
    Espero que gostes!!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E que bem que começamos o mês!!
      Ficou linda a tua tarte. Obrigado por este começo bem docinho!
      Beijocas

      Eliminar
  4. Pois já sei e estou muito feliz com a escolha e já sabes, como sempre, cá estarei a chatear-te o miolo, assim evito que venhas feita tia velha encher-me de beijinhos melados e repenicados, lol!!
    Um beijinho linda e bom fim de semana,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se a tua ideia de me chatear é trazeres receitinhas maravilhosas e deliciosas, então... menina chateia-me à vontade! Lol
      Adoro tu! 😘

      Eliminar
  5. Como te disse, tenho umas quantas coisinhas boas com pessegos, mas não sei se este mês terei possibilidade de fazer uma receita nova :( de qualquer maneira, deixo aqui links para posts mais antigos, que espero que te pareçam bem pois não queria deixar de levar uns docinhos á tua mesa!!

    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/2015/07/oh-those-summer-nights-filled-with.html

    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/2014/09/humble-peach-pie.html?q=peach+pie

    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/2015/04/a-peach-mousse-peach-pudding-peachy.html?q=peach+pie&view=classic

    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/2014/09/les-derniers-peches-dete.html?q=peach+pie&view=classic

    espero que alguma delas seja do teu agrado!!! Bjos

    https://bloglairdutemps.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É óbvio que me parecem SUPER bem 😀
      Obrigado minha doce Ruth
      Beijinhos grandes 😘😘

      Eliminar
  6. Gosto muito deste mês e adorei o tema, não podia ser mais adequado! :D

    ResponderEliminar
  7. Taram!! é o que se pode com pêssegos ainda meio verdes, Marta, espero que gostes :) https://anasbageri.com/2016/07/07/financiers-de-coco-e-pessego-e-coisas-de-fruta/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amei! Tudo! A cor, o aspecto, a combinação de sabores, tudo, tudinho. Só podem ser deliciosos os teus financeira!
      Obrigado minha doce pelo teu carinho, e por, mesmo com dificuldades em arranjar o ingrediente, fazeres questão de participar! 💖
      Beijinhos grandes

      Eliminar
  8. Martinha, já sabes o quanto adorei este tema! Sou louca por nectarinas e já ando aqui cheiinha de ideias para a mesa deste tem doce Julho ;) Tenha eu tempo para tudo.
    A primeira não tarda nada :)

    Bjinhos grandes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. que bom querida Susaninha!! é tão gratificante saber que gostam dos temas :)
      Fico a aguardar a tua receita!!
      Beijocas grandes

      Eliminar
  9. Aqui fica uma sugestão, espero que agrade...

    http://loveskitchen-mycooking.blogspot.pt/2016/07/torta-de-claras-e-pessego.html

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto tanto de torta de claras! tanto!
      Obrigado Célia pela receita para a nossa deliciosa mesa de julho!!
      Beijinhos

      Eliminar
  10. Cá está, Martinha:

    http://www.bastacheio.com/2016/07/french-toast-de-camembert-mirtilo-e_12.html

    Bem simples, para começar o dia de forma deliciosa! ;)
    Espero que gostes.

    Bjinhosssss

    ResponderEliminar
  11. Cá está, Martinha:

    http://www.bastacheio.com/2016/07/french-toast-de-camembert-mirtilo-e_12.html

    Bem simples, para começar o dia de forma deliciosa! ;)
    Espero que gostes.

    Bjinhosssss

    ResponderEliminar
  12. Olá Martinha,
    Adorei a escolha deste mês, não poderia ser melhor!
    Adoro fruta e os pessegos e as nectarinas estão no topo das minhas frutas de verão.
    Como tal não poderia deixar de participar e assim deixo-te esta deliciosa (não muito perfeita) Tarte Folhada de Nectarinas.
    Espero que gostes, beijinhos

    http://sugar-bites.blogspot.pt/2016/07/tarte-folhada-de-nectarina.html

    Paula G.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Doce Paulinha,
      qual não ficou perfeita? eu não vejo imperfeição nenhuma...mas mesmo que tivesse ficado imperfeita tenho a certeza que ficou maravilhosa de sabor! não tem como enganar :)
      Obrigado querida pela tua receita
      Beijocas grandes

      Eliminar
  13. Olá Martinha,

    Cá fica um bolinho que por cá encantou, para encher a tua linda mesa:
    http://www.bastacheio.com/2016/07/sharlotka-de-maca-e-nectarina.html

    Espero que gostes!
    Bjinhosssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amei Susaninha,
      não conhecia o docinho russo, e fiquei apaixonada!
      Obrigado
      beijocas grandes

      Eliminar
  14. Olá Marta,
    Aqui fica um começar de dia cheio de aroma: http://decozinhaemcozinha.blogspot.pt/2016/07/pudim-de-aveia-e-chia-com-toping-de.html
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que maravilhoso começar de dia! Obrigado Carla, por mais esta deliciosas receita. Todos os meses me delicias com as tuas propostas!
      Beijocas enormes

      Eliminar
  15. Martinha linda,
    aqui ficam os links das duas sugestões já publicadas:

    http://lemonandvanilla.blogspot.co.uk/2016/07/peach-nectarine-and-mozzarella-salad.html

    http://lemonandvanilla.blogspot.co.uk/2016/07/bacon-nectarines-and-rocket-sandwich.html

    Na 6ª feia sai outra, a ultima, não fiz tudo o que queria mas fiz o que pude... :)).
    Beijinhos querida,
    Lia

    ResponderEliminar
  16. Marta linda,

    A minha última participação do Julho dos pêssegos. Aqui fica, espero que gostes.

    http://lemonandvanilla.blogspot.co.uk/2016/07/cheats-pizza-with-mozzarella.html

    Beijinhos,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Lia,
      não me querendo repetir no que já te disse no teu blog, digo-te só "Adoro tu!"
      Beijos

      Eliminar
  17. Olá Marta! :)

    Pela primeira vez consegui fazer uma receita com o ingrediente do mês! :)
    Assim, de um modo muito feliz, aqui ficam umas Mini-Pavlovas de Verão com Pêssego e Mirtilos!

    https://cookiesandfriends.wordpress.com/2016/07/26/mini-pavlovas-de-verao-com-pessego-mirtilos-e-framboesas/

    Beijinho,
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom Ana! E que começo!
      Ficaram lindas, lindas.

      Obrigado por teres aceite o meu convite e por te juntares à nossa mesa de julho!
      Beijinhos Grandes

      Eliminar
  18. Aqui está a minha participação, uma mousse de nectarina um pouco improvisada. Espero que goste :)

    http://bonne-femme-kitchen.blogspot.pt/2016/07/mousse-de-nectarina.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorei a tua sugestão Claúdia! bem fresca, bem deliciosa para estes dias quentes de julho.
      Mais uma vez muito obrigado!!
      Beijocas grandes

      Eliminar
  19. Olá Marta, Não poderia deixar de participar no teu desafio. È algo bem simples dado que estive de férias e o tempo não deu para algo mais completo. Mas é uma salada que faço muitas vezes e da qual gosto imenso. Espero que também gostes desta sugestão.

    Salada de Nectarina, Mozzarella e Presunto

    http://donadeliciaatelierdesabores.blogspot.pt/2016/07/salada-de-nectarinas-mozzarella-e.html

    beijinho
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Doce Ana,
      adorei a tua sugestão bem fresca e delicosas!
      Mais uma vez muito obrigado por teres aceite o meu convite para o mês de julho :)
      Beijoca enorme

      Eliminar