Omelete de Claras no Pão com Cebola Caramelizada & Cogumelos

Hoje trago uma proposta bem saudável, para uma refeição mais leve ou quem sabe para um brunch de Domingo.



Ingredientes (dose individual):
2 Claras de Ovo (+/- 60g)
1 Cebola Roxa, cortada às fatias finas e anéis separados
1 c. chá de Açúcar Amarelo
50g de Cogumelos frescos (usei marron), sem pé, lavados e cortados em fatias finas
Azeite q.b.
Sal e Pimenta, a gosto
Algumas folhas Espinafres Baby
1 ou 2 Fatias de Pão, torrado




Preparação:
Aqueça uma frigideira antiaderente, e depois de quente adicione um pouco de azeite e a cebola cortada em fatias finas, com todos os anéis separados. Deixe frigir um pouco até que a cebola fique mole. De seguida baixe o lume, salpique a cebola com o açúcar, e deixe cozinhar por mais uns 30 a 40 minutos, até que a cebola esteja bem caramelizada, mexendo ocasionalmente. Retire e reserve quente.
Limpe bem a frigideira, e aqueça-a de novo no lume. Depois coloque um fio de azeite, e de seguida os cogumelos. Tempere com uma pitada de sal e pimenta, e deixe cozinhar, em lume moderado, até que os cogumelos percam todo o líquido que vão libertando, e estejam douradinhos. Retire e reserve também quente.
Volte a limpar muito bem a frigideira, e coloque de novo a aquecer. Deite um fio pequeno de azeite, passe um papel de cozinha, de modo a espalhar uniformemente a gordura e a retirar o excesso. Bata ligeiramente as claras com uma vara de arames, depois de temperadas com uma pitadinha de sal e pimenta*, só até ganharem algum volume. Deite na frigideira e deixe cozinhar. Quando estiver praticamente toda opaca, vire a omelete de claras para acabar de cozinhar.
Numa das fatias de pão, coloque a cebola caramelizada. Por cima coloque a omelete de claras e finalize com os cogumelos e as folhas de espinafres. Sirva em forma de sandes com outra fatia de pão por cima, ou em forma de bruschetta só com uma das fatias.

E bom apetite!


* eu não coloquei sal nenhum nas claras, só mesmo pimenta, e não me parece que faça falta. Contundo para os mais exigentes no tempero será conveniente colocar algum, com moderação.

Share:

12 comments

  1. Fiz uma omelete de claras estes dias, mas a tua está fabulosa! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto realmente muito de omelete de claras. Acho que posso até dizer que mais do que a tradicional omelete com o ovo inteiro.
      Nesta gostei particularmente do sabor com a cebola caramelizada... muito bom.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Nunca na vida consegui fazer uma omelette de claras que me saísse bem, acreditas? Ficavam todas aos fios e pastosas, e eu nem conseguia comer aquilo... tenho de voltar a tentar, até porque tenho o congelador cheio de claras e detesto merengues e suspiros eheheheh.
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah então e já experimentaste fazer "Angel Cake"? é tão bom! e podes sempre colocar um topping que gostes...
      Vê aqui: http://intrusanacozinha.blogspot.pt/2014/05/bolo-de-anjo-com-cobertura-de-chocolate.html
      Em relação à omelete de claras, realmente é curioso porque é que te saem assim.... a mim sempre me saíram bem... mexes, tipo ovos mexidos, será?
      Tens de tentar novamente :)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Ficou uma refeição ligeira perfeita, tal como dizes, para um brunch em dias de preguiça :) Bjs

    ResponderEliminar
  4. Também costume fazer omelete só de claras e adoro. A sua ficou com um aspecto fenomenal. Gosto particularmente da sugestão da cebola. Bjinhos!!!

    Tânia Tiago
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A cebola faz claramente a diferença! Fica mesmo muito agradável.
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Eu voto no brunch de Domingo aqui em Londres vou muitas vezes comer o típico brunch domingueiro num restaurante aqui na minha rua mas com uma ideia destas acho que este Domingo vamos ficar por casa e ainda por cima tenho uns cogumelos ali no frio para gastar :D Obrigada pela receita!

    ResponderEliminar
  6. Que brunch compostinho e delicioso :D

    ResponderEliminar