Broas de mel



Estas broas são uma uma presença obrigatória na nossa mesa quando se trata do Natal.
Costumava comprar em duas padarias perto de mim, que as fazem divinalmente, mas este ano consegui a receita, o que me deixou muito feliz.
São muito muito boas! 

Ingredientes (~36 unidades):
500g de Farinha de Trigo T55
250g de Açúcar
10g de Canela em pó
10g de Erva-doce em pó
50ml de Azeite
3 c. sopa de Mel
2 Ovos
Leite q.b. (cerca de 30/50ml)
Frutos secos q.b. (Opcional)
1 Gema para pincelar

Preparação:
Amasse todos os ingredientes, juntando leite pouco a pouco, até obter uma massa homogénea e que seja fácil tender as broas.
Colocam-se as broas num tabuleiro untado (ou forrado com folha de silicone), pincelam-se com gema de ovo (eu juntei uma colher de sobremesa de leite à gema) e levam-se a cozer ao forno bem forte, até estarem bem douradinhas.

Dica: Para ser mais fácil tender as broas, molhe as mãos, retire o excesso de água e de seguida então forme bolinhas de massa, rolando pequenas quantidades de massa entre as palmas das mãos; desta forma a massa não se agarra tão facilmente às mãos. Repita esta operação quantas as vezes que achar necessário.


Fonte: Caderno de receitas da mãe da amiga A.D. Beijinhos e obrigado!

Share:

16 comments

  1. Esta broa de mel acabou e entrar para o primeiro lugar da minha lista de delícias a fazer. Estou salivando
    bjo

    ResponderEliminar
  2. E estão realmente com um aspeto delicioso, lindas e apetecíveis :)

    ResponderEliminar
  3. Experimentei a receita e adorei! Partilhei este artigo e receita no meu blog, espero que não se importe. Obrigada. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não se deve importar, Joana! Graças ao seu blogue, mais leitores cá virão, como eu vim! :-)

      Eliminar
    2. Olá Joana! Claro que não me importo! pelo contrário. Fico muito feliz que tenha experimentado e acima de tudo que tenha gostado :)
      Obrigado pela visita e pelo comentário, sabe sempre muito bem saber que gostam das receitas que partilho :)

      Eliminar
    3. Muito obrigada, Marta! Adorámos! São deliciosas e, embora a receita renda imensas broas, desapareceram num instante! Muito obrigada pela partilha. Aproveito para lhe agradecer o seu comentário no meu blog, que só hoje reparei que estava no "spam". Peço desculpa, mas não fazia ideia. Beijinhos e até breve, Joana

      Eliminar
    4. :) muitos beijinhos e obrigado pelo carinho

      Eliminar
  4. Boa noite, eu experimentei esta receita e reparei que ao fim de algum tempo, estas ficaram rijas como pedras. Será que ficaram muito tempo no forno? que temperatura recomenda? fiz as minhas a 200c

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, que pena que isso aconteceu...
      Pode ter sido efetivamente por as ter deixado cozer em demasia, ou por outro lado que as tenha deixado secas logo de inicio. A massa crua das broas deve ficar moderadamente húmida, não pode ser uma massa seca, por isso é que recomendo que molhe as mãos ao tender as broas, senão a massa cola-se às mãos. Eu usei o meu forno no máximo ou seja 250º e só as deixei ficar no forno até ficarem douradinhas. Não é realmente fácil de explicar ou dizer a quantidade certa de leite deve colocar para a massa ficar no ponto, ou até explicar qual é o ponto de humidade ideal, porque isso depende sempre do tipo de farinha, da qualidade do mel e do tamanho dos ovos, por isso é sempre uma questão de ir adicionado leite e vendo como fica a massa.
      Espero ter ajudado e que consiga repetir a receita destas broas porque são realmente uma delícia.

      Eliminar
  5. Experimentado. Muito próximas do real!!! Obrigada pela receita, a repetir porque são mesmo boas. E usei as minhas sementes de erva-doce do quintal!

    ResponderEliminar
  6. ¡Excelente receta! Tengo que probar a hacer esta perfecta receta, te mando un saludo desde España y felicidades por este blog.

    ResponderEliminar
  7. ¡Wow! Increible receta, me encanta como la has hecho, ojala y me salga igual de bien que a ti, un saludo

    ResponderEliminar
  8. Te felicito por esta receta! Me encanta tanto como las recetas de pollo, un saludo

    ResponderEliminar
  9. ¡DIOS! esta receta es perfecta! Tengo heces negras y me viene genial para mi estomago, gracias.

    ResponderEliminar
  10. ¡Gracias! Te invito a que veas mi blog de velas de colores, se que te va a encantar

    ResponderEliminar