Risoto de Alho Francês e Anchovas

 Os risotos são receitas que cada vez mais me seduzem. Maioritariamente são simples de fazer e carregadas de sabor!

Hoje deixo-vos a receita deste Risoto de Alho Francês e Anchovas e alguns pequenos truques que eu acho essenciais para se conseguir um cremoso e delicioso risoto.

1 - Comecem por escolher a arroz adequado! As variedades Arbóreo e Carnaroli têm um alto teor de amido, essencial para a cremosidade do risoto.

2 – Caprichem no Caldo! Para mim talvez o mais importante nos risotos. Usem um caldo caseiro, se possível, ou um de boa qualidade. Ele é a base do sabor do seu risoto, por isso, esmerem-se! Neste caso em particular eu fiz um caldo com a rama do alho francês, alho, cebola, tomate, cenoura, talos de coentros e um cravinho. 

3 - Adição gradual do caldo! Adicionem o caldo QUENTE ao arroz e aos poucos, mexendo constantemente. Isso ajuda a libertar o amido do arroz, criando a textura cremosa característica do risoto.

4 - Tempo e paciência: O risoto precisa de tempo para cozinhar lentamente e absorver o caldo. Não tenham pressa! É mesmo uma receita que precisa de amor…

5 - Queijo e manteiga no final! Após o arroz estar cozido, adicione queijo parmesão e manteiga gelada para finalizar. Isso adiciona mais cremosidade e sabor extra ao prato.


Prontos para colocar estas dicas em prática?





Receita in Continente Magazine n.º 156


Ingredientes:

4 filetes de Anchovas

80g de Pão Ralado

Raspa de ½ Limão

2 + 1 c. sopa de Manteiga

2 Alhos Franceses, laminados 

2 dentes de Alho

350g de Arroz Arboreo 

125ml de Vinho Branco

1.5lt de Caldo de Legumes, quente

30g de Queijo Parmesão Ralado

100ml de Natas de Culinária

Cebolinho ou Coentros picados para polvilhar

Sal e Pimenta a gosto

Azeite q.b.


Preparação:

Aqueça um fio de azeite numa frigideira, adicione as anchovas finamente picadas e o pão ralado e cozinhe, mexendo sempre, por cerca de 5 minutos. Junte a raspa de limão, envolva e transfira para uma tacinha. Reserve.

Num tacho aqueça a manteiga. Acrescente os alhos franceses e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos, até que comecem a ficar macios, mexendo ocasionalmente. 

Adicione os alhos picados e deixe cozinhar por mais um minuto ou dois. 

Junte o arroz, envolva bem e deixe cozinhar uns minutos, mexendo sempre. Acrescente o vinho e deixe ferver, mexendo sempre, e até que o vinho seja absorvido. 

Junte uma porção de caldo quente, suficiente para tapar o arroz.  Ajuste a intensidade do lume de modo que o arroz ferva lentamente, mas sem que fique em ponto de ebulição, e deixe que absorva o caldo. Vá acrescentando caldo aos poucos; quando já não houver líquido à superfície acrescente mais caldo, e volte a repetir sempre que o arroz já tenha absorvido o que acrescentou anteriormente. Deixe o arroz cozinhar, o que deverá levar cerca de 25 a 30 minutos. Deve mexer constantemente o arroz, só assim este libertará o seu amido, para que no final fique bem cremoso. Tempere de sal e pimenta.

Junte as natas, uma colher de manteiga e o queijo ralado e envolva muito bem.

Sirva de imediato, polvilhado com a mistura de anchovas e as ervas aromáticas.


Share:

1 comments

  1. Que belíssima e saborosa sugestão.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2024/03/chiffon-de-laranja-quase-sem-acucar-dia.html

    ResponderEliminar