Bolachas de Páscoa

Se há algo que gosto nesta época do ano, na Páscoa, é os coelhinhos, as cores pastel…as amêndoas… Mas a verdade é que é praticamente só isso que aprecio na Páscoa...


Não sou cristã, e é pouco provável que venha a sê-lo algum dia, nem praticante de qualquer outra fé, na realidade. Sem entrar em detalhes sobre razões ou questões, direi apenas que tenho dificuldade em me identificar com muitas das posições éticas e morais defendidas, o que me traz muitas dúvidas intelectuais.


Mas mesmo não sendo crente, durante anos "celebrei" a Páscoa, talvez como a maioria dos portugueses, sem uma ligação de fé, mas sim por tradição, "imposta" por uma sociedade que ainda tem muitas raízes católicas, mesmo sem o ser. A tradição assim o exigia... e ainda exige...

Mas fés e crenças à parte, sempre vi na Páscoa, assim como no Natal, a desculpa perfeita para reunir a família à mesa e partilhar momentos e (muita) comida boa! Mas era apenas isso.


Este ano, decidi que não iria fazer nada, porque a vida foi acontecendo e porque perdi a vontade de manter essa "tradição". Este ano, será apenas um fim de semana prolongado. Mas ainda assim com muitas bolachinhas doces para alegrar!


Independentemente de fés ou crenças, tradições ou costumes, espero que estes dias sejam de partilha para todos e que se criem boas memórias.


Beijinhos para todos os que passam por aqui 😊








Receita Bolachas da Lobélia

Ingredientes:

125g Manteiga, à temperatura ambiente

150g de Açúcar

200g de Farinha de Amêndoa

2 Gemas

1 Ovo

100g de Farinha de Trigo

1 pitada de Sal

1 c. de chá de Fermento em Pó

1 c. de chá de Extracto baunilha

1 clara, para pincelar

Açúcar em Pó para polvilhar (opcional)

Lemon Curd ou outra compota, para rechear q.b. (receita abaixo)


Preparação:

Bata a manteiga com o açúcar, junte a farinha de amêndoa e mexa bem.

Adicione as gemas e o ovo, bata novamente, incorpore a farinha e o fermento, o sal e a baunilha.

Faça um disco com a massa, embrulhe em pelicula aderente e leve ao frio, durante 30 minutos.

Estique a massa, corte as bolachas com um cortador de bolachas redondo ou em forma de ovo.  Com outro cortador mais pequeno e em forma de coelhinho, abra uma “janela” em metade das bolachas.

Coloque todas as bolachas e os coelhinhos, num tabuleiro forrado com papel vegetal. Pincele as bolachas com a clara batida. 

Leve ao forno pré aquecido a 170º, durante 10 minutos.

Retire do forno, transfira-as para uma rede e deixe arrefecer por completo.

Para montar, deite uma colher de chá de creme de limão (receita abaixo) no centro de cada bolacha quadrada e sacuda ligeiramente para espalhar o recheio, mas sem que atinja os bordos. Coloque por cima uma bolacha com janela e pressione suavemente.

Polvilhe com açúcar em pó (facultativo) antes de servir.


Ingredientes Lemon Curd:

2 Ovos

60ml de Sumo de Limão

Raspa da casca de 2 Limões

60g de Açúcar

60g de Manteiga sem Sal, cortada em cubos e refrigerada


Preparação Lemon Curd:

Misture os ovos, o sumo e as raspas de limão, e o açúcar numa taça. Leve ao lume em banho-maria em fogo baixo até engrossar, mexendo sempre.


Remova do banho-maria e, com a ajuda de uma vara de arames, incorpore a manteiga aos poucos até que fique bem homogéneo. A manteiga deve ser acrescentada aos cubinhos lentamente, não colocando muita manteiga de uma vez só, pois a ideia é fazer uma emulsão e deve ser feita aos poucos para que a manteiga incorpore bem.


Share:

0 comments