Curd de Ananás (Coalhada de Ananás)

 

Sou apaixonada por coalhadas, e acho que elas fazem magia nas receitas!

Adoro incorporá-las em bolos fofos, panquecas douradas, papas de aveia reconfortantes, iogurtes naqueles momentos de indulgência e até mesmo em gelados refrescantes. E acreditem, não consigo resistir em saboreá-las à colherada!

A que trago hoje é de ananás, não fosse este fruto o nosso rei neste mês de agosto 😉

 





Ingredientes:

2 Ovos + 2 Gemas

120ml de Sumo de Ananás**

2 c. sopa de Açúcar

2 c. sopa de Amido de Milho

2 c. sopa de Manteiga sem sal, refrigerada, cortada em pedaços

 

Preparação:

Adicione os ovos, as gemas, o sumo de ananás, o açúcar e o amido de milho numa tigela. Misture até que esteja tudo bem combinado e o amido de milho esteja totalmente dissolvido.

Leve ao lume em banho-maria em leme médio-baixo até engrossar, mexendo sempre.

Remova do banho-maria e, com a ajuda de uma vara de arames, incorpore a manteiga aos poucos até que fique bem homogéneo. A manteiga deve ser acrescentada aos cubinhos lentamente, não colocando muita manteiga de uma vez só, pois a ideia é fazer uma emulsão e deve ser feita aos poucos para que a manteiga incorpore bem.

Se for para usar brevemente, cubra a tigela com pelicula plástica, certificando-se de que o filme está a tocar a superfície da coalhada para evitar a formação de uma película e leve a refrigerar antes de usar até arrefecer.

Se quiser guardar para usar mais tarde, transfira para um frasco previamente esterilizado e hermético. Pode ser guardado cerca de 2 semanas refrigerado.

 

** Convém usar sumo de ananás de pacote. O suco de ananás fresco não engrossa adequadamente porque contém bromelina, que inibe o espessamento.  O sumo de pacote vendido nos supermercados é submetido a um processo de pasteurização ou tratamento térmico para prolongar sua vida útil e garantir a segurança alimentar. Este processo de aquecimento costuma inativar as enzimas, incluindo a bromelina.




Share:

0 comments