Março é mês de ... Abacate

 

Março chegou…  ainda fresco, mas com a promessa de dias maiores e mais amenos.  Sente-se no ar a magia da renovação. Os campos ficam pintados de mil cores, as abelhas e as borboletas esvoaçam, e os passarinhos chilreiam ao calor dos raios de sol.

A primavera prepara-se para se instalar e nos brindar com a sua esplendorosa magia e generosidade. Somos inspirados pelas cores e pelos odores que nos rodeiam.

 

Este mês, para a nossa rubrica #oingredientedomes trazemos uma fruta, que pela sua versatilidade, riqueza nutricional e cor vibrante, esperamos que seja também ela uma fonte de inspiração.

Trazemos o maravilhoso Abacate!


Vários abacates, uns cortados outros inteiros, em cima de uma caixa de madeira e um pano verde, dark mood photography, food photography


Assim, lançamos de novo o convite: juntem-se a nós, e até ao último dia do mês de Março, inclusive, tragam uma receita, talvez aquela que tantas vezes tem ficado em lista de espera, ou aquela que repetem vezes sem conta nas vossas cozinhas sem que lhe tivessem dado o devido destaque, ou a outra que é de família, a que tem um segredo, aquela que desperta memórias…

Depois fotografem a vossa receita e publiquem-na no vosso blogue, Facebook e/ou Instagram, com o passo a passo, e partilhem-na connosco.

Usem a hashtag #oingredientedomes e identifiquem @intrusanacozinha e @florderosmaninho

 

Boas receitas!!




O abacate é o fruto do abacateiro, uma árvore da família das laureáceas, nativa do México e da América do Sul. Em Portugal o cultivo de abacate é feito sobretudo na região do Algarve e Madeira.

A sua época de colheita compreende os meses de outubro até julho.

Este fruto tem gerado muita curiosidade para os consumidores devido a todas as suas propriedades nutricionais, tendo sido notado o aumento do seu consumo. Tendo em conta a sua composição nutricional, o abacate pode integrar variadas dietas, desde dietas hipocalóricas para perda de peso a dietas hipercalóricas para ganho de peso ou adaptadas à prática desportiva.

73% do peso do abacate é água, é bastante calórico, devido ao elevado conteúdo em gordura, que é maioritariamente monoinsaturada e, portanto, mais saudável.

Tendo em conta o seu nível calórico, o abacate deve ser consumido em quantidades moderadas.

É um fruto também rico em fibras e com quantidades consideráveis de algumas vitaminas e minerais, mas quase não tem açúcar.

 

Além das propriedades nutritivas, o abacate é geralmente apreciado pelo sabor suave e textura cremosa da polpa amarela-esverdeada. Na culinária, tem uma versatilidade muito grande.

Ao pequeno-almoço, fica muito bem fatiado ou como pasta em cima de umas torradas. Ao almoço, pode enriquecer uma salada ou ser usado como substituo de um molho. Pode fazer parte de uma entrada, na forma de guacamole, ou acompanhar um tártaro ou ceviche. Além disso, pode também ser a base de uma sobremesa, como por exemplo uma mousse de cacau com abacate e há, inclusive, quem o cozinhe no forno. Pode adicionar-se sumo de limão ou lima. Para além de evitar que a polpa escureça, o sabor ácido combina na perfeição com a textura cremosa do abacate.

 

Fontes:

https://www.arodadaalimentacao.pt/alimentacao/beneficios-do-abacate-e-calorias/

https://www.hospitaldaluz.pt/pt/saude-e-bem-estar/receitas-com-abacate-nossas-nutricionistas

https://www.lusiadas.pt/blog/prevencao-estilo-vida/nutricao-dieta/abacate-ja-conhece-suas-vantagens-nutricionais


Share:

0 comments